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Conheça aqui as melhores estratégias de copy para anúncios e faça com que o cliente realize algum tipo de conversão com a sua empresa

Todo mundo que trabalha com marketing e vendas quer convencer os clientes a comprar mais, não é mesmo? Pois é exatamente aí que entra uma estratégia de copy para anúncios. O texto ideal pode ser o grande diferencial na hora de fazer com que o cliente realize algum tipo de conversão com a sua empresa.

Antigamente, os copys eram utilizados somente na propaganda offline. Porém, nos últimos anos essa área ganhou muita força no universo digital. Por isso, trouxemos aqui hoje tudo que você precisa saber para criar copys de sucesso e fazer seus clientes se interessarem mais pela sua marca!

O que é um copy de anúncios?

Copywriting (ou copy) é uma estratégia de escrita de textos que convence o leitor a realizar uma ação específica. O copywriter deve escrever o “copy” (como é chamado o texto nesse caso) com foco em persuasão, utilizando gatilhos para despertar interesse no leitor.

O grande objetivo é que o leitor realize uma conversão. Esta pode ser assinar uma newsletter, baixar um e-book, seguir uma rede social ou realizar a compra em si. O copy para anúncios hoje está presente em todos os ambientes onde há comunicação com cliente, como blogs, sites, redes sociais, aplicativos e landing pages.

Elementos de um copy de anúncios

Um copy normalmente é um texto curto, inserido pontualmente em comunicações da marca para convencer possíveis clientes a realizar uma ação. No geral, os copys utilizam técnicas de gatilho mental para gerar algum tipo de emoção no leitor, como:

  • Escassez: dizer que aquele produto ou promoção é exclusivo e está se esgotando rápido;
  • Urgência: fazer com que o leitor sinta que realizar aquela ação é algo indispensável;
  • Autoridade: demonstrar porquê sua marca é a melhor naquilo que está oferecendo.

Um copy precisa ser escrito de forma clara, concisa e sem erros de digitação ou de gramática. Além disso, deve passar a ideia da personalidade da marca, fazendo o cliente sentir qual é o seu diferencial.

Outro elemento importante é o CTA, ou Call to Action. Todo copy possui uma chamada convidando o cliente a tomar aquela atitude que a empresa espera. Por isso, invista em criar CTAs que sejam fáceis de entender e de executar, e que façam o leitor sentir que ele terá um benefício ao executar aquela ação.

Considerações ao criar um copy de anúncios

E o que fazer para começar a criar copys que vendem? Antes de tudo, é importante levar em conta estes elementos para garantir que seu copy terá sucesso.

Objetivos

Primeiramente, é preciso definir quais serão os objetivos do seu copy. Você deve ter em mente para qual finalidade ele será criado, para então começar a usar a criatividade para escrever. Dessa forma, seu copy ficará mais preciso e assertivo.

Público-alvo do copy

Para quem você escreve? Essa pergunta deve guiar seu trabalho a todo momento, afinal, o público-alvo é quem vai ser impactado pelo copy. Entenda as características do seu público, quais tendências ele segue e como ele pode ser afetado pelo seu copy, para então pensar em como escrever.

reunião para planejar copy para anúncios

Concorrência

Sua concorrência também faz copys, por isso lembre-se de estar atento ao que eles produzem. Jamais copie um texto de outra empresa! Você pode se inspirar para ter suas próprias ideias, mas não se esqueça de sempre buscar ser criativo e inovador, para se destacar dos concorrentes.

Proposta de valor

Como foi dito no tópico acima, sua concorrência também faz copys. Dessa forma, é importante transmitir ao leitor elementos e valores que façam com que ele perceba as vantagens de utilizar os seus produtos e o que faz com que eles sejam melhores que outras opções do mercado.

Canal onde o copy será publicado

O estilo e o tamanho do copy dependem muito do canal onde esse texto será veiculado. Portanto, certifique-se de que você está escrevendo de forma adequada para o canal, respeitando o estilo de linguagem e a mensagem dele.

Passo a passo para criar um copy

Para criar copys que vendem, é preciso se atentar a algumas dicas. A primeira delas é investir em obter um bom repertório sobre aquilo que você está escrevendo. Leia livros, notícias, outros anúncios, assista vídeos e busque se informar ao máximo sobre o tema para ter ideias diferentes.

Além disso, opte sempre por uma linguagem humanizada e clara, que seja fácil de compreender. Lembre-se que muitas vezes quem está lendo seu copy passa os olhos pelo texto na internet por alguns segundos, portanto ser objetivo e atrativo é fundamental para prender a atenção do leitor. Destaque apenas aquilo que for relevante, e evite detalhes que distraiam o cliente de tomar a ação desejada.

Outro ponto importante é realizar testes. Na era digital, as tendências e os comportamentos dos clientes mudam de forma rápida e constante, por isso os copywriters devem realizar testes sempre que acharem necessário para entender do que esse cliente precisa e pelo que ele é atraído.

copy para anúncios

Formatos de anúncios e seus copys

Os copys para web e para redes sociais podem ser criados em vários formatos diferentes. Alguns dos mais conhecidos e utilizados pelas empresas são:

Google Ads – Rede de pesquisa

É o formato mais popular no Google Ads. São anúncios compostos exclusivamente por textos e aparecem no topo de um resultado de pesquisa, portanto a visibilidade desse conteúdo é alta.

O primeiro passo para escrever copys na Rede de Pesquisa é fazer a pesquisa de palavras-chave dentro do planejador do Google Ads, para dessa forma entender quais são as que mais se encaixam com o objetivo da sua empresa.

Google Ads – Rede de display

Anúncios na Rede de Display são imagens que aparecem em diversos sites e aplicativos que se associam ao Google para receber publicidade paga. Porém, ela não se resume somente a banners, pois também conta com opções de anúncios de texto, vídeos e outros formatos de mídia.

Facebook e Instagram

O Facebook e o Instagram também podem ser locais de anúncios de mídia para os quais o copywriter pode escrever. Tais anúncios podem ser feitos no formato de carrossel, imagem única, vídeo ou stories. Esses espaços também possuem limite de caracteres para anúncio, por isso é importante que a linguagem seja mais leve e rápida, para que você consiga prender a atenção do leitor em pouco tempo.

YouTube Ads

Também é possível criar copys para vídeos de anúncios que aparecem no YouTube. Esses vídeos também costumam ser rápidos, e o usuário muitas vezes opta por pular a propaganda para assistir ao conteúdo. Por isso, o segredo aqui é criar um copy atraente e despertar muita curiosidade nos primeiros segundos, para prender a audiência de quem está assistindo.

Dicas para escrever bons copys

Por fim, vamos agora a algumas dicas que podem ajudá-lo a criar bons copys para anúncios, ajudando-o a se destacar no meio da multidão:

  • Tenha em mente a sua persona;
  • Não esqueça de trabalhar a palavra-chave;
  • Lembre-se de explorar a necessidade do público;
  • Tente usar um tom mais pessoal e próximo do cliente/leitor;
  • Não esqueça dos CTAs (call to action);
  • Vá direto ao ponto;
  • Foco na revisão.

Conclusão

Você aprendeu que copys para anúncios são textos criados para despertar no leitor a vontade de tomar uma determinada ação, e viu que existem muitos elementos importantes para serem considerados antes de criar um copy. Fique ligado nas nossas dicas para aprender muito mais sobre marketing digital!

Navegue por tópicos

  • O que é um copy de anúncios?

  • Elementos de um copy de anúncios

  • Considerações ao criar um copy de anúncios

    • Objetivos

    • Público-alvo do copy

    • Concorrência

    • Proposta de valor

    • Canal onde o copy será publicado

  • Passo a passo para criar um copy

  • Formatos de anúncios e seus copys

    • Google Ads – Rede de pesquisa

    • Google Ads – Rede de display

    • Facebook e Instagram

    • YouTube Ads

  • Dicas para escrever bons copys

  • Conclusão

Tags:

  • Domínios

Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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