Google Meu Negócio: saiba como inscrever a sua empresa

O que é Google Meu Negócio e como inscrever a minha empresa?

Escrito por

terça-feira, 6 de novembro de 2018 | Comentários

Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que pode ser usada para divulgar a sua empresa e atrair novos clientes. É uma alternativa para se destacar em meio a enxurrada de informações que estão disponíveis na internet e, principalmente nas ferramentas de busca. Segundo o Google, as empresas que usam esse mecanismo têm o dobro de chance de conquistar a confiança dos usuários.

Como funciona o Google Meu Negócio?

Uma pergunta é unânime entre os empreendedores: como aparecer no Google? Afinal, todos querem dar mais visibilidade ao seu negócio, de preferência sem ter que pagar por isso. E a proposta do Google Meu Negócio é exatamente essa: ajudar as pessoas a encontrar a sua empresa por meio da busca local.

Na prática funciona assim: você é dono de uma pizzaria e há três quarteirões do seu estabelecimento alguém quer pedir uma pizza. O objetivo do Google Meu Negócio é conectar você ao seu cliente. Afinal, quanto mais o Google for útil para os usuários, mais as pessoas irão usá-lo. Por isso, a ferramenta se preocupa com a qualidade e relevância das informações que apresenta.

Conceito de proximidade

O Google Meu Negócio é um exemplo dessa preocupação do buscador em proporcionar a melhor experiência para os usuários. Por isso, a ferramenta se apoia no conceito Web 3.0, que visa compreender o contexto de quem faz a pesquisa. Isso explica o motivo de o Google priorizar os estabelecimentos mais próximos nos resultados de busca. É o chamado local search, ou busca local. E, essa preocupação em entender o usuário vai além.

Quer um exemplo? Recentemente foi realizada a Copa do Mundo, na Rússia. Quando alguém pesquisava sobre isso no Google, os resultados estavam diretamente relacionados ao andamento da competição. Ou seja, a ferramenta entendia que o usuário estava em busca de informações sobre os jogos, resultados, classificação dos países, etc. Se a mesma pesquisa for feita hoje o desfecho é outro, com uma abordagem mais histórica.

Agora, vamos supor outra situação. Um turista que estava na Rússia durante a Copa do Mundo pesquisa por “hotel em Moscou”. É aí que o Google Meu Negócio entra em ação. Ao identificar a localização desse usuário, a ferramenta apresenta os hotéis e pousadas mais próximos, com uma breve descrição, endereço, localização no mapa, telefone para contato, horário de funcionamento, imagens e avaliação de clientes.

5 vantagens de usar o Google Meu Negócio

Uma das principais vantagens de cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio é criar uma aproximação com seus clientes. Afinal, você pode gerenciar o que será exibido sobre o seu estabelecimento e interagir diretamente com o público.

1. Divulgar a sua empresa gratuitamente

Fique atento para indicar o endereço e telefone corretamente. Você também pode inserir o horário de funcionamento (inclusive em feriados ou datas comemorativas). Aproveite para divulgar seu site e atrair novos visitantes para a sua página.

2. Atrair novos clientes

No Google Meu Negócio também é possível inserir fotos e vídeos, tanto da sua empresa, quanto de produtos. Já diz o ditado: uma imagem vale mais que mil palavras. Portanto, aproveite essa oportunidade para atrair novos clientes. A ferramenta permite adicionar até um tour virtual.

3. Interagir com os clientes

Outra vantagem do Google Meu Negócio é a possibilidade de interagir diretamente com quem pesquisa sobre a sua empresa. A ferramenta envia notificações de novos comentários e você pode responder diretamente, estabelecendo uma conversa com seu público.

4. Visualizar relatórios completos

O Google Meu Negócio também oferece diversos insights sobre como os clientes interagem com a sua empresa na web. É possível ter indicativos sobre as ações dos usuários, como: quantos clicaram no site, traçaram uma rota para chegar até sua empresa ou ligaram, entre outras informações.

5. Publicar promoções

Que tal criar ações específicas para o Google Meu Negócio? A ferramenta permite publicar ofertas, promoções, ações sazonais ou lançamento de novos produtos. É mais uma alternativa para despertar o interesse das pessoas pela sua empresa.

Como inscrever a sua empresa no Google Meu Negócio

Você já deve estar convencido de que o Google Meu Negócio é uma excelente alternativa para divulgar sua empresa. Então, mãos à obra. Confira abaixo o passo a passo para inscrever sua empresa no Google Meu Negócio:

  • Crie uma conta no Gmail (é por meio dela que você vai administrar todas as informações);
  • Acesse a página Google Meu Negócio e clicar em “Comece Agora”;
  • Siga o passo a passo da ferramenta (é bem simples e intuitiva);
  • Edite todas as informações e confirmar a sua empresa no Google Meu Negócio;
  • Aguarde o recebimento do código “pin” (chega cerca de uma semana depois da solicitação);
  • Faça login no Google Meu Negócio e inserir o “pin”.
  • Aguarde alguns dias para a sua empresa começar a aparecer (em média leva uns 15 dias);
  • Acompanhe o painel de métricas e analisar os insights;
  • Promova melhorias e atualizações regularmente.

Se tiver alguma dificuldade você pode recorrer às respostas que a ferramenta disponibiliza para as perguntas frequentes ou participar fórum de ajuda do Google Meu Negócio.

Esperamos que essa estratégia contribua para sua empresa alcançar excelentes resultados. E, para finalizar, fica a sugestão de leitura de outros artigos que também poderão contribuir na divulgação do seu negócio:

Como um bom site ajuda a gerar mais negócios locais
5 maneiras de divulgar o seu site de forma eficaz
Tudo o que você precisa saber sobre SEO para mobile

Tags:, , , ,
Comentários
Pressione Enter para pesquisar ou ESC para fechar