Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Qual é o nome do projeto que você sempre sonhou?

Quando começamos a criação de um projeto web ou um site, uma das primeiras coisas que precisamos pensar é o nome. Ele precisa ser único e original para se destacar e alavancar o seu sucesso na internet.

O domínio é o nome do endereço do seu site e é por ele que as pessoas vão te conhecer. Por isso, é importante ser fácil de lembrar e de escrever, já que fazer uma boa escolha de domínio pode impulsionar a abrangência da sua marca e fortalecer a sua identidade.

É o domínio, aliás, que faz com que a sua página possa ser procurada e acessada de qualquer lugar do mundo. Outro ponto importante ao iniciar essa missão: procure pesquisar os nomes que já existem na web antes de tomar a decisão. Assim, não terá outro parecido e você não corre o risco dos seus visitantes confundirem.

Estrutura do domínio

Na maioria das vezes pensamos em nomes criativos com domínios tradicionais (como .com ou .com.br), mas esquecemos que existe uma grande variedade de domínios que podem ser utilizados.

Estrutura de um domínio

A composição do domínio pode ser feita com até três partes: o nome, a categoria e o código do país (que é opcional). É na categoria do domínio (ou TLD – top level domain) que podemos encontrar novas opções, já que ela indica a finalidade do endereço, ou seja, se é uma área comercial, de educação, governamental ou muitas outras.

Aproveitar essa variedade pode diferenciar o seu site dos demais e torná-lo mais presente na lembrança do público.

Os 10 dominios mais criativos

Se você é uma pessoa criativa e quer que o seu projeto online tenha a mesma identidade, veja algumas ideias de domínios criativos e diferentes para que você possa dar vida ao site que tanto tem sonhado.

.sampa.br

A extensão de domínios de cidades é uma novidade para os brasileiros e é uma ótima opção para os negócios locais. Agora você pode registrar um domínio com o nome de mais de 50 cidades brasileiras.

Além de São Paulo (.sampa.br), você também pode escolher outros como Rio de Janeiro (.rio.br), Porto Alegre (.poa.br) e mais. Confira a lista completa dos domínios de cidades.

.top

A extensão .top está disponível para registro desde Novembro de 2014. Uma opção para utilizar o domínio .top é para mostrar ao público que você oferece as melhores opções, que já está no topo do que faz ou busca isso.

.show

Com esse domínio é muito fácil entender do que o site trata. Você pode utilizar a extensão .show se o seu site é relacionado a temas como venda de ingressos, espetáculos culturais, shows e eventos de entretenimento em geral. Esse domínio também pode ser muito útil para artistas, comediantes ou quem quer começar no mundo do entretenimento com o próprio site.

.photos

Se você é um fotógrafo ou tem algum empreendimento que envolve fotos, qual domínio seria mais criativo que .photos para o seu site? Seja para criar um blog de fotografia ou um site onde mostre seu portfólio e ofereça seus serviços para eventos especiais, será muito fácil te encontrar e conhecer o seu trabalho com esse domínio.

ideia de domínio criativo para fotógrafos

.space

A extensão .space foi criada especialmente para os espaços criativos, e é claro que você pode usá-la da maneira que achar mais interessante – e aqui vale desde criar um domínio para coworking até ateliês e muitos outros espaços. E, por que não, um site sobre astronomia, astrologia e tudo o que envolve o universo?

Domínio .tech

Esse domínio chega a ser autoexplicativo, não é mesmo? Ele é voltado para todas as áreas tecnológicas, e você pode usar a extensão .tech para um site ou blog sobre tecnologia, para uma empresa do ramo, ações específicas ou até onde a tecnologia levar a sua imaginação e criatividade.

.blog.br

Está pensando em criar um blog? Pois saiba que existe uma extensão especial para esse tipo de site, o domínio .blog.br.

Essa é uma opção voltada para sites que possuem características de blog. Além dessa extensão, você também pode optar pela versão internacional, que é apenas .blog.

.shop

Se você tem uma loja virtual, a melhor opção para registrar o domínio é .shop. Essa extensão foi criada especialmente para os comércios na internet, mas você também pode utilizar ela para fazer um blog da sua loja ou um blog com dicas de vendas. As possibilidades são infinitas!

.bar

Esse domínio pode ser utilizado por quem possui um restaurante, bar ou pub, mas também por aqueles que têm guias de bares e restaurantes, blogs de críticos gastronômicos, deliverys, vinhos, cerveja e tudo que pode ser relacionado.

.dev

Para os desenvolvedores web esse domínio é uma ótima opção para promover o próprio site. A princípio, a ideia dessa TLD foi para aqueles testes feitos por um longo tempo, mas nada como uma boa dose de criatividade, não é mesmo?

Bonus .cafe

Como são muitas opções de domínio criativo que você pode utilizar para criar o site dos seus sonhos, vamos te dar um bônus: .cafe. Se você é um apreciador de café e tem suas atividades relacionadas à bebida, esse domínio pode ser uma grande ideia para o seu negócio. Afinal, tudo que envolve café é sempre uma boa ideia!

Top 7 extensões mais buscadas na HostGator

Domínio .com.br

Sim, o domínio .com.br é considerado uma extensão genérica dentro do .br. Criada originalmente como uma extensão voltada para atividades comerciais, tornou-se tão popular que hoje é usada por praticamente todos os setores.

Domínio .com

O domínio .com foi criado como uma extensão comercial, mas atualmente é amplamente utilizado por todos os segmentos de negócio, como sites institucionais, blogs, lojas virtuais, entre vários outros tipos.

Domínio .org

O domínio .org ajuda organizações sem fins lucrativos a se estabelecer na internet como uma marca de confiança. Hoje a extensão é reconhecida como a primeira opção quando se trata de registrar um domínio para organizações dedicadas a servir ao interesse público.

Domínio .net

É possível criar qualquer tipo de site com o domínio.net. Apesar de ter sido desenvolvido para organizações envolvidas com tecnologia e rede, atualmente qualquer negócio pode utilizar a extensão para uma finalidade legal: sites institucionais, blogs, lojas virtuais e até mesmo comunidades online.

Domínio .app.br

É possível criar qualquer tipo de site com o domínio .app.br, mas ele é recomendado para quem deseja registrar um domínio para aplicativos, com terminação nacional.

Domínio .online

Se você quer dar mais visibilidade para sua marca, startup, blog ou loja virtual, pode usar o .online tranquilamente. Mas se você quer apenas divulgar um perfil pessoal ou portfólio, o .online também é perfeito.

Domínio .store

O domínio .store foi criado como uma extensão para lojas virtuais, mas atualmente é amplamente utilizado por negócios locais, shoppings virtuais, startups e até mesmo provedores de soluções para e-commerce.

Como a extensão é curta e muito utilizada em todo o mundo, fica mais fácil memorizar o nome da sua loja quando você utiliza uma extensão .store. Se utilizar um nome fácil de lembrar, é uma combinação excelente.

Gostou das ideias? Registre um domínio criativo e dê vida ao seu projeto web agora mesmo.

Navegue por tópicos

  • Estrutura do domínio

  • Os 10 dominios mais criativos

    • .sampa.br

    • .top

    • .show

    • .photos

    • .space

    • Domínio .tech

    • .blog.br

    • .shop

    • .bar

    • .dev

    • Bonus .cafe

  • Top 7 extensões mais buscadas na HostGator

    • Domínio .com.br

    • Domínio .com

    • Domínio .org

    • Domínio .net

    • Domínio .app.br

    • Domínio .online

    • Domínio .store

Tags:

  • domínio

Maria Alejandra Valois

Formada em Comunicação social e Jornalismo com mestrado em Marketing Digital. Produtora de conteúdo para web e UX Writer para HostGator LatAm, apaixonada por tecnologia, viagens e marketing digital.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários