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Conheça os conceitos de gamificação e como ela pode ser aplicada às estratégias de marketing da sua empresa.

A gamificação pode tornar seus conteúdos mais divertidos e obter um maior engajamento com o público.

A técnica de jogos digitais aplicada nos negócios cresceu consideravelmente nos últimos anos, passando a ser mais uma ferramenta de trabalho para a área de marketing de conteúdo.

Os jogos prendem a atenção das pessoas, mais do que uma leitura em um conteúdo. Ter essa interatividade no seu canal faz com que a experiência do usuário se torne mais divertida, passando a ter mais envolvimento com a marca.

O que é gamificação?

É um processo de mecânicas utilizadas em jogos para serem aplicadas aos conteúdos gerados, desenvolvidas através de estratégias e técnicas, mas aplicadas ao design de games.

Como todo jogo, deve trazer um benefício, oferecendo uma recompensa: acúmulo de pontos para ter mais desconto no produto ou medalhas para serem trocadas por produtos, por exemplo, estimulando a competição entre usuários.

Serve também para engajar os colaboradores dentro de uma empresa e pode resultar em prêmios, trazendo mais produtividade, foco e interação. Dessa forma, podemos ter uma estratégia de RH para estimular a comunicação interna e aproximar os departamentos, por exemplo.

Um ponto importante: toda gamificação deve ter os princípios de um jogo: regras, competição e pontuação.

O que não é gamificação?

A gamificação é uma competição saudável, e tudo que envolve uma competição destruidora e que fuja do conceito não é gamificação.

A gamificação geralmente se confunde com jogos. No jogo, por exemplo, você assume a postura de um personagem que não é você e que não vive o seu dia a dia. Já na gamificação você não assume o papel de um personagem.

Quais são os benefícios da gamificação?

Os benefícios da gamificação podem ser aplicados em diversas áreas e trazem resultados significativos quando há o envolvimento de mais pessoas engajadas.

No marketing seu principal propósito é engajar os clientes, atrair, fidelizar e melhorar o relacionamento com eles.

Esta mecânica de jogos pode atrair mais benefícios, como:

  • Incentivando recomendações: quando um cliente recomenda seu produto ou serviço a outro é recompensado por isso. Seja através de um desconto ou o oferecimento de um produto similar ao que recomendou.
  • Orientação do produto ou serviço: utilizando a técnica lúdica para mostrar e orientar como funciona seu produto ou serviço.
  • Aumento nas vendas: pode ser usado como instrumento para aumentar as vendas. Quanto mais os clientes compram mais benefícios ganham e se mantêm estimulados.
  • Interatividade do cliente: estimulando os jogos e fazendo com que o cliente fique mais engajado com a marca de forma divertida e fiel, trazendo o público para uma aproximação maior com a marca.
gamificação

Tipos de gamificação

A gamificação vai além de ser um divertimento ou passatempo. Para cada tipo de negócio existe um tipo de gamificação, conforme seu propósito.

Gamificação de produto

A técnica dos jogos para serem aplicadas aos produtos nada mais é do que ativar certas ações que não são automatizadas.

Atende inicialmente pequenas empresas que ainda não podem investir em tecnologias.

Um forte exemplo é o marketing digital para uma pequena empresa que ainda não tem um sistema próprio para avaliações e que depende de terceiros (público) para avaliar os produtos e serviços. A técnica de jogos aqui aplicada faz com que o público avalie e ganhe descontos nas próximas compras.

Gamificação de marketing

O marketing como um todo tem como função buscar novos clientes e mantê-los engajados.

A gamificação voltada para o marketing é uma estratégia ligada a melhorar o relacionamento do cliente com o produto ou material que possa disponibilizar.

Para isso, a experiência do usuário tem que ser fácil. Precisa ter relação com o interesse do seu público-alvo. E acima de tudo, ter recompensas de acordo com a metodologia que você desenhou no começo da ação.

Gamificação de marketing não é distribuição de prêmios, e sim um engajamento para que todos se divirtam e troquem recompensas. O cliente ganha e você se beneficia de algo em troca.

Gamificação de ambiente

Este tipo de gamificação é mais usado pelo departamento de Recursos Humanos dentro da empresa, pois é a técnica de se relacionar no ambiente e usada em grandes empresas.

Motivando colaboradores através de treinamentos para melhoria nos relacionamentos internos da empresa, habilidades e desempenho dos funcionários, geralmente se define como a técnica do aprender brincando. 

Elementos da gamificação

Alguns elementos são comuns na gamificação e não somente tem a finalidade de entreter. Podem ser usados para fins diferentes.

Confira abaixo os 5 elementos da gamificação:

História

Também conhecida como storytelling, é a técnica de contar histórias e enredos que engajam o público.

Ela vem com o intuito de criar conexões com as pessoas, comover, envolver e ser marcante nas lembranças, fazendo com que prenda a atenção do público sem a necessidade de grandes produções.
Conheça e estude seu público, desenvolva uma narrativa que esteja de acordo com a sua ação.

Avatar

O avatar é uma foto personalizada que pode ou não conter adereços que representam sua marca.

Por exemplo: se o storytelling que você desenvolveu se passa em uma época histórica, o ideal é caracterizar este personagem de acordo com a época, deixando seu jogo mais divertido e envolvente.

Objetivo

É o maior desafio da construção no jogo.

Precisa ter um conceito inspirador para que todos possam sentir-se motivados a chegar no final do jogo. Este objetivo tem que ser alinhado ao que sua empresa espera da gamificação dentro desta estratégia de marketing.

Recompensa

Outro fator determinante para a motivação dentro do jogo.

A recompensa estimula e desafia as pessoas para que cheguem ao final e ganhem o que foi prometido. Poderá aplicar a recompensa somente no final ou a cada etapa que conseguir concluir.

Ranking

Estimula a competição, mas ao mesmo tempo é preciso cuidado, pois também pode desestimular quem está nas últimas posições.

O ranking é a visualização para que cada usuário se esforce mais para conseguir subir algumas posições perante outros competidores.

Por que aplicar a gamificação em sua empresa?

Aplicar a gamificação nas empresas é um planejamento estratégico interno. E por quê aplicar? Porque estimula os colaboradores.

Primeiro de tudo é necessário alinhar o objetivo com a cultura e os valores da empresa. Aplicar gamificação nas empresas implica em saber se será utilizada em todos os departamentos ou se é uma ação geral.

Defina seu público-alvo, pesquise comportamentos e hábitos e crie uma recompensa atrativa.

Uma vez que é voltada ao seu público interno, consulte um profissional para definir melhor qual a imagem que você quer passar a eles.

Vantagens da gamificação

A maior vantagem é o aperfeiçoamento que várias áreas de dentro da empresa podem obter.

Há um extenso leque de vantagens quando se refere a sua marca, mas aqui vamos citar algumas delas.

Experiência de aprendizado

Melhorar o processo de aprendizagem: quando você passa a ser executor e só por meio da prática se envolve e melhora sua atenção ao jogo.

A prática de jogos estimula algumas habilidades tanto pessoais para o seu aprendizado quanto profissionais para uma interação social.

Engajamento

O engajamento é um potencial método para envolver de forma lúdica, criando conexões com a marca. Além disso, desperta a sensação de motivação para atingir os objetivos.

Feedback

Feedback em tempo real, dentro do jogo, faz com que o usuário consiga corrigir sua meta e objetivo em alcançar a recompensa.

Para avançar no jogo é importante conhecer erros e acertos, e também há a possibilidade de ver seus resultados imediatamente.

Motivação

Quando há acompanhamento do progresso e é possível enxergar seu desenvolvimento, a motivação em acompanhar a jornada se torna mais prazerosa.

A motivação é um dos potenciais envolvimentos de forma lúdica e ajuda a criar conexões com a marca.

Autonomia

A autonomia faz com que o usuário seja protagonista do seu jogo.

Diante de toda uma cadeia de usuários que estão na mesma disputa pela recompensa, a autonomia desenvolve uma postura ativa.

Antes de criar um planejamento estratégico, verifique se é de fato uma diversão para quem estará atuando.  Examine se vai impactar o seu público e se da forma como está será comentado nas redes sociais.

Se não estiver de acordo com as premissas acima, não é uma gamificação. Por isso, faça a sua ação ser divertida e trabalhe um plano de ótimas recompensas para que seu público se torne fiel, seja impactado e propague sua marca.

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