Que assuntos você quer receber:

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Veja aqui como o Google Imagens pode ajudá-lo em seus projetos e, de quebra, uma guia para extrair o melhor da ferramenta.

Você já conhece todos os recursos e funcionalidades disponíveis no Google Imagens?  

A pesquisa por imagens é uma das funções de busca disponibilizadas pelo Google aos seus usuários. Através dela, é possível encontrar fotos, figuras e animações relacionadas com os termos inseridos no campo de busca e seus respectivos filtros. 

Bastante popular, o Google Imagens recebe milhões de acessos diários. No entanto, curiosamente, a maior parte das pessoas que acessam o site não conhecem todos os recursos que essa incrível ferramenta pode oferecer. 

Boa parte dos sites presentes na internet não otimizam suas imagens corretamente para que elas apareçam com maior precisão e melhor posicionamento nas buscas. 

Deseja saber mais sobre o Google Imagens, descobrir recursos que talvez você não conheça e conferir alguns segredos de otimização para que o seu site receba tráfego a partir da busca por imagens?  

Se a sua resposta foi “SIM”, queremos fazer um convite: continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final! 

Como pesquisar imagens no Google 

A princípio, pode parecer que a pergunta deste tópico é um pouco sem sentido. Afinal, todo usuário da internet sabe que para realizar uma busca por imagem, basta acessar o Google Imagens, digitar o termo desejado e clicar no botão de pesquisa. 

No entanto, o que nem todo mundo sabe é que a ferramenta guarda recursos que ainda são pouco conhecidos e explorados pelos navegantes da internet. Como prova disso, vamos listar na sequência 6 opções de pesquisa através da ferramenta: 

  • Usando a barra de busca; 
  • Arrastando uma imagem para a caixa de pesquisa; 
  • Pesquisando pela URL;
  • Clicando com o botão direito do mouse em uma foto; 
  • Por parâmetros como tamanho ou tipo; 
  • Com o Google Lens. 

Deseja saber mais sobre cada uma delas e otimizar as suas pesquisas por imagens na internet? Então você precisa conhecer mais detalhes sobre cada item listado acima. 

Usando a barra de busca

Essa é a forma de busca mais conhecida pelas pessoas que realizam pesquisas por imagens na internet. 

Na prática, tudo que o usuário precisa fazer é acessar o site do Google Imagens, digitar o que procura na barra de busca, clicar no botão de pesquisa ou apertar o “Enter” no teclado. 

Arrastando uma imagem para a caixa de pesquisa 

Apresentada a forma de busca básica, vamos começar a expandir as possibilidades. 

Pouca gente sabe dessa funcionalidade incrível, mas o Google é capaz de ler a imagem que enviamos e a partir dela apresentar resultados semelhantes. 

Para aproveitar essa possibilidade, temos basicamente duas opções: 

  • Arrastar a imagem para a barra de busca, utilizando o mouse; 
  • Clicar sobre o ícone da câmera ao lado da barra de busca e realizar o upload de uma imagem. 

Clicando sobre o ícone da câmera, o usuário é levado para a página da imagem abaixo, onde pode escolher um arquivo disponível no computador e fornecê-lo ao Google como critério de pesquisa. 

Após o upload da imagem, os resultados semelhantes são apresentados automaticamente na tela. 

Pesquisando pela URL 

Na imagem do item anterior, você deve ter reparado que temos também o campo “Colar o URL da imagem”. Através desta opção, basta que você copie a URL de alguma imagem disponível na internet e cole no campo de busca. 

Após inserir a URL da imagem que você deseja utilizar como critério de busca, basta clicar no botão “Pesquisa por imagem”, conforme destacado acima. 

Clicando com o botão direito do mouse em uma foto 

Para usuários do Google Chrome, as pesquisas no Google Imagens podem ser ainda mais fáceis. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse sobre uma imagem e selecionar a opção “Procurar imagem no Google”. 

Através dessa opção, você utiliza uma imagem como parâmetro de pesquisa, sem precisar copiar e colar a sua URL ou salvar a imagem no seu computador para fazer upload no Google. 

Em milésimos de segundos, uma nova aba será aberta com todas as informações disponíveis sobre a imagem que você pesquisou. 

Por parâmetros como tamanho ou tipo 

Você sabia que pode utilizar os filtros do Google Imagens para refinar suas buscas e aumentar as chances de encontrar exatamente o que procura? 

Se por algum motivo você não encontrou o que procurava a partir da busca tradicional, clique na opção “Ferramentas” e explore os filtros de pesquisa. 

Dentre as opções em filtro, você terá: 

  • Tamanho: qualquer tamanho, grande, médio ou ícone; 
  • Cor: qualquer cor, preto e branco, transparente ou uma cor específica a ser escolhida; 
  • Tipo: qualquer tipo, Clip Art, Desenho Linear, GIF; 
  • Tempo: qualquer horário, últimas 24 horas, última semana, último mês, último ano; 
  • Direitos de uso: todas: Licenças Creative Commons, Licenças Comerciais e outras. 

A partir das opções, forneça mais parâmetros para as suas buscas e encontre exatamente a imagem que precisa. 

Com o Google Lens 

O Google Imagens é repleto de recursos e funcionalidades interessantes, não é mesmo? Mas, e se fosse possível fotografar um local ou objeto com a câmera do seu celular e fazer uma pesquisa de forma instantânea? 

Pode fazer algo futurista, não é mesmo? Mas, a boa notícia é que essa possibilidade já existe e se chama Google Lens! 

Estamos falando de uma nova ferramenta de pesquisa disponibilizada pelo Google que usa inteligência artificial para localizar o que precisamos.

Afirmar que o Google Lens é um aplicativo que lê imagens pode ser a forma mais simples e direta para explicar essa incrível ferramenta. 

A inteligência artificial do Lens consegue analisar o que o usuário está vendo e apresentar imagens semelhantes. Para aproveitar ao máximo essa novidade, basta procurar pelo Google Lens na loja de aplicativos do seu celular. 

Como fazer download de imagens no Google 

Você já conheceu uma enorme variedade de opções para realizar suas pesquisas no Google Imagens. Sendo assim, é hora de conferir um passo a passo para fazer o download das imagens encontradas. 

Para fazer o download de imagens no Google, basta seguir o passo a passo abaixo: 

  1. Faça uma pesquisa no Google Imagens através do seu computador; 
  2. Escolha e abra uma das imagens apresentadas; 
  3. Dê um clique com o botão direito do mouse e escolha “Salvar imagem como…”; 
  4. Escolha um local no seu computador para salvar o arquivo. 

Viu só, como é fácil? 

Como o Google Imagens pode ajudar o seu site? 

Agora que já exploramos todos os recursos e funcionalidades do Google Imagens, é hora de descobrir como essa poderosa ferramenta pode contribuir para aumentar o tráfego e a visibilidade do seu site. 

Separamos 4 itens que consideramos interessantes e altamente relevantes para quem possui ou administra um site na internet. 

  • Melhoria de SEO; 
  • Aumento na aquisição de leads; 
  • Acréscimo de visibilidade para o seu site; 
  • Como otimizar arquivos para o Google Imagens. 

Na sequência, veremos mais detalhes e informações sobre cada opção apresentada na lista acima. 

Melhoria de SEO 

Os gestores e proprietários de sites na internet podem aplicar técnicas de SEO nas imagens adicionadas e publicadas em suas páginas, contribuindo de certa forma para acelerar o ranqueamento e melhorar o posicionamento no Google. 

Para isso, é preciso conhecer um pouco sobre as regras de SEO – Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca) e descobrir como aplicá-las nas imagens, com o objetivo de gerar maior volume de tráfego para o site. 

Neste conteúdo, por exemplo, utilizamos técnicas para que as pessoas que realizam buscas pelo tema aqui apresentado possam encontrá-lo através da pesquisa tradicional, por “palavras-chave” e também através do Google Imagens. 

Veja também:

Aumento na aquisição de leads 

Com a aplicação das melhores técnicas de SEO para imagens, você pode não só aumentar o tráfego, mas também a aquisição de leads do seu site, caso o objetivo esteja em vender algum tipo de produto ou serviço. 

Melhorando os parâmetros de SEO aplicado a imagens, você pode levar usuários da internet para visitar o seu site e realizar alguma ação nele, tornando-se um lead. 

Os navegantes podem ser convidados a clicar em um link e baixar um e-book gratuito, fornecendo dados de contato, como e-mail e telefone, comprar um produto online ou enviar uma mensagem no WhatsApp, por exemplo. 

São inúmeras as possibilidades disponíveis para sites e empresas que desejam adquirir leads na internet, e o Google Imagens pode ser um dos caminhos que leva os usuários até elas. 

Acréscimo de visibilidade para o seu site 

Aparecer nos primeiros resultados de pesquisa é o sonho de objetivo de todo e qualquer proprietário ou gestor de site. 

Não é novidade para ninguém que as páginas que ocupam as primeiras posições são aquelas que recebem mais acessos, e, portanto, que possuem maior visibilidade. 

Você já pensou no volume de visitas que o seu site poderia receber ao posicionar nas primeiras páginas do Google para palavras estratégicas? Certamente, milhares ou até mesmo milhões de acessos mensais.

No entanto, o que nem todos sabem é que conseguir as primeiras posições no Google Imagens também pode garantir um acréscimo significativo em termos de tráfego. 

Como otimizar arquivos para o Google Imagens? 

Por fim, agora que você já sabe que o Google Imagens pode contribuir para o tráfego e número de visitantes do seu site, é hora de conferir algumas dicas para otimizar os arquivos de imagem do seu site. 

Seguindo as dicas que vamos apresentar abaixo, suas chances de alcançar os primeiros resultados em diversas buscas e aumentar o tráfego do seu site, cresce bastante. 

  • Ao publicar uma imagem, insira uma descrição utilizando a Tag Alt; 
  • Crie uma boa legenda para as imagens publicadas no seu site; 
  • Priorize imagens retangulares, na proporção 4:3 ou 16:9; 
  • Utilize imagens leves e que carreguem rapidamente, sem perder a qualidade. 

Aplicando essas dicas nas imagens do seu site, você aumentará significativamente as suas chances de aparecer nos resultados de pesquisa do Google Imagens. 

Assim, você ainda pode economizar no Google Ads e nas estratégias de anúncio e tráfego pago! 

Por fim, agora que você já domina absolutamente tudo sobre a busca por imagens do Google, estamos chegando ao fim deste conteúdo. Esperamos que com ele tenhamos ajudado bastante, apresentado coisas que você até então, não sabia e esclarecido suas dúvidas. Até a próxima!

Navegue por tópicos

  • Como pesquisar imagens no Google 

    • Usando a barra de busca

    • Arrastando uma imagem para a caixa de pesquisa 

    • Pesquisando pela URL 

    • Clicando com o botão direito do mouse em uma foto 

    • Por parâmetros como tamanho ou tipo 

    • Com o Google Lens 

  • Como fazer download de imagens no Google 

  • Como o Google Imagens pode ajudar o seu site? 

    • Melhoria de SEO 

    • Aumento na aquisição de leads 

    • Acréscimo de visibilidade para o seu site 

  • Como otimizar arquivos para o Google Imagens? 

Tags:

  • Criador de Sites

HostGator

Provedora mundial de hospedagem de sites e outros serviços relacionados à presença online.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários