Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Saiba aqui quais são, a longo prazo, as desvantagens de utilizar uma hospedagem de site gratuita para o seu projeto.

Hospedagem de site gratuita vale a pena? Essa é uma dúvida comum entre aqueles que possuem ou estão pensando em construir um site.

A ideia de não precisar pagar por uma hospedagem pode parecer uma ótima escolha para quem deseja reduzir custos. No entanto, existem considerações importantes que precisam ser avaliadas, antes de uma decisão nesse sentido.

Para saber mais e descobrir se a hospedagem de site gratuita é uma boa opção ou não, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.

O que é hospedagem de site?

De forma simples, hospedagem de site é o local onde os arquivos, dados e recursos do seu site são armazenados e disponibilizados para serem visualizados pelos visitantes.

Quando você cria um site, ele é composto por diferentes arquivos, como HTML, imagens, vídeos e outros elementos multimídia. Esses arquivos precisam ser armazenados em um servidor de hospedagem para poderem ser acessados pelos usuários da internet.

As empresas de hospedagem possuem computadores poderosos, conectados à internet 24 horas por dia, 7 dias por semana, permitindo que seu site esteja sempre disponível para os visitantes.

Além disso, é importante destacar que existem vários tipos de hospedagem de site, desde a hospedagem compartilhada, onde vários sites compartilham os recursos de um servidor, até a hospedagem dedicada, onde você tem mais controle e recursos exclusivos para o seu site.

Hospedagem de site gratuita vale a pena?

Em um primeiro momento, a hospedagem de site gratuita pode parecer uma alternativa interessante, principalmente para quem deseja reduzir custos. No entanto, existem alguns pontos que precisam ser observados.

Não é tão poderosa quanto a hospedagem paga

A hospedagem de site gratuita geralmente oferece recursos limitados em comparação com as opções pagas. Na prática, isso inclui menor espaço de armazenamento, largura de banda restrita e capacidade de processamento limitada. 

Por sua vez, essas restrições podem dificultar o desempenho e a escalabilidade do seu site, especialmente quando o tráfego e as demandas aumentam.

Não oferece muitos recursos

Os provedores de hospedagem gratuita costumam fornecer apenas os recursos básicos necessários para manter um site funcionando. 

Em uma hospedagem de site gratuita, recursos avançados, como bancos de dados, suporte a tecnologias específicas, ferramentas de análise e backups automatizados geralmente não estão disponíveis. 

Não tem certificados de segurança

Os certificados SSL, que garantem a segurança e a criptografia das informações trocadas entre o navegador do usuário e o servidor, geralmente não são incluídos na hospedagem gratuita.

Na prática, isso significa que o site pode ser marcado como “inseguro” pelos navegadores, prejudicando a confiança dos visitantes e a classificação nos mecanismos de busca.

Ausência de serviços extras, como e-mail 

Os serviços de hospedagem de site gratuita não oferecem recursos adicionais, como contas de e-mail personalizadas associadas ao seu domínio. 

Ter um endereço de e-mail personalizado é essencial para a comunicação com os visitantes e clientes do seu site. Aqui na HostGator, por exemplo, nós oferecemos o Titan, um e-mail profissional com assinatura a partir de R$ 6,99 por mês.

Flexibilidade para fazer o projeto crescer

Com a hospedagem de site gratuita, você pode encontrar limitações à medida que o seu projeto começar a crescer.

A depender do volume de tráfego e dos recursos do seu site, você pode precisar de mais espaço em disco, largura de banda e capacidade de processamento. 

Certamente, a hospedagem gratuita não será capaz de acompanhar essas necessidades, dificultando o desenvolvimento e a escalabilidade do seu site.

Presença de suporte

Embora alguns provedores de hospedagem possam oferecer algum nível de suporte, geralmente ele é bastante limitado em comparação com os serviços pagos. 

Na prática, isso significa que pode ser difícil obter ajuda ou suporte técnico especializado em caso de problemas ou dúvidas relacionadas à hospedagem do seu site.

Conclusão

Agora que você já sabe que a hospedagem de sites gratuita não é segura, aproveite para conhecer os planos e serviços de hospedagem da HostGator.

Tenha uma hospedagem profissional pagando muito pouco, e fique livre da dor de cabeça que pode ser um serviço gratuito de hospedagem.

Navegue por tópicos

  • O que é hospedagem de site?

  • Hospedagem de site gratuita vale a pena?

    • Não é tão poderosa quanto a hospedagem paga

    • Não oferece muitos recursos

    • Não tem certificados de segurança

    • Ausência de serviços extras, como e-mail 

    • Flexibilidade para fazer o projeto crescer

    • Presença de suporte

  • Conclusão

Tags:

  • Criador de Sites

Ruan Filadelpho

Ruan Filadelpho é Redator SEO, Copywriter e especialista em tecnologia. Com larga experiência em grandes empresas do setor tecnológico, se especializou em produção de conteúdos para web. É certificado pela HubSpot e pela Cont Rocket, e atualmente escreve sobre tecnologia, marketing, finanças e contabilidade.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários