Saiba como utilizar essa ferramenta para atrair mais clientes.

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que pode ser usada para divulgar sua empresa e atrair novos clientes. É uma alternativa para se destacar em meio à enxurrada de informações disponíveis na internet e principalmente nas ferramentas de busca. 

Segundo o Google, as empresas que usam esse mecanismo têm o dobro de chance de conquistar a confiança dos usuários. Veja a seguir mais informações sobre o que é Google Meu Negócio e como cadastrar sua empresa.

Como funciona o Google Meu Negócio?

Uma pergunta é unânime entre os empreendedores: como colocar meu negócio no Google? Afinal, todos querem dar mais visibilidade ao seu negócio, de preferência sem ter que pagar por isso. E a proposta do Google Meu Negócio é exatamente essa: ajudar as pessoas a encontrar sua empresa por meio da busca local.

Na prática, funciona assim: você é dono de uma pizzaria, e a três quarteirões do seu estabelecimento alguém quer pedir uma pizza. O objetivo da ferramenta Meu Negócio Google é conectar você ao seu cliente. 

Afinal, quanto mais o Google for útil para os usuários, mais as pessoas vão usá-lo. Por isso, a ferramenta se preocupa com a qualidade e a relevância das informações apresentadas. Para que seu negócio fique mais visível para os clientes, basta fazer login no Google Meu Negócio.

Por que colocar sua empresa no Google Meu Negócio

Muitos empresários se perguntam: “Por que colocar meu negócio no Google?”. Essa ferramenta se preocupa com a experiência dos usuários. Por isso, a ferramenta se apoia no conceito Web 3.0, que visa compreender o contexto de quem faz a pesquisa. 

Isso explica o motivo de o Google priorizar os estabelecimentos mais próximos nos resultados de busca. É o chamado local search, ou busca local, onde você entende como alterar endereço no Google Meu Negócio.

9 vantagens de usar o Google Meu Negócio

Uma das principais vantagens de cadastrar sua empresa na ferramenta do Google é criar uma aproximação com seus clientes. Afinal, você pode gerenciar o que será exibido sobre seu estabelecimento e interagir diretamente com o público.

1. Divulgar sua empresa gratuitamente

Fique atento para indicar o endereço e o telefone corretamente. Você também pode inserir o horário de funcionamento — inclusive em feriados ou datas comemorativas. Aproveite para divulgar seu site e atrair novos visitantes para sua página.

2. Atrair novos clientes

Com essa ferramenta do Google, também é possível inserir fotos e vídeos, tanto da sua empresa quanto de produtos. Já diz o ditado: uma imagem vale mais que mil palavras. Portanto, aproveite essa oportunidade para atrair novos clientes. A ferramenta permite adicionar até um tour virtual.

3. Interagir com os clientes

Outra vantagem da ferramenta é a possibilidade de interagir diretamente com quem pesquisa sobre a sua empresa. A ferramenta envia notificações de novos comentários e você pode responder diretamente, estabelecendo uma conversa com seu público e proporcionando uma boa experiência.

4. Visualizar relatórios completos

A ferramenta também oferece diversos insights sobre como os clientes interagem com a sua empresa na web. É possível ter indicativos sobre as ações dos usuários, como quantos clicaram no site, traçaram uma rota para chegar até sua empresa, ligaram, entre outras informações.

5. Publicar promoções

Que tal criar ações específicas para essa ferramenta do Google? Publique ofertas, promoções, ações sazonais ou lançamento de novos produtos. É mais uma alternativa para despertar o interesse das pessoas pela sua empresa.

6. Maior confiabilidade

Segundo o Google, empresas que mantém suas informações atualizadas possuem duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis pelos consumidores.

7. Mensuração de resultados

A plataforma permite que os negócios tenham controle sobre as ações dos usuários. É possível ver quantas pessoas ligaram diretamente para a empresa e quantos cliques o site teve, por exemplo. Ela funciona como uma espécie de Google Analytics.

8. Mais cliques

Empresas que postam fotos na conta do Google Meu Negócio possuem 42% mais solicitações de rota no Google Maps. Além disso, contam com 35% mais cliques para entrar no site.

9. Aumento do alcance da empresa

Essa ferramenta faz com que a sua empresa apareça na primeira página do Google e no Google Maps – o que ao natural já eleva a presença digital. Porém, é possível, ainda, atrair consumidores de outras regiões, superando os limites geográficos.

Como inscrever sua empresa nessa ferramenta

Confira abaixo o passo a passo para inscrever sua empresa no Google Meu Negócio:

  • Crie uma conta no Gmail. É por meio dela que você vai administrar todas as informações;
  • Acesse a página Google Meu Negócio e clicar em “Comece Agora”;
  • Siga o passo a passo da ferramenta, é bem simples e intuitivo;
  • Edite todas as informações e confirme sua empresa;
  • Aguarde o recebimento do código “pin” — chega cerca de uma semana depois da solicitação;
  • Faça login na ferramenta e insira o “pin”.
  • Aguarde alguns dias para sua empresa começar a aparecer — em média, leva 15 dias;
  • Acompanhe o painel de métricas e analise os insights,
  • Promova melhorias e atualizações regularmente.

Se tiver alguma dificuldade, você pode recorrer às respostas que a ferramenta disponibiliza para as perguntas frequentes ou participar do fórum de ajuda.

6 dicas para impulsionar sua empresa no Google Meu Negócio

1. Atualize as informações sobre a sua empresa

Quando um cliente procura por uma empresa no Google, geralmente ele deseja obter informações sem que precise entrar em contato para obtê-lo. Os campos que devem ser preenchidos e constantemente atualizados são:

  • Endereço;
  • Horário de funcionamento;
  • Telefone;
  • Produtos e serviços disponibilizados;
  • Breve descrição da empresa;
  • Site;
  • Avaliação de clientes;
  • Fotos.

Ao ser vinculado ao Google Maps, ainda permite que o usuário clique em “Como chegar” e automaticamente visualize o melhor

2. Crie um link curto para os clientes escreverem comentários

Com a sua página devidamente atualizada, é importante incentivar seus clientes a comentar. Para isso, uma estratégia é criar um link curto e compartilhá-lo nas suas redes sociais ou através de mensagens diretas. Para criar esse link, confira o passo a passo:

  1. Faça login no Google Meu Negócio e acesse o local para o qual deseja criar o nome curto;
  2. No menu, acesse “Informações” e “Adicionar nome curto”;
  3. Insira o nome com no máximo 32 caracteres. Caso ele não esteja disponível, receberá uma mensagem de erro para que refaça;
  4. Clique em “Aplicar” e, após ser aprovado, ele aparecerá no Perfil da empresa.

Para copiar seu URL e enviá-lo aos usuários, basta acessar o menu à esquerda, clicar em “Pág. Inicial” e, em seguida, em “Receba mais avaliações”.

3. Interaja com seus clientes

Não tem como impulsionar seu negócio sem dar uma atenção especial às avaliações. Segundo pesquisa da Provokers, 55% dos entrevistados disseram que confiam em avaliações online tanto quanto se elas fossem presenciais. E mais: 77% leem os comentários para decidir entre dois negócios.

Portanto, estimule quem já comprou de você a deixar um comentário falando sobre a experiência. Além disso, responda cada avaliação, mesmo que ela seja negativa. Utilize essas informações para aprimorar seu serviço ainda mais.

4. Habilite a troca de mensagens

Uma funcionalidade muito útil do Google Meu Negócio é a troca de mensagem. Através de um chat online, seus clientes podem entrar em contato e tirar dúvidas com a sua empresa de forma rápida e prática. Dessa forma, para habilitar essa opção, abra a ferramenta e siga o seguinte caminho:

  • Clientes;
  • Mensagens;
  • Ativar.

Uma vez ativada, basta voltar ao menu de clientes, clicar em mensagens e visualizá-las de forma cronológica. Lembre-se que é essencial conferir e responder cada uma delas. E uma dica bônus: habilite o chat apenas para horário comercial!

5. Crie posts com frequência

Para impulsionar sua empresa no Google Meu Negócio, é possível utilizar uma funcionalidade que muitos empresários desconhecem: trata-se da ferramenta de postagens. Esses post podem ser feitos nos seguintes formatos:

  • Textos;
  • Vídeos;
  • Imagens;

Eles ficam ativos por uma semana, sendo recomendado manter o perfil sempre atualizados com novas informações.

6. Libere o campo de agendamento

Quem é dono de restaurante, consultório ou outro tipo de comércio com possibilidade de agendamento, vai se beneficiar muito com mais essa funcionalidade do Google Meu Negócio.

Portanto, ao clicar no botão de agendamentos, o usuário é direcionado para uma landing page, onde será possível visualizar os dias da semana e os horários disponíveis. Após, basta preencher com as informações pessoais solicitadas e confirmar a reserva.

Esperamos que essa estratégia contribua para sua empresa alcançar excelentes resultados. Se você gostou dessa dica, confira nosso outro artigo e saiba mais sobre como um bom site ajuda a gerar mais negócios locais.