Está querendo criar um site para escola? Neste post, você encontra três dicas importantes para começar a seguir e descobre como a HostGator pode ajudar.

Ter um site para escola é fundamental para conquistar o seu lugar diante desse mercado tão competitivo. Seja para atualizar os dados sobre os horários de funcionamento ou dar instruções sobre o início das matrículas, a plataforma se transforma em um meio de colocar o seu negócio no “mapa”.

O modo como as famílias procuram por uma escola já não é como antes. Seja por indicação ou pela reputação, a sua presença on-line faz uma grande diferença na hora dos pais decidirem por matricular ou não os filhos.

É nesse momento que ter um site bem construído te ajudará a aumentar a autoridade da sua escola e conseguir novos alunos. Oferecer um conteúdo on-line de qualidade também se tornou um requisito básico para qualquer instituição de ensino que queira sobreviver às recentes transformações. 

Nesse artigo, explicamos o passo a passo sobre como fazer um site para escola. Fique atento às dicas que separamos para você e saiba como podemos te ajudar no processo a seguir!

1. Registre um domínio para o site

Para começar a tirar do papel o seu site para escola, você deve ter um domínio próprio, ou seja, o seu endereço na internet, como uma porta de acesso a sua plataforma. 

O domínio para site pode ser construído com até três partes: nome, extensão e código do país, sendo que esta última parte é opcional. Para entender melhor, exemplificamos abaixo:

Estrutura domínio web

Lembre-se que, antes de escolher um domínio e criar um site institucional, é importante verificar se o nome já não está sendo usado. Para fazer essa pesquisa, uma das opções é usar uma plataforma de busca.

Ferramenta de pesquisa de domínio Registro BR
Ferramenta de pesquisa de domínio – Registro BR

Dessa forma, o seu site para escola pode ter um domínio com o nome da instituição ou algo mais criativo. Porém, vale ressaltar que é importante que o domínio seja fácil de escrever e lembrar, tendo a ver com o seu negócio.

2. Escolha uma hospedagem

Depois que você já decidiu sobre o domínio, o próximo passo é escolher a hospedagem de site. Esse é o lugar onde você construirá a sua plataforma. Em outras palavras, é onde dados, conteúdos e outras informações serão armazenados. 

Como a hospedagem tem um papel fundamental, é importante que você analise bem para escolher o tamanho e o tipo que você precisará. Para fazer uma boa avaliação da sua necessidade, você precisa fazer perguntas, como: “será um site institucional ou um blog?” e “quantas visitas mensais receberei em média?”

Para isso, você pode contar com a HostGator: oferecemos hospedagens de sites estáveis, que te ajudam a prevenir a perda de clientes. Inclusive, ao acessar o nosso blog, você encontra diversos conteúdos para te ajudar a escolher o melhor.

3. Comece a planejar o site da sua escola

Agora é hora de “pôr a mão na massa”. A primeira coisa a fazer é ter uma ideia clara sobre como o site para escola deve ser. Para isso, coloque-se no lugar de seus alunos e pense na forma como você quer que eles naveguem pela plataforma. 

Outra questão que você deve levar em conta é se o site escolar possui conteúdos, vídeos e fotos de qualidade. Isso porque essas informações te ajudam a gerar autoridade e confiança, além de incentivarem o contato de novos alunos. Abaixo, separamos algumas sugestões sobre como estruturar o seu website.

  • Cursos oferecidos: seções das áreas de atuação da sua escola;
  • Equipe: coloque fotos bem produzidas do seu quadro de colaboradores;
  • Informações de contato: localização e telefone da sua escola;
  • Área de atendimento on-line: ofereça um espaço para solicitar atendimento ou marcar uma visita.

Caso você queira fazer o site para escola sozinho, saiba que é possível. Para isso, você pode contar tanto com o “Criador de Sites” da HostGator quanto com o popular WordPress.

Também não esqueça de construir seu site já pensando em como ele aparecerá no celular, pois a maior parte dos acessos é realizada pelos dispositivos móveis. 

Muitos templates da Hostgator, como WordPress, já estão adaptados para os celulares — são chamados de template responsivo.

Continue investindo no seu site!

Quer continuar a melhorar o funcionamento do seu site para escola? Acesse o blog da HostGator e confira o artigo “5 dicas para melhorar a experiência do usuário no seu site”. Lá, você encontra diversos conteúdos para inspirar-se e começar a impulsionar a sua plataforma.