Com o avanço do home office, as empresas estão precisando adaptar sua gestão para garantir a produtividade das equipes. Confira 8 dicas para trabalho remoto!

Com as mudanças geradas pela pandemia, muitas empresas estão frequentemente buscando dicas para trabalho remoto. Afinal, a modalidade é nova para muitas pessoas e é preciso encontrar alternativas para fazer uma boa gestão, independentemente do segmento do negócio.

De acordo com uma pesquisa, antes do período de isolamento social, cerca de 20% dos profissionais atuavam em home office, sendo que 24,2% destes trabalhava fora do escritório somente um dia na semana.

A partir de março 2020, esse número cresceu substancialmente, sendo que 88% das empresas está atuando totalmente de forma remota. A tendência é que esse número não caia muito quando a situação se normalizar, uma vez que 80% dos gerentes demonstraram o interesse em permanecer nesse formato.

Os desafios do trabalho remoto, porém, não são poucos. Afinal, é preciso promover ações para manter o desempenho e a produtividade das equipes em alta. A boa notícia é que os percalços podem ser superados com um acompanhamento eficaz e as estratégias adequadas.

Afinal, como pequenas e médias empresas podem ajudar seus colaboradores a se desenvolverem durante a pandemia, em que o home office se tornou uma realidade ainda mais presente? Continue a leitura e confira nossas dicas para trabalho remoto! 

Tópicos que serão abordados neste conteúdo:

8 dicas para trabalho remoto que irão ajudar a manter sua equipe engajada

  1. Determine objetivos e planos de ação
  2. Crie e siga um planejamento adequada
  3. Estabeleça a rotina de trabalho do time
  4. Controle os indicadores de desempenho
  5. Faça videochamadas periodicamente
  6. Demonstre empatia pelos colaboradores
  7. Garanta uma comunicação eficaz
  8. Mantenha a cultura da empresa acesa

Ferramentas de gestão que podem ajudar no trabalho remoto

  • Google Drive
  • Trello
  • Slack

Vantagens de contar com uma gestão à distância eficiente 

8 dicas para trabalho remoto que irão ajudar a manter sua equipe engajada

1. Determine objetivos e planos de ação

O sucesso na gestão de uma equipe passa pela definição de objetivos e metas individuais e coletivas. É importante que isso seja feito de forma clara e objetiva, pois você não poderá controlar os profissionais o tempo todo.

Criem juntos planos de ação, determinando os processos que devem ser seguidos e responsabilidades que cada um deve ter.

Desta forma, além de ganharem confiança no trabalho que estão desempenhando, os colaboradores poderão priorizar tarefas. Junto a isso, o gestor terá mais facilidade no momento de avaliar o desempenho de cada um. 

2. Crie e siga um planejamento adequada

Adotar e seguir um planejamento é essencial pensando no gerenciamento de equipes de forma remota. Isso não significa, porém, que alguns desvios não possam ocorrer, como quando surgem problemas ou imprevistos.

Neste caso, cabe ao gestor prever eventuais situações que possam surgir para, assim, tomar as medidas cabíveis, sem que isso envolva convocar seus colaboradores sempre que algo urgente surgir – o que pode prejudicar na produtividade deles. 

3. Estabeleça a rotina de trabalho do time

Essa é uma dica para trabalho remoto muito importante: defina a rotina que seus profissionais devem seguir. Isso porque o excesso de liberdade pode acabar afetando a produtividade da equipe. Enquanto que com uma rotina bem estabelecida, é possível obter fluxos mais organizados, sem comprometer as entregas.

O ideal é que a empresa determine os resultados esperados, as atividades que devem ser seguidas e, a partir disso, deixar que eles façam a sua própria gestão do tempo

4. Controle os indicadores de desempenho

Se os indicadores de desempenho são fundamentais no trabalho presencial, na gestão à distância eles se tornam indispensáveis. É por meio deles que você saberá se as metas estão sendo cumpridas e se é necessário realizar algum ajuste no planejamento para manter a produtividade da equipe, por exemplo.

Defina os indicadores e controle-os periodicamente. Não deixe para olhar apenas no final do mês ou do trimestre, para garantir medidas mais ágeis. 

5. Faça videochamadas periodicamente

As videochamadas são a melhor forma de manter as equipes sempre alinhadas enquanto atuam de forma remota. Assim como as reuniões presenciais, é importante que elas sejam organizadas, ou seja, tenham pautas claras.

Além disso, cuide para que elas não sejam longas demais a ponto de prejudicar na organização e eficiência do seu time

6. Demonstre empatia pelos colaboradores

O trabalho remoto é novo para muitos profissionais e, portanto, envolve adaptação. Nesse cenário, é essencial que o gestor demonstre empatia e procure entender a realidade de cada um.

Quem tem filhos, por exemplo, pode ter dificuldade em manter uma jornada de trabalho sem pausas. É preciso se colocar no lugar do outro, oferecendo soluções que realmente sejam benéficas para que o seu desempenho não seja afetado.

Mostre que você se preocupa com eles como pessoas, não apenas como profissionais, oferecendo palavras de motivação e incentivo. 

7. Garanta uma comunicação eficaz

Essa é uma dica para trabalho remoto básica. É preciso ter uma comunicação ainda mais próxima com o seu time, tornando possível resolver conflitos e problemas que podem surgir com mais agilidade.

Crie canais de comunicação eficientes e transparentes, que deixem o colaborador mais confortável para falar o que pensa ou sugerir melhorias de processos. 

8. Mantenha a cultura da empresa acesa

O trabalho remoto torna a cultura da empresa mais importante do que nunca, pois é preciso manter os profissionais sempre alinhados, mesmo sem a interação presencial.

Deixe claro os valores e a identidade da organização e os incorpore na maneira com que se relaciona com a equipe. Se for possível, tenha essas informações em um documento, para que todos tenham uma cópia para seguir de referência. 

Ferramentas de gestão que podem ajudar no trabalho remoto

Para facilitar o gerenciamento das equipes e suas atividades, existem algumas ferramentas que podem ser adotadas. Conheça algumas delas! 

Google Drive

O Google Drive considerado uma das melhores ferramentas para o gerenciamento à distância. Ele permite compartilhar documentos, apresentações, planilhas, projetos e diversos outros formatos de arquivo.

E o melhor: tudo isso fica armazenado na nuvem, podendo ser editado em tempo real e de forma colaborativa.

Trello

O Trello é uma plataforma de gerenciamento de fluxo de tarefas e projetos em quadros e listas, sendo possível:

  • Desenvolver grupos de trabalho;
  • Compartilhar arquivos;
  • Criar checklists para cada colaborador.

Com visual simples e intuitivo, o Trello também permite a integração com outras plataformas, como Google Drive e DropBox. 

Slack

O Slack é outra alternativa para manter o fluxo de trabalho em dia, pois integra informações e contribui para a organização das atividades. Nela, é possível:

  • Trocar mensagens instantâneas;
  • Enviar arquivos em diferentes formatos;
  • Visualizar relatórios;
  • Compartilhar projetos;
  • Realizar reuniões.

Vantagens de contar com uma gestão à distância eficiente

As nossas dicas para trabalho remoto têm a intenção de facilitar a gestão das equipes, uma vez que os profissionais não estão próximos uns dos outros. Com esse gerenciamento eficiente, é possível notar diversas vantagens, incluindo:

  • Aumento da produtividade, motivação e engajamento dos colaboradores;
  • Redução de custos para a empresa;
  • Flexibilização da rotina, sem que isso atrapalhe nos resultados;
  • Comunicação mais clara entre todos.

Gostou das nossas dicas para trabalho remoto? Para melhorar o desempenho do seu negócio, acesse o Canal do CollabPlay e confira os cursos gratuitos que criamos para você!