O Instagram Shop é um novo recurso que o app criou para auxiliar pequenos e médios negócios. Saiba tudo sobre ele, como habilitá-lo e como começar a usar!

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Lançado no fim de julho de 2020, o Instagram Shop é mais um recurso criado para auxiliar os pequenos e médios negócios no ambiente virtual. Ele permite vender pelo próprio aplicativo, bem como criar catálogos de produtos com informações diversas.

Mas como funciona o Instagram Shop? Ele é uma espécie de loja virtual disponível em uma nova aba no feed da página, que lembra uma sacola de compras. 

Ao clicar nesse ícone, o consumidor acessa os produtos que estão à venda e seu preço. Se gostar de algo, é encaminhado diretamente para a página no site – não sendo mais necessário clicar no link da bio, por exemplo.

Nesse conteúdo abordaremos a importância da novidade para os empreendedores, bem como suas principais funcionalidades. Além disso, mostraremos um passo a passo para começar a usar o Instagram Shop agora mesmo!

Tópicos deste conteúdo

Qual a importância do Instagram Shop?

Quais são as principais funcionalidades disponíveis no Instagram Shop?

  • Feed
  • Stories
  • Loja na aba “Explorar”
  • Filtros de realidade aumentada

Quais os requisitos para usar o Instagram Shop app?

Passo a passo de como usar o Instagram Shop

  1. Conecte o perfil do Instagram ao Facebook
  2. Espere pela revisão de conta do Instagram
  3. Inicie o cadastramento dos seus produtos

Quais os benefícios de investir nessa plataforma?

Qual a importância do Instagram Shop?

Por se tratar de um recurso muito simples e intuitivo de usar, o Instagram Shop descomplica o processo de venda. Desta forma, ele é especialmente benéfico para empresas que possuem comercialização mais simples e diretas, como é o caso de e-commerces de roupas e eletrônicos.

Além disso, o trabalho do social media deixa de ser focado basicamente em interação com usuários, respondendo dúvidas sobre preços e tamanhos. Afinal, as informações se tornam visíveis e o usuário é direcionado para efetuar a compra diretamente no site.

Com isso, o profissional pode dar mais atenção em questões mais complexas, incluindo análise de métricas, estratégias de postagens e investimentos em Instagram Ads.

Quais são as principais funcionalidades disponíveis no Instagram Shop?

Esse recurso pode ser utilizado de diversas maneiras. Inclusive, na aba “Explorar”, é possível conferir todos os produtos que estão utilizando esse recurso para venda. Isso permite que as empresas consigam alcançar potenciais clientes de forma mais efetiva.

As funcionalidades variam de acordo com a forma com que o recurso é utilizado:

Feed

As publicações de fotos no feed são feitas normalmente, incluindo as marcações sobre os produtos. Porém, quando o usuário clica nas tags com nome e preço, ele é direcionado para um outro ambiente dentro do próprio Instagram, onde pode visualizar mais fotos do mesmo item.

Abaixo, ainda, há um novo feed de postagens, em que aparecem apenas os posts que contam com as mesmas tags – formando uma verdadeira loja virtual.

Stories

Nos stories, o funcionamento não é muito diferente. Assim como os usuários comuns podem marcar pessoas, as empresas que tem o Instagram Shop habilitado podem inserir as tags de produtos.

Ao clicar sobre elas, a pessoa é direcionada para a mesma página com as fotos do item – como ocorre no feed. Para isso, porém, é necessário ter o catálogo de produtos com as fotos devidamente cadastradas.

O diferencial dos stories é que essa ferramenta permite maior frequência e dinamismo nas publicações. Além disso, ela conta com recurso de investimento, ampliando o alcance, aumentando o engajamento e, principalmente, os resultados.

Loja na aba “Explorar”

Outra possibilidade que o Instagram Shop possui é o de aparecer na sessão “loja” na aba “Explorar” – aquela lupinha ao lado do botão “Home”.

Por meio dessa funcionalidade, é possível atingir pessoas que não seguem a página, mas que consomem conteúdos e produtos relacionados à empresa. Isso significa que, mesmo que alguém não esteja procurando o que oferece em um determinado momento, o seu produto pode aparecer para ela.

Filtros de realidade aumentada

Os filtros de realidade aumentada nada mais são do que uma ferramenta que permite que o usuário simule o uso do produto em questão. Com eles, é possível provar uma roupa, um óculos, um batom ou mesmo testar um item de decoração no ambiente, por exemplo.

No mesmo filtro há uma tag que leva à página de informação ou compra do produto – geralmente sob forma do botão “compre o seu agora”. Isso aumenta as chances de conversão, pois o consumidor pode experimentar antes e, assim, realizar a compra com mais precisão.

Quais os requisitos para usar o Instagram Shop app?

Para utilizar essa funcionalidade, os requisitos são:

  • Estar em um dos 46 países autorizados – como é o caso do Brasil;
  • Vender produtos e não serviços;
  • Seguir as políticas comerciais do Instagram;
  • Ter uma conta empresarial no aplicativo;
  • Estar conectada a uma página do Facebook.

É importante destacar que ela pode ser utilizada por empresas que não tem site. Quem deseja realizar todos os negócios na internet, através da plataforma, o Instagram Shop permite incluir um botão de check-out, em que o usuário não é direcionado a nenhuma página. Assim, a compra passa a ser finalizada dentro do próprio app, com total segurança;

Além disso, a plataforma pensou em alternativas para que as marcas pudessem usufruir do alcance gerado pelos influenciadores. No caso, estes perfis podem usar as tags de produtos dos seus parceiros em seus posts, direcionando seus seguidores para comprarem seus produtos.

Passo a passo de como usar o Instagram Shop

1 – Conecte o perfil do Instagram ao Facebook

Para realizar esse processo, vá na página do Facebook da empresa e clique na aba “Loja”. Após, siga os seguintes passos:

  1. Clique em configurar loja;
  2. Insira o endereço da loja;
  3. Escolha a moeda que será utilizada na disposição dos preços;
  4. Entre com o e-mail utilizada para acesso da página do Facebook;
  5. Selecione as taxas relacionadas ao seu país e estado.

Depois de fazer isso será possível começar a cadastrar os produtos.

2 – Espere pela revisão de conta do Instagram

Acabado o processo junto ao Facebook, o Instagram irá revisar os produtos que você já inseriu antes de habilitar a funcionalidade e de criar a aba de loja no perfil.

Nesta etapa, não é preciso realizar nenhuma ação, apenas esperar alguns dias de análise.

3 – Inicie o cadastramento dos seus produtos

Ao receber a notificação de aprovação, já é possível cadastrar os produtos – o que é feito seguindo os mesmos passos de um post comum. Porém, o que difere é que no espaço direcionado para tags de pessoas e locais, haverá a opção de adicionar tag de produtos.

Nos stories, o processo também é semelhante, sendo acrescido uma opção de “Produto” com o símbolo de bolsa de compras no mesmo local onde está os gifs e localização, por exemplo.

Quais os benefícios de investir nessa plataforma?

O Instagram Shop é um aliado dos negócios pois amplia as formas com que o usuário acessa seus produtos – o que pode alavancar as vendas substancialmente.

Mas por que ele é benéfico? Um dos motivos é por se tratar de um recurso seguro e avançado, permitindo realizar o checkout sem risco para os dados do comprador. 

Ele também otimiza o processo de compras, tendo em vista que tudo é realizado de forma simplificada: o usuário gosta de um produto, é direcionado para uma página com mais fotos e, depois, chega até o site para efetuar a compra. Não é preciso clicar em links ou ir atrás de informações. Tudo está disposto em conjunto.

Além disso, ele ajuda a gerar tráfego para o site, uma vez que as redes sociais são vitrines que conseguem atrair público qualificado e os direcionar para a página naturalmente.

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