3 motivos para incluir o domínio de cidades na sua estratégia

Escrito por

segunda-feira, 12 de Março de 2018 | Comentários

O domínio de cidades é um registro personalizado que pode ajudar a promover e divulgar os negócios locais. Atualmente essa opção pode ser adquirida para mais de 50 cidades brasileiras. Isso significa que você pode registrar um site com um domínio personalizado, usando o nome do seu negócio ou segmento e a cidade de atuação. Na prática ficaria assim: www.chaveiro.floripa.br ou www.pizzaria.sampa.br.

A iniciativa de criar o domínio de cidades foi do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) que promoveu uma ação para que as pessoas dessem sugestões para os domínios “cidades.br”. Inicialmente as cidades deveriam ter mais de 500 mil habitantes e o nome sugerido poderia ser algo mais popular, que descrevesse como as cidades são reconhecidas por seus habitantes. Foi assim que o domínio personalizado de Porto Alegre virou “poa.br“, o do Rio de Janeiro ficou só “rio.br” e São Paulo foi registrada como “sampa.br“.

O blog Link, do Estadão, publicou uma reportagem sobre o domínio de cidades onde o diretor-presidente do NIC.br, Demi Getschko, afirmou que no Brasil tem cerca de 3,92 milhões de sites registrados. O domínio “cidades.br” é uma alternativa que permite adicionar a localização ao endereço do site e com isso aumentar as possibilidades de registros, principalmente para os negócios locais, iniciativas populares ou mesmo sites e blogs que desejam ter ligação com a cidade natal ou adotiva.

Entenda as vantagens do domínio de cidades

Antes de mais nada é importante deixar claro que ao registrar um domínio de cidades você não deve abrir mão do domínio que já possui. Quem optar por ter um site com a extensão de cidades pode simplesmente direcionar os visitantes para o site principal. Funciona assim, quando alguém pesquisar no Google “comida vegana em curitiba” um dos resultados pode ser o site www.comidavegana.curitiba.br. Quando o usuário clicar neste endereço pode ser redirecionado para o site que você já tem hoje, que pode ser www.comidavegana.com.br, por exemplo. Por isso, estamos considerando o domínio de cidades como uma estratégia a mais para divulgar a sua empresa.

1) Fortalecimento da presença online

Você já fez a experiência de digitar o seu nome ou do seu negócio no Google? Se a busca não apresentou resultados ou se eles não estão nas primeiras posições você precisa fortalecer a sua presença online. Já citamos aqui no blog que as pessoas usam o Google para buscar tudo o que se pode imaginar (e até o que não imaginamos). O domínio de cidades pode fazer parte da sua estratégia de divulgação, principalmente se você tem um negócio local como: padaria, restaurante, clínica veterinária, etc.

2) Atrair novos visitantes e clientes

O domínio de cidades também pode ser uma ótima estratégia para atrair novos clientes. Pessoas que não conhecem o seu negócio, mas buscam pelo seu produto ou segmento de atuação poderão encontrá-lo mais facilmente. Além de atrair um público que faz buscas mais genéricas, o domínio de cidades também minimiza a concorrência. Digamos que você tem uma empresa de frete e mudanças em Brasília, registrar o site “www.mudanças.bsb.br” pode ser uma maneira de ser encontrado mais facilmente. Mesmo que o cliente não saiba o nome da sua empresa, o próprio domínio do seu site já indica que a sua empresa oferece o que ele procura.

3) Posicionamento como negócio local

Já falamos aqui no blog como um site ajuda a gerar mais negócios locais e que é fundamental ter um site, mesmo que você não venda produtos online. Isso porque quando alguém faz uma pesquisa nas ferramentas de busca a tendência é que os resultados apresentados primeiro sejam de estabelecimentos mais próximos. Leia mais sobre a otimização nos mecanismos de busca no post “O que é SEO e porque é importante“. Você vai perceber que o domínio de cidades pode ser uma forma de usar algumas das palavras-chaves mais importantes para para o seu negócio direto na URL do seu site.

Resumindo, o domínio de cidades pode ser uma alternativa para ampliar a visibilidade de blogs e sites. Ter múltiplos domínios (“.br”, “com.br” e “cidade.br”) pode ser um diferencial, que além de fortalecer a presença online, pode atrair novos visitantes que poderão se tornar clientes e o fato de a URL ter palavras que descrevem o seu negócio pode favorecer o posicionamento do seu negócio local. E, lembre-se: jamais exclua o domínio principal, basta direcionar as extensões.

Ficou com alguma dúvida sobre o domínio de cidades? Comente no espaço abaixo!

Tags:, , , , , ,
Comentários
Pressione Enter para pesquisar ou ESC para fechar