Saiba como as boas ideias de marketing podem ajudar no crescimento da sua escola de idiomas!

Muitas empresas estão nas redes sociais, mas nem todas conseguem atrair tantos clientes quanto gostariam. Até porque, não só de redes sociais um negócio sobrevive, certo?

Isso acontece em vários empreendimentos, incluindo na Educação. Por isso, descobrir como aproveitar boas ideias de marketing para a sua escola de idiomas pode ser uma ótima forma de alavancar o crescimento do negócio.

Neste artigo, mostraremos todas as vantagens e como utilizar as estratégias de marketing para aumentar a captação de alunos para a sua escola de idiomas. Confira!

Por que utilizar marketing para escola de idiomas?

Utilizar estratégias de marketing para escolas de idiomas pode ser uma excelente forma de se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Por isso, é importante investir em inovação constante para conquistar novos alunos. 

Aliás, as boas ideias de marketing para escola de idiomas podem ajudar na construção de uma marca forte para o seu negócio.

Além de mais lucro, a sua escola vai conseguir uma boa reputação no mercado. 

Como utilizar as ideias de marketing para escola de idiomas?

Agora que você entendeu a importância das boas ideias para escola de idioma, é hora de conhecer o passo a passo para aplicá-las no seu negócio. Veja abaixo algumas dicas.

1 – Descubra mais sobre o seu público

Para realizar qualquer comunicação de qualidade, o primeiro passo é conhecer bem quem é o seu público nas redes sociais. Faça pesquisas nos stories para identificar dados demográficos, gostos, interesses, desafios, desejos e medos dos seus seguidores.

Quanto mais informação você tiver sobre o seu público, melhor vai ser o conteúdo oferecido e melhor será o engajamento. Depois dessa pesquisa, crie uma persona, que é um modelo do seu público-alvo.

Lembre-se de ter esse modelo em mente para elaborar postagens e ideias de marketing para escolas de idiomas.

2 – Invista em conteúdo de qualidade

Saiba que as pessoas não estão nas redes sociais para comprar, mas sim buscar conhecimento e entretenimento.

Por isso, nada de ficar só postando propaganda paga de escola de idiomas. Agora que você já criou a sua persona, use ela para elaborar o melhor conteúdo possível.

Utilize SEO na criação dos conteúdos e trace uma estratégia junto a um time exclusivo para Conteúdo. Esse investimento a longo prazo certamente irá render ótimos resultados!

Muitas empresas que investem em conteúdo e SEO acabam, com o tempo, conseguindo mais retorno com resultados orgânicos do que com a mídia paga.

Criar um blog que entregue conteúdos e ensinam ao público com conteúdos complementares ao que eles irão aprender na escola de idiomas é uma ótima ideia!

Alguns exemplos: gramática de idiomas, idiomas mais falados, materiais complementares para estudo em formato e-book, entre outros.

Os conteúdos que mais engajam são aqueles que tocam sentimentos profundos do seu público e os ajudam a alcançar objetivos.

Com isso, você poderá atrair novos leads e potenciais clientes.

3 – Conte com o depoimento dos alunos da sua escola de idiomas

A melhor prova de que sua escola tem qualidade são os depoimentos dos alunos. Então, imagine se você colocar depoimentos com os alunos falando em inglês ou em algum outro idioma ensinado pela escola!

Seria o maior sucesso, não é mesmo? Só não esqueça de colocar as legendas para quem não é aluno também entender.

Coloque os depoimentos no site da empresa, em alguma parte em destaque com foto do aluno, o nome e idioma que ele aprendeu ou está aprendendo e uma frase dita pelo próprio aluno.

O ideal é fazer uma seção no site ou na parte inferior do site.

4 – Conte com os influenciadores digitais!

Uma das estratégias de marketing que mais dá resultado, quando bem aplicada, é utilização de influenciadores digitais para divulgar seus produtos.

Geralmente, o custo não é muito alto. Portanto, se você escolher bem os influenciadores, as chances de trazer mais alunos para a sua escola são enormes.

Ao contratar, por exemplo, um influenciador do YouTube que pode fazer uma aula online da sua escola de idiomas, o influenciador já faz uma demonstração do produto para o público e fala o que achou. Isso torna muito mais fácil atrair novos clientes!

Tente focar em influenciadores que produzem conteúdos sobre viagens a outros países, por exemplo, ou que ensinam sobre idiomas!

5 – Aproveite o potencial da sua equipe! 

Aproveite os seus melhores professores e peça ajuda para realizar lives nas redes sociais sobre assuntos que chamam bastante atenção.

Uma boa ideia também é fazer conteúdos de lives sobre negócios e cultura com os funcionários da própria empresa. Isso os faz se sentirem valorizados ao mesmo tempo em que todos entregam valor aos clientes.

Você pode fazer o convite com antecedência por e-mail para trazer pessoas que já se interessaram por sua escola de idiomas, mas ainda não fizeram matrículas.

6 – Interaja com o público

Você precisa conhecer profundamente a cabeça do seu público e saber quais são as objeções para não terem comprado seu curso de idiomas. A melhor forma de fazer isso é interagindo com ele. 

Portanto, faça perguntas em lives e redes sociais, envie pesquisas de satisfação, observe os comentários que o público deixa nas postagens.

No Instagram, faça enquetes e caixas de perguntas para aproveitar o que o público tem a dizer para a sua escola de idiomas.

Esteja sempre ligado nas necessidades e crie soluções que atendam as necessidades do público. 

7 – Tenha um site para atrair o público

As redes sociais são ótimas para descobrir novos clientes, interagir e engajar. Porém, elas são um terreno alugado que, de uma hora para outra, podem mudar de regras ou deixarem de existir.

Por isso, sempre é bom investir em segurança de um site para a sua escola de idiomas.

Um site é como um portfólio dos seus produtos e é lá onde vai mostrar tudo o que a sua escola de idiomas vai ter para oferecer ao público.

Tenha sempre em mente que é essencial mostrar em menus o que a escola tem, como por exemplo: Os idiomas oferecidos, os produtos, onde estão as escolas, contato e outras informações que a empresa julgue essencial.

8 – Invista em e-mail marketing e newsletter

Ao captar e-mails em formulários ou newsletters, você também vai poder interagir melhor com o seu público, avisando sobre novos conteúdos e promoções.

Por isso, utilize ferramentas de e-mail marketing para otimizar o processo. Isso irá se conectar com os conteúdos criados no blog e até mesmo com o site da escola.

Um exemplo de e-mail marketing é quando o lead se interessa pelo idioma inglês e você pode começar a fazer uma jornada de e-mail marketing sobre o idioma.

Dessa forma, a pessoa tem mais interesse no idioma e posteriormente no produto que a sua escola de idiomas oferece.

Um site é como um portfólio dos seus produtos e é lá onde vai mostrar tudo o que a sua escola de idiomas vai ter para oferecer ao público.

9 – Um aplicativo para a sua escola de idiomas!

Em algum momento, as pessoas vão querer informações sobre as aulas, sobre pagamentos, materiais ou qualquer outra informação adicional da escola. Porém, nem sempre estamos disponíveis próximos de um computador.

Além disso, no celular as informações nem sempre são otimizadas o bastante para acessar, certo?

Um aplicativo seria o ideal para que os alunos pudessem acessar as informações e terem uma experiência ainda melhor com a escola, tendo então um diferencial muito importante à frente de outras escolas de idiomas.

Lembre-se de contratar uma boa equipe para realizar o projeto, que conheça bem sobre ASO e que possa sempre otimizar o aplicativo da sua escola de idiomas.

10 – Ensino à Distância (EAD) para escola de idiomas

Não apenas a pandemia de COVID-19, mas também já é uma tendência de muitas escolas de idiomas possuírem o EAD aplicado como estratégia. O diferencial está na plataforma de ensino e em como a comunicação é feita com os alunos.

Não deixe de ter um bom time pedagógico para acompanhar os alunos nas aulas EAD, prontos para enviar horários de aulas, fazer alterações em horários, caso seja necessário e, além disso, manter a qualidade de ensino.

A plataforma de ensino também é um diferencial muito importante. Pesquise bem qual plataforma a sua escola de idiomas irá oferecer.

Pense em alguma plataforma com gamificação e que ofereça uma ótima experiência do usuário (UX).

11 – Metodologia de ensino

Existem escolas de idiomas no mercado que focam muito na metodologia de ensino. Algumas com muitos anos de experiência, outras com o método de ensino focado na conversação.

Mas não só isso! Sua escola de idiomas tem como diferencial, por exemplo, ministrar aulas em lugares ao ar livre, eventos fixos, e por aí vai?

Seja qual for o método da sua escola, lembre-se de lembrar ao público sobre ela. Fale como é a metodologia da sua escola, qual é o diferencial e porque os alunos gostam de aprender com ela.

12 – Atendimento ao Cliente

Não adianta fazer tantas estratégias boas e não fazer um bom atendimento ao cliente, certo? Certo!

Quando lidamos com serviços, isso é ainda mais claro. Os clientes também podem indicar os serviços da sua escola de idiomas e mais ainda se você atendê-los bem.

Veja o vídeo produzido pela HostGator sobre como encantar o cliente!

Não permita que seus clientes se sintam mal utilizando seus serviços, ou sejam mal atendidos no sentido de não terem suas aulas, entregar a eles agenda de aulas com  horários errados e um atendimento online negativo, por exemplo.

Invista em um time de atendimento e de qualidade e a sua escola irá colher os melhores frutos. 

Saiba como obter cada vez mais resultados para a sua escola!

Gostou de aprender mais sobre as ideias de marketing para escolas de idiomas? Que tal continuar investindo em novas estratégias e obter mais resultados?

No blog da HostGator, você encontra um conteúdo que ajuda a entender como utilizar os gatilhos mentais para aumentar as vendas do seu negócio.