Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Entenda quais as vantagens de usar um corretor de texto e conheça as principais ferramentas do mercado. Aproveite e boa leitura!

Para aqueles que trabalham publicando textos na internet ou precisam redigir artigos acadêmicos com uma certa frequência, entender as funcionalidades de um corretor de texto é essencial. 

Assim, se você se identifica com uma dessas funções e ainda não conhece qual o melhor corretor de texto online, o ideal é ficar por aqui, pois nesse artigo te traremos as melhores opções.

Além de ser extremamente antiprofissional, uma publicação contendo esses tipos de erros evitáveis passa uma péssima imagem do site ou do blog no qual o texto está exposto

Entretanto, essa situação é facilmente evitável caso você, escritor, consiga identificar e consertar os erros a tempo. 

Se olharmos pelo lado do leitor, é inconveniente encontrar tantas falhas em um texto. Apesar de tudo, hoje em dia já é possível contornar essa situação e, com um bom corretor de texto, você consegue fazer publicações perfeitas. 

Pensando nisso, reunimos aqui as principais informações que você precisa saber sobre corretores de texto online, e iremos realçar qual o melhor corretor de texto do tipo. Esperamos que goste do conteúdo e boa leitura! 

Por que usar um corretor de texto online?

Existem inúmeros sites disponíveis na internet onde é possível corrigir textos. Esse tipo de ferramenta é extremamente útil em várias situações, visto que podem facilitar os estudos e sanar diversas dúvidas na hora de escrever um texto. 

Além disso, um bom corretor de texto também colabora para que a sua publicação esteja adequada ao blog ou ao local em que será publicado

Outro ponto importante é lembrar que alguns locais exigem o padrão da norma ABNT, e para quem não tem conhecimento suficiente pode ser um grande desafio adequar o texto a essa norma. 

Por conta desses e outros pontos indispensáveis na elaboração de um bom texto, principalmente quando falamos de criação de blogs, é extremamente indicado usar um corretor de texto confiável

Confira a seguir as principais vantagens de usar essa ferramenta e também algumas das suas funcionalidades.

corretor de texto

Quais as vantagens de usar um corretor de texto online?

Ao escrever um texto que será publicado, seja em um blog, rede social ou revista científica, é essencial que ele esteja perfeito, sem nenhum tipo de erro. 

Sabemos que apenas um pequeno erro de gramática ou digitação pode colocar em risco a credibilidade como escritor ou até mesmo, dependendo do contexto, como profissional. 

Além disso, verificar e reler os seus próprios textos pode não ser a estratégia mais indicada geralmente

Afinal, é muito comum que o escritor fique acostumado com as palavras que escolheu e ao fato de que erros graves podem não ser notados. 

Por esse e outros motivos que detalharemos a seguir, é interessante que você use um corretor de texto. 

Se você escreve seus próprios artigos e publica em um blog com objetivo comercial, não deixe de ler nosso texto sobre “o que é blog e qual a sua importância no marketing“. 

Facilidade na correção

É muito comum entre aqueles que escrevem muitos textos ou um grande volume de páginas durante o dia que, em determinado momento, alguma grafia simples saia errada. Ao usar um corretor de texto, você não precisa se preocupar em cometer esse erro tão bobo. 

Assim, quando estiver com o corretor de texto ativado, a palavra será corrigida e sua linha de pensamento não precisará ser interrompida. Além disso, você não precisar perder tempo na correção manual depois

Encontra erros mesmo em editores HTML de sites

Outro ponto que merece destaque ao usar corretores de texto online é que essas ferramentas conseguem encontrar erros ainda que em editores HTML de sites. 

Isso significa dizer que, caso você esteja editando um texto no painel de publicação do WordPress com o corretor de texto ligado, por exemplo, o programa aponta quais os possíveis erros nesse contexto

Dessa maneira, essa ferramenta se torna extremamente completa para todas as áreas online, visto que consegue atender às mais diversas demandas. 

Costumam trazer mais recursos

Além das vantagens citadas acima, é comum que os corretores de texto tragam mais recursos para seus usuários, indicado para quem tem interesse em criar o texto ideal. 

Com o uso de uma boa ferramenta é possível, por exemplo, controlar o uso da voz passiva e da voz ativa. 

Apesar de a segunda ser uma forma mais clara de expor as ideias, não significa que o uso da voz passiva deve ser deixado de lado. 

Um corretor de texto pode ajudar a saber qual porcentagem de voz passiva foi utilizada na publicação e como modificar esse percentual sem prejudicar a qualidade

Além disso, essa ferramenta também ajuda o usuário a fazer a pontuação do texto de forma correta. 

É muito comum que uma vírgula ou um ponto colocado em um lugar errado faça o sentido de uma frase mudar totalmente. Se você se sente inseguro nesse tópico, procure um corretor de texto para ajudar e não irá se arrepender

Outra funcionalidade interessante diz respeito ao controle de palavras repetidas. Usar palavras sinônimas ou de sentido parecido ajuda seu texto a fluir melhor. 

Pequenas modificações como essa fazem a diferença na hora da leitura, visto que a publicação fica mais rica, dinâmica e atrativa para a leitura. 

corretor de texto

Qual o melhor corretor de texto online?

Existem inúmeros corretores de texto online disponíveis atualmente e, claro, cada um oferece suas próprias vantagens, fazendo com que os usuários se adaptem melhor a eles. 

Por isso, selecionamos aqui algumas das principais ferramentas desse tipo para que você possa experimentar e escolher qual funciona melhor no seu dia a dia!

LanguageTool

Um dos pontos principais do LanguageTool é a sua capacidade de fazer a verificação e a correção de erros gramaticais em mais de 20 idiomas. 

Esse corretor consegue identificar e corrigir os diferentes tipos de inglês — que mudam de acordo com a localidade — e também suas características de uso

É possível tanto usar a versão para web quanto baixar o aplicativo para o seu computador. Para começar a usar, basta escrever seu texto e, em seguida, clicar em Check Text para ativar as correções. 

Spellboy

Em segundo lugar, temos o Spellboy. Este corretor funciona no formato de site, que disponibiliza um verificador instantâneo de ortografia e gramática de Português do Brasil, diferente do LanguageTool.

Sua usabilidade é muito simples, pois basta digitar ou colar o texto na caixa determinada e clicar no botão de correção. Em seguida, você deve escolher as opções oferecidas para realizar a correção dos erros. 

Flip

O Flip é uma ferramenta que oferece ao seu usuário um conjunto de acessórios, inclueindo na relação um corretor ortográfico. Através dele é possível corrigir textos tanto em Português do Brasil quanto de Portugal

Para utilizá-lo, basta digitar ou colar o texto e clicar em “verificar texto” para que o Flip aponte os erros ortográficos e suas opções de correção. 

4Devs

A quarta opção que indicamos é o 4Devs, também em formato de site e que oferece diversas ferramentas, além de um corretor de texto. 

Seu uso é extremamente simples, visto que basta o usuário digitar o texto que deseja corrigir e clicar em “verificar texto”. Em seguida, você deve escolher uma dentre as opções de correção disponíveis. 

corretor de texto

Reverso

Além de corretor de texto, o Reverso também pode ser utilizado como tradutor ou como dicionário. 

Para verificar a ortografia e recorrer às outras funções é bem simples: você precisa digitar o texto na caixa determinada e, sem seguida, clicar no botão de “Check”. 

Um ponto interessante a ser destacado é que a função de corretor de texto só está disponível para inglês ou francês. Assim, os erros são evidenciados nesses idiomas e as sugestões de correção aparecem em seguida. 

Ulysses

Desenvolvido principalmente para dispositivos da Apple, essa ferramenta foi pensada para os usuários que fazem trabalhos em telas pequenas, como celulares e tablets

Para usar o editor de texto Ulysses basta fazer o download pela loja de aplicativos e começar a escrever!

E aí, curtiu as dicas? Caso você queira saber mais sobre esse e outros assuntos, não deixe de dar uma olhada no nosso blog para encontrar conteúdo sobre os mais diversos assuntos!

Navegue por tópicos

  • Índice

  • Por que usar um corretor de texto online?

  • Quais as vantagens de usar um corretor de texto online?

    • Facilidade na correção

    • Encontra erros mesmo em editores HTML de sites

    • Costumam trazer mais recursos

  • Qual o melhor corretor de texto online?

    • LanguageTool

    • Spellboy

    • Flip

    • 4Devs

    • Reverso

    • Ulysses

Tags:

  • Criador de Sites

Alexandre Nogueira

Alexandre Nogueira é jornalista, Redator SEO, Copywriter e especialista em tecnologia. Possui ainda pós-graduação em Jornalismo Esportivo e especialização em marketing digital. Já trabalhou em grandes agências, como a Rock Content e a SharpSpring. Escreve sobre Tecnologia, Marketing digital, SEO, Cultura e Esportes. Ama jornalismo, games, tecnologia, pets, cinema, viajar, escrever, o futebol e o Santos, não necessariamente nessa ordem.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários