Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Aprenda a criar formulários no WordPress de forma fácil e eficiente. Melhore a experiência do usuário em seu site. Confira já!

O WordPress é uma plataforma popular para a criação de sites e blogs. Uma das funcionalidades mais úteis dessa plataforma é a capacidade de criar formulários personalizados para coletar informações dos visitantes do seu site. Esses formulários podem ser usados para diversos fins, como coletar informações de contato, criar pesquisas ou mesmo permitir que os usuários enviem conteúdo para o seu site. Neste artigo, vamos discutir como criar um formulário no WordPress com o plugin WPForms. Vamos lá?

Como criar um bom formulário?

Um bom formulário é aquele que é fácil de usar, claro e intuitivo para o usuário, e coleta todas as informações necessárias de forma eficiente. Para que um formulário seja considerado bom, ele deve ter um design atraente, ser responsivo (ou seja, se adaptar bem a diferentes tamanhos de tela), ter campos bem organizados e etiquetados de forma clara, e permitir que o usuário saiba o que é esperado dele em cada etapa do processo de preenchimento.

Além disso, um bom formulário deve ter uma estrutura lógica e uma ordem lógica dos campos, bem como evitar perguntas desnecessárias ou excessivas. A escolha das palavras para as perguntas e as opções de resposta deve ser clara e fácil de entender para o usuário, evitando jargões técnicos ou linguagem confusa.

Também é importante que o formulário esteja integrado com o WordPress, de forma que as informações coletadas sejam facilmente acessíveis e gerenciáveis pelo proprietário do site. Por fim, um bom formulário deve ser confiável e seguro, garantindo que as informações pessoais do usuário sejam mantidas em sigilo e não sejam compartilhadas com terceiros sem o consentimento explícito do usuário.

Como criar um formulário no WordPress?

Existem diversas formas de se criar um formulário no WordPress, mas nesse artigo iremos abordar o método através do plugin WPForms. Você pode conferir o passo-a-passo a seguir ou acompanhar através do vídeo abaixo:

Criando a estrutura do formulário

Primeiramente vamos fazer a criação da estrutura de um formulário para sua página de cadastro.

Esse método consiste em instalar o plugin WPForms pra criar uma seção de cadastro no seu site. Antes de instalar qualquer plugin em seu site funcional, lembre-se de realizar primeiramente um backup. Confira como fazer e restaurar uma rotina de backup do WordPress

  1. Primeiramente realize o acesso ao painel de administrador do WordPress.
  2. Em seguida acesse o menu Plugins > Adicionar novo.
Plugins WordPress Adicionar novo
  1. Busque pelo plugin WPForms e clique em Instalar agora.
WPForms plugin WordPress
  1. Agora clique em Ativar.
Ativar WPForms
  1. Acesse o menu WPForms > Adicionar novo.
adicionar novo formulário wordpress
  1. Aqui haverão diversos modelos de formulários de contato que você pode utilizar ao invés de começar com um em branco. Basta clicar no formulário e depois em Usar o modelo.

A maioria dos modelos disponíveis faz parte da versão PRO do plugin WPForms.

Usar modelo pré pronto de formulário
  1. No menu de edição do formulário haverá diversas opções de campos que você pode adicionar em seu formulário, infelizmente a maioria dos campos também é exclusivo da versão PRO do plugin. O editor de campos utiliza o método de arrastar e soltar os campos, você pode editar detalhes do bloco clicando neles e personalizando as opções no menu lateral esquerdo.
Formulário de contato simples
  1. Quando estiver satisfeito com seu formulário de contato, clique em Salvar. Você já pode implementar esse formulário em uma página sua clicando em Incorporar.

Importando um template de página de formulário no WordPress

Criar uma página de formulário do zero pode ser um pouco trabalhoso, além de precisar se preocupar com detalhes de design, é necessário pensar a estrutura da página para mobile e desktop. Uma forma de contornar isso é utilizar um template de página de cadastro, facilitando boa parte do processo.

Você pode conferir mais sobre o que é um template e como adicionar essas páginas pré-prontas no vídeo abaixo:

Esse vídeo faz parte de uma playlist do curso WordPress na Prática disponível gratuitamente no YouTube. Confira mais na página: Como Criar seu Site WordPress na Prática | HostGator Academy

Considerações Finais

Nesse artigo você aprendeu como criar um formulário no WordPress.

Se você sentiu alguma dificuldade ou então tem alguma sugestão de algo que não foi mencionado, basta deixar aí nos comentários que no futuro podemos trazer atualizações para este artigo. Também indico esses outros materiais relacionados com este assunto:

Até a próxima! :^)

Navegue por tópicos

  • Como criar um bom formulário?

  • Como criar um formulário no WordPress?

    • Criando a estrutura do formulário

    • Importando um template de página de formulário no WordPress

  • Considerações Finais

Tags:

  • Domínios

Julio Pires

Analista de Conteúdo Técnico na empresa HostGator e estudante de Física na UFSC. Gosta de maratonar séries, jogar jogos clássicos, nunca nega uma partida de xadrez e busca estar sempre atualizado com o mundo da tecnologia.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários