Você sabe o que é loja virtual sem estoque? Neste post, vamos te explicar como ela funciona e como você pode montar a sua. Confira!

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Quer começar sua loja on-line, mas não tem dinheiro suficiente para investir na quantidade de mercadorias? Saiba que é possível criar uma loja virtual sem estoque e ainda alcançar o lucro que você deseja. 

Ficou interessado? Neste artigo, vamos te mostrar todos os pontos importantes, os benefícios e o que você deve considerar antes de abrir loja virtual sem estoque. Confira abaixo o passo a passo:

Por que abrir uma loja virtual sem estoque?

Não é novidade que o e-commerce segue em alta no Brasil. Segundo dados do Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital, em dezembro do ano passado, o segmento registrou uma alta de 53,83% em relação ao mesmo período de 2019. 

No entanto, no início de toda empresa, há uma série de circunstâncias que podem dificultar a abertura e o funcionamento do empreendimento. Isso não é motivo para desespero, já que os desafios são perfeitamente normais. 

Um dos problemas mais comuns em negócios na internet é a falta de dinheiro para investir em um estoque inicial de produtos da loja virtual. Nesse contexto, é interessante que você saiba que é possível iniciar uma loja on-line sem estoque. 

Portanto, com um bom plano de negócios e ações assertivas, fundar uma loja virtual sem estoque pode valer muito a pena. Porém, lembre-se de que essa ausência de estoque deve ser uma solução pontual, pois o ideal é investir em um estoque mínimo de mercadorias.

Como abrir uma loja virtual sem estoque?

Agora que você já conhece os benefícios desse tipo de prática para o seu e-commerce, vamos te mostrar como ter uma loja virtual sem estoque e ainda conseguir um bom retorno:

Defina um nicho

O e-commerce, ao contrário da loja física, não precisa apresentar uma enorme variedade de produtos para atrair muitas vendas. Então, se você está começando a montar loja virtual sem estoque, o ideal é que aposte em poucas opções ou um único produto. 

Para isso, o primeiro passo é definir um nicho de atuação. Isso implica considerar que nem todo produto pode ser vendido sem estoque – o que é muito importante, pois alguns itens mais elaborados podem ter um tempo de fabricação maior. 

Lembre-se de que você precisa viabilizar entregas no momento em que as compras forem processadas. Assim, trabalhar com produtos mais simples e de alta estocagem nos fornecedores é o mais indicado.

Escolha o fornecedor

Após definir o nicho de atuação, é hora de pesquisar fornecedores. Essa é uma etapa importante para qualquer e-commerce e se torna ainda mais relevante para quem quer saber como vender na internet sem estoque.

Aqui, além da confiança em seu fornecedor, você precisará conhecer os prazos, o volume de estoque dos produtos que ele tem a oferecer e outras informações essenciais.

Uma boa prática é listar distribuidores e atacadistas e, se possível, visitá-los pessoalmente a fim de se inteirar sobre os processos, a qualidade dos produtos e a dinâmica de serviço. 

Escolha a logística de funcionamento

Para que sua loja virtual sem estoque realmente aconteça, é preciso que você escolha uma logística de funcionamento adequada. Quanto a isso, você pode optar por duas alternativas: 

  • Dropshipping: o dropshipping é uma forma de gestão em que você terceiriza a responsabilidade pelo preparo e envio de produtos. Aqui, você mantém um contrato com um fornecedor, que organiza e despacha as mercadorias de acordo com a compra em sua loja virtual; 
Técnica de gestão Dropshipping – Fonte da imagem: Market Up
  • Negociação a prazo: outra opção para tocar sua loja virtual sem estoque é realizar negociações a prazo. Dessa forma, você retira uma quantidade de produto com um fornecedor de confiança e só paga no prazo acordado.

Além disso, fazer uma boa gestão de estoque é importante para manter o controle do funcionamento do seu negócio on-line, já que a organização aqui garante lucro para a empresa e satisfação dos seus clientes.

Invista na criação do site

Investir na criação do site é imprescindível, porque ele será o meio de entrada dos seus consumidores. Lembre-se que o seu site deve ser visualmente atrativo, de fácil acesso e manutenção. Portanto, o primeiro passo é registrar o domínio e, em seguida, escolher o seu fornecedor de hospedagem web

Registro de domínio – HostGator

Por último, planeje a configuração do design do seu site e coloque informações sobre a empresa, além de imagens das mercadorias que irá vender. Se a sua persona for bastante exigente em relação ao apelo visual, foque em boas imagens e em um design intuitivo.

Esteja presente nas redes sociais

Aprender como divulgar seu site nas redes sociais é muito importante para uma estratégia de marketing digital. Então, crie perfis onde o seu público está mais ativo para atrair visitantes ao seu site. 

Em um nicho como o de moda, por exemplo, ter fotografias criativas no Instagram e até mesmo no Pinterest é uma ótima estratégia. Você também pode buscar saber mais sobre marketing digital para divulgar o seu negócio. 

Continue investindo no seu e-commerce

Gostou de saber como montar uma loja virtual sem estoque? Quer mais dicas para expandir o seu negócio? Você também pode fazer pesquisas de mercado e conversar com outros profissionais do ramo. 

Além disso, é altamente recomendado que você elabore um plano de negócio. No blog da HostGator, você encontra diversos conteúdos para desenvolver um planejamento estratégico para o seu e-commerce.