A importância de anunciar uma loja virtual

Como anunciar sua loja virtual no Google

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020 | Comentários

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Você já reparou que os outdoors estão saindo de moda e as propagandas de televisão estão cada vez mais concentradas nas mãos das maiores marcas?

Isso acontece porque, dia após dia, a internet se firma como o grande canal publicitário para a maioria da empresas, especialmente as lojas virtuais.

A opção pelos anúncios digitais tem razões estratégicas. Eles possuem:

  • Resultados mensuráveis;
  • Ótimo custo benefício;
  • Podem ser aplicados em grandes canais de comunicação e interatividade, como o Google, o Facebook, o Instagram e até mesmo o Waze.

Anúncios digitais não são o futuro da publicidade, eles são o presente, a realidade envolvendo as ações publicitárias e as estratégias de marketing.

Diante desse cenário, fica evidente que não se pode deixar de lado o potencial dos web ads, especialmente para os comércios eletrônicos.

Neste post, separamos algumas dicas para aprender como anunciar sua loja no Google e compreender um pouco mais sobre como usar o Google Ads, a ferramenta exclusiva do Google para criação dos anúncios.

Como anunciar sua loja virtual: o que é Google Ads?

De uma maneira simples, podemos dizer que o Google Ads é uma plataforma na qual uma pessoa determina palavras-chaves que farão com que os usuários encontrem seu site nas pesquisas do Google.

Em paralelo, são criados anúncios com textos e imagens que serão exibidos assim que um usuário acionar uma das palavras determinadas.

O “pulo do gato” aqui é a curadoria. Escolher as palavras-chave mais estratégicas e redigir um bom anúncio é fundamental para atrair as pessoas até seu site.

Ao mesmo tempo, é preciso garantir que seu anúncio possua uma boa performance e seja aprovado – sim, existem critérios importantes e que podem barrar a exibição do seu anúncio.

Quais são as principais vantagens de usar o Google Ads?

1 – Custo-benefício

O primeiro ponto vantajoso é seu custo-benefício frente a outras plataformas de anúncio. Ter 30 segundos na televisão é caríssimo, um outdoor também não é nada barato, nem mesmo anunciar na rádio.

Contudo, com algumas dezenas de reais já é possível veicular seu anúncio em um site que recebe milhares de acessos todos os dias.

2 – Presença e visibilidade

Apresentar sua empresa na maior rede de pesquisa da internet é uma grande vantagem do Google Ads.

As pessoas fazem pesquisas no Google o tempo inteiro, e isso significa algo que é muito valioso para a publicidade: presença e visibilidade.

Neste sentido, é possível se fazer presente exatamente para o tipo de pessoa que você procura (ou melhor, que procura lojas virtuais como a sua). O que nos leva para a terceira vantagem.

3 – Segmentação

A segmentação fecha a tríade das principais vantagens.

Além do custo-benefício otimizado e a extensa visibilidade, é possível criar filtros e segmentações para que seus anúncios sejam exibidos para o seu público-alvo.

Isso certamente potencializa os acessos e vendas da sua loja virtual.

4 – Retorno sobre Investimento

É possível atingir porcentagens incríveis de retorno sobre o investimento (ROI).

Isso ocorre pelo fato de ser possível anunciar sua loja virtual para muita gente com um investimento relativamente baixo e obtendo retorno em forma de vendas.

Quais são os tipos de anúncios disponíveis para anunciar sua loja virtual?

Nem todo o tipo de anúncio é um resultado de pesquisa convencional marcado com a palavra “anúncio” na frente.

Existem outras formas de anunciar sua loja virtual no Google, sendo que cada uma se adequa melhor às intenções dos anunciantes.

Veja quais formatos podem ser escolhidos!

1. Rede de pesquisa

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Ele se parece com um resultado convencional das pesquisas. O detalhe que o diferencia é o retângulo verde contendo a palavra anúncio.

Os ads de rede de pesquisa são os mais tradicionais, contudo altamente efetivos devido à sua semelhança com os resultados orgânicos.

Você deve estar se perguntando: qual a vantagem de usar um anúncio que parece um resultado comum de pesquisa? A resposta está na sua posição.

Os anúncios são os primeiros resultados da lista, e, por conta disso, ganham muitos cliques!

2. Google Shopping

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Faça uma pesquisa rápida agora, pode ser algo como “tênis de corrida”.

Viu aquele carrossel de fotos de tênis que ficam acima dos resultados de texto?

Aquilo é o Google Shopping, uma ferramenta para deixar os anúncios mais visuais, simples e interativos.

Eles também são acionados por palavras-chave de pesquisa.

Porém, tem como vantagem a posição no topo dos resultados e o apelo visual de apresentar um produto ou modelo diretamente na primeira página.

3. Rede de Display

A rede de display são aqueles banners com propagandas que vemos em diversos sites que fazem parte de uma rede de parceiros do Google, chamada de rede de display.

Para anunciar nesses espaços, é preciso usar elementos gráficos (como imagens, animações, gifs e até mini-vídeos). Com isso, eles se tornam anúncios mais bonitos e atrativos.

A rede de display do Google é muito utilizada para fazer remarketing, que é a exibição de anúncios com base em pesquisas já feitas.

Sabe quando você procura por um produto e ele começa a aparecer em diversos anúncios de sites?

Isso é o remarketing, e os anúncios que estão aparecendo fazem parte da rede de display do Google.

4. Anúncios para apps

O poder do Google já invadiu os dispositivos móveis, e, com ele, vieram os novos formatos de anúncio focados nos aplicativos.

Os anúncios para apps são formas encontradas pelo Google para fornecer aos clientes a oportunidade de divulgar seus anúncios em aplicativos parceiros.

A maioria dos anúncios de apps são simples, como uma tela apresentando um produto ou um pequeno pop-up que surge em algum canto da tela.

Contudo, existem outras formas mais poderosas e interativas.

Um bom exemplo são os anúncios do Waze, que podem ser dotados de rotas de navegação, auxiliando as pessoas a chegarem até o local divulgado.

5. Vídeos

Como proprietária do Youtube, nada mais natural que o Google expandisse seus negócios e inserisse anúncio nos vídeos.

Isso já acontece há um bom tempo, e as pessoas já se acostumaram com as propagandas no meio dos conteúdos que estão assistindo.

Esses anúncios em vídeo são uma espécie de reinvenção da publicidade televisiva, inclusive dando aos anunciantes o poder de fazer conteúdos extensos e bem produzidos.


Passo a passo de como anunciar sua loja virtual no Google

O passo inicial é criar a sua loja virtual na internet. Agora que sua loja não está apenas no mundo real, é hora de fazer o mundo descobrir que seu site existe.

Leia mais: Como expandir meu negócio físico para o mercado online?

Para isso, capriche nos SEO para ranquear bem as páginas e se tornar um resultado de peso na rede de pesquisa.

Um site atrativo e com páginas bem construídas é fundamental para o seu sucesso. E não se esqueça de caprichar em pontos como a descrição dos produtos.

Primeiro passo: Tenha uma conta

Primeiramente, crie uma conta do Google para ter acesso. Em seguida, faça os procedimentos de cadastro e acesse o site do Ads.

Segundo passo: Crie uma campanha

As campanhas englobam os diferentes anúncios que são criados para um produto ou serviço. Agora, selecione o tipo de anúncio que deseja criar.

Em seguida, preencha as metas da campanha e as informações complementares pedidas pela plataforma.

Agora, é hora de configurar sua campanha, dar um nome, incluir (ou não) os parceiros do Google para exibição dos anúncios e determinar aspectos fundamentais como:

  • Localização em que devem ser exibidas as pesquisas;
  • Linguagem do anúncio;
  • Data de início e término da campanha.

Leia mais: Como criar sua primeira campanha no Google Ads

Terceiro passo: Defina os lances

Lance é o valor que você pretende pagar para utilizar determinadas palavras-chave e as palavras que deverão “engatilhar” seu anúncio.

Em relação aos lances de exibição, o ideal para quem está começando é escolher a opção “maximizar conversões”.

Esse é um modo que o Google encontrou para otimizar os lances para as pessoas que ainda não dominam totalmente a ferramenta.

Em seguida, defina o orçamento diário, ou seja, quanto pretende gastar por dia com a exibição dos seus anúncios.

Quarto passo: Configure os grupos e crie o anúncio

Os grupos são uma segmentação dentro das campanhas e servem para que seja possível organizar múltiplos anúncios e suas exibições. Agora é a hora da criatividade.

Para fechar, é hora de criar o seu anúncio. Dependendo do estilo de ad escolhido, você terá que fazer upload em imagens de produtos, banners, vídeo produzido etc.

Se sua opção foi rede de pesquisa, é hora de redigir o título 1, o título 2 e o pequeno texto que acompanha o resultado da pesquisa (também chamado de descrição).

Agora é só clicar em “salvar e continuar” e pronto! Seu anúncio está criado e a postos para ser exibido.

 

Pode parecer algo complexo, mas anunciar sua loja virtual no Google é algo simples, rentável e que traz ótimos benefícios para sua marca e para as vendas.

Lembre-se sempre que é possível alterar as características da campanha e os valores diários.

Marketing digital é alo empírico, portanto, saiba que errar é normal e, aos poucos, a prática vai fazer com que você seja capaz de criar os anúncios mais poderosos possíveis!

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