Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Trabalhar com a criação de vídeos para o YouTube Shorts é algo simples, e mostraremos os passos neste pequeno tutorial.

A febre dos vídeos curtos tem tomado conta de diversas redes sociais, como TikTok, Instagram e também no YouTube com a chegada do YouTube Shorts.

Por serem curtinhos e em formato vertical, são perfeitos para passar o tempo ou pegar algumas dicas rápidas sobre diversos assuntos no smartphone. A melhor parte de tudo isso? Criar esse formato de conteúdo é bem prático e rápido.

Afinal, o que é YouTube Shorts?

O YouTube Shorts é uma vertente dentro do YouTube, feita para abrigar vídeos que tenham no máximo 60 segundos. A proposta aqui é que esse material seja dinâmico, aumentando o alcance e a quantidade de conteúdo que o usuário consegue absorver.

Com relação ao conteúdo, a criatividade é o limite. Lembre-se apenas que é bacana esses vídeos não terem ideias muito longas para que alguns possam até se tornar virais – afinal, quem nunca perdeu a noção do tempo ao perceber que tinha interesse em ver apenas um conteúdo e quando se deu conta já havia passado muitos minutos? 😂

Se você está pensando em investir nesse segmento, seja para mostrar em vídeos as novidades que possui na sua loja virtual ou apenas para fins de entretenimento, veja a seguir como gerar conteúdo para o YouTube Shorts usando o seu celular.

Qual é o formato do YouTube Shorts?

  • Vídeos com no máximo 60 segundos;
  • Pode ser com ou sem áudio;
  • Sempre gravado na vertical;
  • Use e abuse da criatividade e opções de personalização.

Como criar vídeo para o YouTube Shorts?

Caso esteja se perguntando como criar vídeo para o YouTube Shorts, o processo é bem simples. Vamos falar aqui sobre a opção de usar o aplicativo para celular, ok?

  • Abra o aplicativo do YouTube no seu smartphone. Assim que ele carregar, dê uma olhada na parte de baixo da tela até achar o botão “+” localizado no centro. Toque nele;
  • Na tela seguinte, escolha a opção Criar um Shorts;
youtube shorts
  • Na nova tela que vai abrir é onde você efetivamente vai fazer a gravação. No canto superior direito dá para definir o tempo do vídeo (15 segundos ou até 60 segundos), e depois basta clicar no botão vermelho para iniciar a criar o conteúdo;
como gravar para o youtube shorts
  • Assim que finalizar, clique no botão de check e aproveite as ferramentas de edição que o próprio aplicativo oferece (manda ver na criatividade aqui, hein?) e toque em Próxima. Na próxima etapa, basta criar um título e uma legenda e fazer o upload para o seu canal. 😉

Caso queira, você também pode enviar um vídeo que já esteja em seu celular ou computador. Lembre-se apenas que ele deve estar dentro dos parâmetros de tempo permitidos pelo YouTube Shorts, e em caso positivo basta clicar no botão “+” e tocar em Enviar um vídeo.

Quais vídeos posso publicar na plataforma?

Tal como no próprio YouTube, não há uma regra sobre o tipo de conteúdo que você pode publicar (bem, vamos apenas lembrar que é preciso tomar cuidado com conteúdo de outros criadores e músicas com direitos autorais, só para não tomar um strike da plataforma!). Há o fator tempo nesse pacote, então se a ideia for algo mais produzido o Shorts não será a melhor opção.

Você também pode assistir aos conteúdos que já estão na plataforma para ter uma ideia de como trabalhar com os vídeos mais curtos, e quem sabe até pegar umas referências de edição. 

Ah, outra dica de ouro: prepare bem o ambiente da gravação com a iluminação adequada e tente encontrar um lugar sem muita interferência de outros sons – afinal, nada pior do que fazer o vídeo perfeito e no final ter um barulho de algo caindo ou qualquer outra coisa atrapalhando, não é mesmo?

Quanto ganho pelos vídeos no Shorts?

Achou curioso esse tópico? Porém, isso é verdade: seguindo algumas normas do YouTube, você pode ganhar uma graninha com os vídeos produzidos para o YouTube Shorts. 🤑

Conforme a página do Fundo de Recompensa do YouTube Shorts, há uma verba de US$ 100 milhões para distribuir entre aqueles que criam conteúdo na forma de vídeos curtos. O contato da plataforma acontece numa base mensal, e é nesse momento que também é informado quanto será repassado.

Agora vamos falar sobre o que interessa: quanto afinal você pode ganhar com o YouTube Shorts? A resposta é um valor entre US$ 100 e US$ 10 mil por mês, variando segundo o local do público do criador. Ah, e pode ficar tranquilo: quem mora no Brasil pode aproveitar essa oportunidade. 😉

Que tal começar a criar vídeos para o YouTube Shorts? Confira o que é preciso para lucrar com seus conteúdos a seguir:

  • Ter enviado ao menos um YouTube Shorts qualificado nos últimos 180 dias e atender as diretrizes da comunidade, regras de direitos autorais e políticas de monetização do YouTube;
  • Gerar vídeos originais e que não estejam contra as políticas da plataforma. Eles não podem ter marca d’água, ser retirado de outros canais ou ter dados (títulos ou hashtags) que façam menções a outras redes sociais. Na descrição do vídeo, não há problemas em deixar links para essas páginas;
  • No caso do Brasil, ser maior de 18 anos e ter uma conta no Google AdSense.

Outro ponto importante é que os responsáveis pela criação de conteúdo recebem uma notificação do Google (por e-mail e no app) na primeira semana de cada mês. Fique atento a essas mensagens para resgatar o seu bônus, que deve acontecer até o dia 25, do contrário ele vai expirar. 

Desejo sucesso em sua empreitada na nova plataforma. Um abraço e até a próxima! ^^

Navegue por tópicos

  • Afinal, o que é YouTube Shorts?

  • Qual é o formato do YouTube Shorts?

  • Como criar vídeo para o YouTube Shorts?

  • Quais vídeos posso publicar na plataforma?

  • Quanto ganho pelos vídeos no Shorts?

Tags:

  • Domínios

Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários