Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

A versão 8.2 do PHP traz diversas novidades para a performance e mudanças de códigos na linguagem, confira nesse artigo mais a respeito!

A versão 8.2 do PHP tem a data de lançamento para o dia 08 de Dezembro de 2022 e trouxe diversas novidades que vão trazer evoluções para os programadores e também em performance para quem utiliza PHP em seu site! Nesse artigo iremos abordar as novidades da versão 8.2 do PHP. Vamos lá?

O que é PHP?

O PHP é a principal linguagem de programação usada no WordPress e em diversos outros CMS. Sua função é vital por fazer a comunicação entre os dados do seu banco de dados com o corpo HTML de páginas de um site.

Como um dono de site ou desenvolvedor, você já deve estar familiarizado com a importância de manter seu WordPress, temas e plugins atualizado. Contudo, também é de extrema importância manter seu PHP sempre atualizado.

Você pode acompanhar na página de versões estáveis do PHP, quais versões são atualmente recomendadas para uso e quais já estão descontinuadas, gerando uma pior performance e insegurança.

Novidades da versão 8.2 do PHP

O PHP 8.2 trouxe grandes melhorias ao PHP 8.0 e PHP 8.1, o que não é tarefa fácil. As novidades você pode encontrar em detalhes na página oficial do PHP 8.2. Confira abaixo alguns destaques:

Novos recursos

  • Melhora na performance na compilação do código. Agora o PHP consegue lidar com processos de forma um pouco mais veloz, em média 3% mais rápido que suas versões anteriores (não chega a ser uma mudança tão expressiva como foi com a atualização da versão 7.4 para a 8.0, mas mostra uma evolução).
  • Classes Readonly. Na versão 8.1 foi introduzida a propriedade do tipo readonly para classes e agora na 8.2 é possível definir a classe inteira como readonly tornando o código menos redundante.
  • ODBC agora escapa metacaracteres de usuários e senhas. Essa limitação era uma fragilidade do PHP, pois, era uma forma de se injetar comandos a partir de um input inserido pelo usuário e agora não ocorrerá mais.

Descontinuações

  • Descontinuado interpolação de strings ${}. O PHP é bem flexível quando se trata de embedar variáveis em strings, porém, ao usar interpolação de strings essa flexibilidade acabava gerando algumas interações confusas e para evitar isso agora está sendo descontinuado esse tipo de interpolação, gerando um aviso de deprecated se ainda utiliza e a partir da versão 9.0 não será mais possível utilizar esses métodos.
  • Descontinuados as funções utf8_encode() e utf8_decode(). Por conta dos nomes das funções cria-se a impressão de que esta função converte textos de UTF-8 para qualquer outra, mas na verdade faz isso somente para o charset ISO 8859-1

Eai? Se interessou com as mudanças do PHP? Não deixe de conferir a documentação oficial com todos os detalhes do que foi implementado e descontinuado!

Considerações Finais

Nesse artigo você conheceu as novidades da versão 8.2 do PHP.

Se você sentiu alguma dificuldade ou então tem alguma sugestão de algo que não foi mencionado, basta deixar aí nos comentários que no futuro podemos trazer atualizações para este artigo. Também indico esses outros materiais relacionados com este assunto:

Até a próxima! :^)

Navegue por tópicos

  • O que é PHP?

  • Novidades da versão 8.2 do PHP

    • Novos recursos

    • Descontinuações

  • Considerações Finais

Tags:

  • Hospedagem de Sites

Julio Pires

Analista de Conteúdo Técnico na empresa HostGator e estudante de Física na UFSC. Gosta de maratonar séries, jogar jogos clássicos, nunca nega uma partida de xadrez e busca estar sempre atualizado com o mundo da tecnologia.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários