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Saiba mais sobre a proposta da logística reversa e como você pode aplicar esse hábito no dia a dia da sua empresa.

Você sabe o que é logística reversa e como a adoção desse tipo de processo por parte das empresas pode contribuir para o meio ambiente?

A logística reversa é um assunto que ganha cada vez mais força, à medida que cresce a preocupação da sociedade com a preservação do meio ambiente e as gerações futuras. 🌳🌳🌳

Para termos uma ideia da importância deste tema, são anualmente gerados 80 milhões de toneladas de lixo no Brasil e cerca de 2 bilhões de toneladas em todo mundo. 

Sem dúvida alguma, é muito lixo prejudicando o meio ambiente, e a logística reversa pode contribuir para solucionar esse tipo de problema. Quer saber como? Então confira o conteúdo que preparamos para você. 😉

O que é logística reversa?

A logística reversa é uma ferramenta que contribui para redução do lixo gerado pela sociedade, ajudando a diminuir custos e na preservação do meio-ambiente.

Este modelo logístico é empregado sempre que o consumidor solicita a troca ou devolução de um produto, mas também pode ser utilizado para evitar que embalagens e produtos usados sejam descartados de forma inadequada na natureza.

Como o próprio nome sugere, na logística reversa o produto retorna do cliente para o fornecedor, fazendo o caminho inverso ao da compra. Em algumas organizações, esse recurso até já faz parte do processo de pós-venda.

As mercadorias e embalagens que retornam para os fornecedores após o uso podem ser recicladas e reaproveitadas, evitando descarte na natureza e reduzindo uma boa parte dos custos de produção.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então confira o material que preparamos em áudio no Blog Express:

Qual é a origem da logística reversa?

A logística reversa já é aplicada em países mais desenvolvidos há bastante tempo. Na Europa, por exemplo, essa técnica é empregada há mais de 30 anos.

No entanto, aqui no Brasil, ela começou a ganhar mais força após a aprovação e publicação da Política Nacional de Resíduos de 2010.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos dispõe sobre princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público.

Em direção a proteção do meio ambiente e a implantação da logística reversa no Brasil, podemos destacar o artigo 33 da legislação em questão, que determina o seguinte:

“Art. 33.  São obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de:

I – agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, assim como outros produtos cuja embalagem, após o uso, constitua resíduo perigoso, observadas as regras de gerenciamento de resíduos perigosos previstas em lei ou regulamento, em normas estabelecidas pelos órgãos do Sisnama, do SNVS e do Suasa, ou em normas técnicas; 

II – pilhas e baterias; 

III – pneus; 

IV – óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens; 

V – lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista; 

VI – produtos eletroeletrônicos e seus componentes.”

É claro que ainda existe muito para evoluir, mas este é o marco que deu início a logística reversa em nosso país. 😀

Como funciona a logística reversa?

A implantação da logística reversa em seus processos ainda é um desafio para muitas empresas, mas é cada vez mais urgente e necessária.

Para que você compreenda melhor e domine o assunto, veja como funciona este modelo logístico, na prática, através do passo a passo abaixo:

  1. Consumidor devolve o produto ou embalagem: tudo começa com um pedido de devolução, troca ou descarte de embalagens e produtos por parte dos clientes. A partir deste start, o lojista coleta ou determina pontos de coleta para recolhimento dos itens.
  1. Devolução dos produtos e embalagens para o fabricante: após a coleta, o lojista dá continuidade ao caminho inverso, retornando à mercadoria ou suas embalagens para o fabricante.
  1. O fabricante se compromete com a destinação correta: por fim, o fabricante promoverá a destinação correta dos itens, podendo destiná-los ao reuso, reciclagem ou, em último caso, ao descarte adequado, ou seja, de forma a não causar prejuízos ao meio ambiente.

Observe que o processo é muito mais simples do que parece, e com um pouco de esforço das empresas e boas políticas públicas pode ser perfeitamente colocado em prática. 😉

Principais vantagens dessa ação

Agora que você já sabe o que é e como funciona a logística reversa, é hora de conferir suas principais vantagens e entender o que faz com que este assunto seja cada vez mais discutido.

Redução de custo

Um dos benefícios que merece o nosso destaque é a redução de custos, já que, com o retorno das mercadorias utilizadas, a produção de novos produtos pode se tornar mais barata e econômica.

Além disso, na maioria dos casos o fabricante conseguirá reaproveitar as embalagens que retornaram para embalar novos produtos gastando menos.

Diferencial competitivo

É crescente o número de pessoas que adquirem consciência ambiental e que pensam na proteção do nosso planeta e nas gerações futuras.

Em meio a este cenário, empresas que investem em soluções como a logística reversa e são parceiras do meio ambiente podem contar com um importante diferencial competitivo.

Adequação à lei

Como destacamos anteriormente, temos algumas empresas que são obrigadas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos a investir na logística reversa.

Partindo deste princípio, para muitos negócios a adequação à lei, evitando possíveis penalidades, pode ser compreendida como uma importante vantagem.

logística reversa

Responsabilidade compartilhada

A Política Nacional instituiu a responsabilidade compartilhada pela correta destinação dos resíduos sólidos, incluindo a parcela de contribuição dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, dos consumidores e também dos titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos.

Dessa forma, é possível estabelecer uma cadeia de ações que vai além das empresas e que no final das contas beneficia toda sociedade.

Tipos de logística reversa

Talvez você ainda não saiba, mas existem dois tipos de logística reversa, sendo uma delas a de pós-venda e a outra a de pós-consumo.

Para que você entenda melhor o assunto e saiba como diferenciar ou aplicar cada uma delas, vamos explicá-las separadamente.

Pós-venda

A logística reversa de pós-venda tem maior relação com a satisfação das expectativas dos clientes e com o direito do consumidor, por isso vem sendo aplicada a mais tempo.

Este é o modelo logístico empregado para devolução de produtos com defeito, por arrependimento da compra ou para simples substituição da mercadoria.

Salvo nos casos onde o produto apresentou defeito, foi violado ou danificado, o item poderá ser colocado novamente à venda pelo lojista.

Pós-consumo

Por sua vez, a logística reversa de pós-consumo é aquela que está ligada a política de destinação correta de resíduos e a preocupação com o meio ambiente.

Aqui, o produto e sua embalagem retornam após o uso, podendo ser empregadas técnicas de reuso, reciclagem e reaproveitamento.

Neste caso, o produto passa por novo processo de beneficiamento para ser reinserido no mercado e destinado ao consumo.

Qual a relação entre logística reversa e experiência do cliente?

Muitas empresas ainda não se deram conta, mas a implantação de uma política eficiente de logística reversa pode contribuir de forma direta para a experiência dos clientes.

Empresas que conseguem simplificar o processo de troca e devolução de mercadorias costumam conquistar a preferência do público e obter credibilidade perante os clientes.

Na hora de realizar uma compra na internet, por exemplo, é muito provável que os consumidores optem por empresas que garantam uma devolução fácil e rápida em caso de necessidade.

Além disso, as empresas que aplicam este novo conceito logístico demonstram sua preocupação com as questões ambientais e, com isso, conquistam o respeito e a admiração do público.

Com isso, mesmo que a princípio você possa não ter notado, saiba que uma boa política de logística reversa pode ser estratégica para aumentar suas vendas.

Dicas para implantar a logística reversa em sua empresa

Se, assim como nós, você também acredita na importância e no potencial da logística reversa, confira algumas dicas e comece a implantá-la na sua empresa.

Ao contrário do que muitos pensam, pode ser mais fácil do que se imagina adotar esse tipo de prática, e com isso, contribuir para o meio ambiente, captar mais clientes e reduzir custos produtivos.

Capacite a equipe

A logística reversa ainda é uma grande novidade, sendo natural que a maior parte dos seus funcionários não saibam o que é preciso fazer para colocá-la em prática, ou nem mesmo como essa ferramenta funciona.

Sendo assim, o primeiro passo para implementá-la aos seus negócios é investir no treinamento, conscientização e preparação da sua equipe.

Todos precisam entender o que é, como funciona a logística reversa e como a empresa pretende colocar esse tipo de ação em prática.

Pense na logística de transporte

Para tirar os planos do papel, você também precisará pensar na logística de transporte para que os produtos e embalagens retornem para a sua empresa de forma prática, ou seja, sem causar transtornos para os clientes.

Você pode, por exemplo, combinar suas rotas de entrega e coleta, reduzindo assim os custos logísticos com deslocamento e funcionários para implantação da logística reversa.

Fale com o cliente

Para que uma política de logística reversa tenha sucesso, também é preciso pensar em boas estratégias de comunicação com os clientes.

Os consumidores precisam saber que este tipo de política é adotada pela empresa e quais são as diretrizes e procedimentos para coleta de produtos, seja para troca ou para correta destinação pós-consumo.

Tenha um controle de finanças e de estoque

Por fim, vale destacar a necessidade de fortalecer e organizar os controles financeiros e de estoque da empresa, evitando, dentre outras coisas, o descontrole das quantidades em estoque.

Em síntese, para o sucesso da logística reversa é preciso colocar em prática um controle de todas as entradas e saídas, seja em termos quantitativos ou financeiros.

Conclusão

Após conhecer o conceito e os benefícios da logística reversa, é hora de começar um planejamento para colocá-la em prática na sua empresa.

Como destacado ao longo deste conteúdo, além de contribuir para o meio ambiente, você pode aumentar a satisfação dos clientes e reduzir custos.

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Ruan Filadelpho

Ruan Filadelpho é Redator SEO, Copywriter e especialista em tecnologia. Com larga experiência em grandes empresas do setor tecnológico, se especializou em produção de conteúdos para web. É certificado pela HubSpot e pela Cont Rocket, e atualmente escreve sobre tecnologia, marketing, finanças e contabilidade.

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