Você já reparou que os outdoors estão saindo de moda e as propagandas de televisão estão cada vez mais concentradas nas mãos das maiores marcas? Isso acontece porque, dia após dia, a internet se firma como o grande canal publicitário para a maioria da empresas, especialmente as lojas virtuais. A opção pelos anúncios digitais tem […]
Você já reparou que os outdoors estão saindo de moda e as propagandas de televisão estão cada vez mais concentradas nas mãos das maiores marcas?
Isso acontece porque, dia após dia, a internet se firma como o grande canal publicitário para a maioria da empresas, especialmente as lojas virtuais.
A opção pelos anúncios digitais tem razões estratégicas. Eles possuem:
- Resultados mensuráveis;
- Ótimo custo benefício;
- Podem ser aplicados em grandes canais de comunicação e interatividade, como o Google, o Facebook, o Instagram e até mesmo o Waze.
Como anunciar sua loja virtual: o que é Google Ads?
De uma maneira simples, podemos dizer que o Google Ads é uma plataforma na qual uma pessoa determina palavras-chaves que farão com que os usuários encontrem seu site nas pesquisas do Google. Em paralelo, são criados anúncios com textos e imagens que serão exibidos assim que um usuário acionar uma das palavras determinadas. O “pulo do gato” aqui é a curadoria. Escolher as palavras-chave mais estratégicas e redigir um bom anúncio é fundamental para atrair as pessoas até seu site. Ao mesmo tempo, é preciso garantir que seu anúncio possua uma boa performance e seja aprovado – sim, existem critérios importantes e que podem barrar a exibição do seu anúncio.Quais são as principais vantagens de usar o Google Ads?
1 – Custo-benefício
O primeiro ponto vantajoso é seu custo-benefício frente a outras plataformas de anúncio. Ter 30 segundos na televisão é caríssimo, um outdoor também não é nada barato, nem mesmo anunciar na rádio. Contudo, com algumas dezenas de reais já é possível veicular seu anúncio em um site que recebe milhares de acessos todos os dias.2 – Presença e visibilidade
Apresentar sua empresa na maior rede de pesquisa da internet é uma grande vantagem do Google Ads. As pessoas fazem pesquisas no Google o tempo inteiro, e isso significa algo que é muito valioso para a publicidade: presença e visibilidade. Neste sentido, é possível se fazer presente exatamente para o tipo de pessoa que você procura (ou melhor, que procura lojas virtuais como a sua). O que nos leva para a terceira vantagem.3 – Segmentação
A segmentação fecha a tríade das principais vantagens. Além do custo-benefício otimizado e a extensa visibilidade, é possível criar filtros e segmentações para que seus anúncios sejam exibidos para o seu público-alvo. Isso certamente potencializa os acessos e vendas da sua loja virtual.4 – Retorno sobre Investimento
É possível atingir porcentagens incríveis de retorno sobre o investimento (ROI). Isso ocorre pelo fato de ser possível anunciar sua loja virtual para muita gente com um investimento relativamente baixo e obtendo retorno em forma de vendas.Quais são os tipos de anúncios disponíveis para anunciar sua loja virtual?
Nem todo o tipo de anúncio é um resultado de pesquisa convencional marcado com a palavra “anúncio” na frente. Existem outras formas de anunciar sua loja virtual no Google, sendo que cada uma se adequa melhor às intenções dos anunciantes. Veja quais formatos podem ser escolhidos!1. Rede de pesquisa

2. Google Shopping

3. Rede de Display
A rede de display são aqueles banners com propagandas que vemos em diversos sites que fazem parte de uma rede de parceiros do Google, chamada de rede de display. Para anunciar nesses espaços, é preciso usar elementos gráficos (como imagens, animações, gifs e até mini-vídeos). Com isso, eles se tornam anúncios mais bonitos e atrativos. A rede de display do Google é muito utilizada para fazer remarketing, que é a exibição de anúncios com base em pesquisas já feitas. Sabe quando você procura por um produto e ele começa a aparecer em diversos anúncios de sites? Isso é o remarketing, e os anúncios que estão aparecendo fazem parte da rede de display do Google.4. Anúncios para apps
O poder do Google já invadiu os dispositivos móveis, e, com ele, vieram os novos formatos de anúncio focados nos aplicativos. Os anúncios para apps são formas encontradas pelo Google para fornecer aos clientes a oportunidade de divulgar seus anúncios em aplicativos parceiros. A maioria dos anúncios de apps são simples, como uma tela apresentando um produto ou um pequeno pop-up que surge em algum canto da tela. Contudo, existem outras formas mais poderosas e interativas. Um bom exemplo são os anúncios do Waze, que podem ser dotados de rotas de navegação, auxiliando as pessoas a chegarem até o local divulgado.5. Vídeos
Como proprietária do Youtube, nada mais natural que o Google expandisse seus negócios e inserisse anúncio nos vídeos. Isso já acontece há um bom tempo, e as pessoas já se acostumaram com as propagandas no meio dos conteúdos que estão assistindo. Esses anúncios em vídeo são uma espécie de reinvenção da publicidade televisiva, inclusive dando aos anunciantes o poder de fazer conteúdos extensos e bem produzidos.Passo a passo de como anunciar sua loja virtual no Google
O passo inicial é criar a sua loja virtual na internet. Agora que sua loja não está apenas no mundo real, é hora de fazer o mundo descobrir que seu site existe. Leia mais: Como expandir meu negócio físico para o mercado online? Para isso, capriche nos SEO para ranquear bem as páginas e se tornar um resultado de peso na rede de pesquisa. Um site atrativo e com páginas bem construídas é fundamental para o seu sucesso. E não se esqueça de caprichar em pontos como a descrição dos produtos.Primeiro passo: Tenha uma conta
Primeiramente, crie uma conta do Google para ter acesso. Em seguida, faça os procedimentos de cadastro e acesse o site do Ads.Segundo passo: Crie uma campanha
As campanhas englobam os diferentes anúncios que são criados para um produto ou serviço. Agora, selecione o tipo de anúncio que deseja criar. Em seguida, preencha as metas da campanha e as informações complementares pedidas pela plataforma. Agora, é hora de configurar sua campanha, dar um nome, incluir (ou não) os parceiros do Google para exibição dos anúncios e determinar aspectos fundamentais como:- Localização em que devem ser exibidas as pesquisas;
- Linguagem do anúncio;
- Data de início e término da campanha.