Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Conheça o que é PHP, como ele ajuda na construção de páginas web dinâmicas e porque a sua atualização é essencial para evitar quebras na segurança dos seus dados e site.

Todo software possui um ciclo de vida, e com o PHP não seria diferente. Para acompanhar todas as mudanças, é necessário fazer atualizações constantes.

As atualizações são importantes para que o seu site e banco de dados permaneçam protegidos e com alta performance. Porém, a pergunta que fica no ar é: como fazer isso? Caso tenha essa dúvida, falaremos sobre isso neste post. Confira!

Versões de PHP descontinuadas do cPanel

As versões 7.3, 7.4 e 8.0 foram descontinuadas do cPanel. Essa atualização é necessária para garantir a segurança tanto dos nossos clientes quanto dos nossos servidores.

Quando uma versão de PHP atinge o fim de sua vida útil, deixa de receber atualizações de segurança. Quando isso acontece, as aplicações ficam vulneráveis a ataques.

Recomendamos que você realize a atualização dessas versões, visto que em breve elas não serão mais suportadas em nossos servidores. 

Versões de PHP disponíveis no cPanel

As versões de PHP 8.1, 8.2 e 8.3 estarão disponíveis para seleção no cPanel. Essas são as versões mais recentes e continuam a receber atualizações essenciais de segurança, correções de bugs e melhorias de desempenho.

Se o seu site ainda não é compatível com essas versões, é altamente recomendável que você atualize sua programação. Ao fazer isso, você garante que todos os recursos são compatíveis, além de aproveitar as atualizações mais recentes do PHP. 

Como alterar a versão do PHP

Lembre-se: antes de realizar qualquer atualização, recomendamos sempre que faça um backup completo de todos os arquivos e dados do seu site. Dessa forma, você possa restaurá-lo em caso de problemas ocasionais como site quebrado. 

Confira o passo a passo de como realizar a alteração da versão de PHP: 

  • Acesse o cPanel – Se necessário, veja o tutorial → Como acessar o cPanel
  • Na barra de busca, procure por Alterar versão do PHP ou Gerenciador de MultiPHP e clique sobre a opção encontrada;
  • Na seção “Definir versão de PHP por domínio”, selecione o(s) domínio(s) que deseja alterar; 
  • Escolha a versão do PHP – Recomendamos a versão 8.3. Quanto maior o número, mais atualizada é a versão. 
  • Para concluir, clique em Aplicar e depois acesse seu site para conferir se tudo está funcionando. Caso tenha algum problema, reverta para a versão anterior do PHP ou restaure o backup. Se ainda precisar de ajuda, entre em contato com o suporte.

⚠ A versão do PHP é definida para o domínio inteiro. Geralmente, todos os subdiretórios, subdomínios e domínios estacionados herdarão a mesma versão do PHP do domínio principal. 

Por que Atualizar o Seu PHP?

O PHP é uma das linguagens de programação mais populares para desenvolvimento web. Sua manutenção é essencial para garantir um ambiente online seguro e eficiente.

A seguir, discutiremos os principais motivos pelos quais você deve manter seu PHP atualizado.

1. Segurança Aprimorada

Manter seu PHP atualizado é fundamental para proteger seu site e os dados dos seus usuários. Versões mais antigas do PHP podem conter falhas exploráveis por invasores.

Por conta disso, atualizações regulares fornecem:

  • Atualizações de segurança: correções de bugs são lançadas frequentemente em versões mais recentes;
  • Proteção de dados sensíveis: a atualização ajuda a manter a integridade dos dados sensíveis armazenados em seu banco de dados;
  • Conformidade com regulamentações: em muitos casos, regulamentações exigem que você mantenha seu software atualizado para proteger a privacidade dos dados dos usuários.

2. Melhor Desempenho

O desempenho é um fator crítico para o sucesso de um site. Atualizar o PHP pode trazer vantagens significativas nesse aspecto:

  • Otimizações de desempenho: versões mais recentes do PHP frequentemente incluem otimizações que tornam seu site mais rápido e responsivo;
  • Economia de recursos: com uma versão atualizada, seu servidor consome menos recursos, reduzindo custos de hospedagem e melhorando a eficiência energética;
  • Experiência do usuário: um site que carrega rápido melhora a experiência do usuário e pode aumentar a taxa de retenção de visitantes.

3. Compatibilidade com novas tecnologias

A tecnologia está em constante evolução, e seu site precisa acompanhar as mudanças para continuar relevante e funcional. Atualizar o PHP garante:

  • Suporte a novas bibliotecas e frameworks: as versões mais recentes do PHP são compatíveis com as bibliotecas e frameworks mais recentes. Dessa forma, permitem que você aproveite as últimas inovações;
  • Integração com APIs modernas: muitas APIs de terceiros exigem versões atualizadas do PHP para funcionar corretamente. Isso garante que seu site possa interagir com serviços externos;
  • Futuro-Preparação: mantendo-se atualizado, você está preparando seu site para as tecnologias emergentes. Elas podem ser cruciais para o crescimento futuro de seu negócio. 

Conclusão

Nesse artigo, você se inteirou sobre as versões mais recentes do PHP e como fazer a alteração da versão de PHP no cPanel. Além disso, compreendeu a importância de manter-se atualizado para assegurar a segurança contínua do seu site. 

Se você tiver alguma dúvida ou sugestões sobre algo que não foi mencionado, sinta-se à vontade para deixar seus comentários abaixo. Estamos abertos a feedbacks e podemos considerar atualizações futuras para este artigo. 

Além disso, gostaria de sugerir alguns artigos relacionados que podem complementar sua compreensão sobre o assunto: 

Estamos ansiosos para continuar acompanhando você em sua jornada de desenvolvimento web segura e bem-sucedida. Até a próxima atualização! 🙂

Navegue por tópicos

  • Versões de PHP descontinuadas do cPanel

  • Versões de PHP disponíveis no cPanel

  • Como alterar a versão do PHP

  • Por que Atualizar o Seu PHP?

    • 1. Segurança Aprimorada

    • 2. Melhor Desempenho

    • 3. Compatibilidade com novas tecnologias

  • Conclusão

Tags:

  • Hospedagem de Sites

Bruna Saturnino

Mais de 2 anos de experiência no Suporte Técnico da HostGator. Ama o universo do cinema, tecnologia, livros, animais fofinhos e clássicos do rock. Aqui para te ajudar a explorar o mundo digital e expandir a sua presença on-line!

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários