Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Está com problemas locais na sua rede? Veja nesse artigo como fazer um diagnóstico da rota de um pacote utilizando o comando traceroute!

Traceroute é uma ferramenta de diagnósticos que apresenta diversas informações na rota utilizada por um pacote desde sua origem até o servidor destino. Nesse artigo você entenderá mais sobre a lógica por trás dessa ferramenta e algumas dicas para sua utilização. Vamos lá?

Qual a funcionalidade do traceroute

Quando realizamos um acesso a um site na internet, nosso roteador de internet envia um pacote com a requisição do conteúdo para o servidor que hospeda esse site. Esse pacote para conseguir chegar no servidor, precisa na maioria das vezes passar por outros roteadores que ficam entre o roteador do usuário e o servidor destino.

A ferramenta traceroute é responsável por realizar a análise do trajeto completo que esse pacote realizou para conseguir chegar no servidor. O método utilizado pelo traceroute para conseguir essas informações parte da manipulação do TTL referente ao pacote enviado pro servidor.

TTL ou Time To Live, é um parâmetro vinculado ao pacote IPv4 cujo objetivo é dar um tempo de vida para o pacote. O TTL desse pacote é um número qualquer, e toda vez que o pacote encontra um roteador ao tentar alcançar o servidor destino, é subtraído em -1 do valor do TTL do pacote e toda vez que o valor do TTL chegar em 0, o traceroute consegue descobrir em que roteador o pacote parou.

Dessa maneira, o traceroute faz primeiro um envio de pacote com TTL com valor 1, assim que o pacote encontra o primeiro roteador, o TTL se torna 0 e o traceroute mapeia qual foi o primeiro roteador. Em seguida, ele envia outro pacote com TTL 2, e quando o pacote alcança o segundo roteador, o traceroute também mapeia quem foi o segundo roteador e assim por diante até que o pacote chegue no servidor de destino.

Utilizando o traceroute

Existem diversas formas de se utilizar o traceroute e isso vai variar de sistema para sistema. Confira abaixo como utilizar essa ferramenta no Windows:

traceroute no Windows

  1. Primeiramente, acesse a linha de comando do seu Windows, basta buscar por CMD na barra de tarefas.
  2. Após acessar a linha de comando, rode o seguinte comando:

tracert -d <DESTINO>

Substitua o termo <DESTINO> pelo domínio ou IP cuja rota do pacote você queira verificar, você deve receber um resultado como esse:

Utilizando o comando traceroute

No exemplo acima, o tracerout identificou que o pacote precisou passar por 9 roteadores para conseguir alcançar o décimo IP, que é referente ao do servidor de destino.

Se for de seu interesse você também pode utilizar ferramentas de traceroute online, porém, nesses casos você vai encontrar uma rota diferente da que se você tivesse realizado a verificação pela sua rede local.

Considerações Finais

O traceroute é uma ferramenta muito útil quando encontramos problemas na nossa rede não conseguir acessar determinados servidores, por isso é muito válido a verificação da rota do pacote para entender o que está acontecendo no percurso.

Se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão de algo que não foi mencionado, deixe aí nos comentários que no futuro podemos trazer atualizações para este artigo. Também deixo como indicação esses outros materiais relacionados com este assunto:

Até a próxima! :^)

Navegue por tópicos

  • Qual a funcionalidade do traceroute

  • Utilizando o traceroute

  • traceroute no Windows

  • Considerações Finais

Tags:

  • Hospedagem de Sites

Julio Pires

Analista de Conteúdo Técnico na empresa HostGator e estudante de Física na UFSC. Gosta de maratonar séries, jogar jogos clássicos, nunca nega uma partida de xadrez e busca estar sempre atualizado com o mundo da tecnologia.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários