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Caso esteja curioso para conhecer as diferenças entre marketing de referência e de afiliados, veja aqui o que difere cada um deles.

O marketing apresenta diversos campos de atuação, e entre essas duas possibilidades há duas bem importantes para as vendas: marketing de referência e marketing de afiliados.

Seguramente você já escutou falar nestes dois termos, mas você já conhece a diferença entre eles?  É normal confundi-los já que o objetivo deles é basicamente captar clientes, por isso esse conteúdo vai explicar as principais diferenças entre cada um deles. Vem com a gente para aprender um pouco mais. 👨‍🏫  

O que é marketing de referência?

O marketing de referência, também chamado de referral marketing ou marketing de indicação, é o que comumente você conhece como o “boca a boca”. 

O marketing de referência é baseado na relação de confiança entre as pessoas. Vivemos em sociedade e adoramos compartilhar experiências boas com amigos e familiares, não é mesmo? Da mesma forma, no momento de adquirir um produto ou serviço a decisão fica muito mais simples se uma pessoa próxima nos fala qual foi a sua percepção sobre o item em questão. 

Podemos considerar o referral marketing como uma experiência, onde o indivíduo atravessa toda a jornada de compra a partir do momento que ele conhece a marca até se fascinar com o resultado da entrega, se transformando num promotor do produto ou serviço.

Por isso, é necessário que toda a jornada que esse cliente transitou seja positiva. O marketing de indicação é inevitável, então se existem mais pessoas satisfeitas naturalmente novos compradores serão atraídos com muita facilidade. 

As empresas podem aplicar estratégias para potencializar esta divulgação gratuita tornando-a de alta qualidade, por exemplo, através de um atendimento diferenciado que encante as pessoas ou motivar aqueles clientes que já realizam indicações positivas do produto com premiações ou descontos. No fim, todos saem ganhando. 🤩

O que é o marketing de afiliados?

O marketing de afiliados se trata de promover produtos ou serviços de um produtor e, em contrapartida, você ganha uma comissão com o resultado dessa conversão. 

Ao contrário do marketing de referência, no marketing de afiliados não é necessária uma confiança entre as pessoas. Neste tipo de marketing, o afiliado cede um espaço para que o dono dos produtos ou serviços coloque uma publicidade. Desta maneira, o produtor consegue aumentar sua rede de canais de divulgação impactando mais clientes.  

Seu funcionamento é bem simples: cada vez que alguém clica num link ou banner de afiliado se inicia um rastreio para entender quantas conversões esse afiliado realizou. No fim, todos saem ganhando.

Este tipo de marketing funciona como se o site fosse um jornal onde o produtor coloca o anúncio do produto, e o afiliado pode optar por divulgar itens que tenham relação com o perfil dos visitantes do site/blog ou não. Ah, e é claro que se o afiliado aplicar algumas estratégias estará maximizando suas chances de ganhar um comissionamento superior. 😉

Uma das técnicas que o afiliado pode escolher é realizar um review sobre o item que está indicando. Uma avaliação do produto demonstra o posicionamento frente à marca, atraindo consumidores em potencial. As opiniões podem ser feitas em formato de texto, imagem ou vídeo, isso depende de como o afiliado se sente mais capacitado para transmitir credibilidade do produto que está divulgando. 

O resultado do marketing de afiliados é um ganha-ganha, tanto para as empresas que aumentam suas vendas quanto para o afiliado que publica o anúncio no seu site ou canal e recebe uma comissão em troca. 

Devemos considerar que cada programa de afiliados possui diferentes regras e comissionamentos. Alguns têm uma escala de comissionamento pela quantidade de vendas realizadas, outros por impressões ou por alguma ação no site do produtor. Também existem comissionamentos pela quantidade de formulários preenchidos ou por cliques no anúncio, entre outros.  

Marketing de referência ou afiliados: qual usar?

Você pode utilizar ambas as estratégias, marketing de indicação e marketing de afiliados, em seu dia a dia, só vai precisar identificar o momento adequado para cada uma delas. 

Enquanto o marketing de referência tem sua base na experiência que você vivenciou com o produto e na confiança que já existe com a pessoa para a qual vai indicar, no marketing de afiliados não é preciso esse nível de relacionamento entre as pessoas. Podemos divulgar o produto sem necessariamente conhecê-lo ou sem nos identificar, mas como explicamos anteriormente se você deseja decolar na sua divulgação como afiliado é interessante se familiarizar com o produto. 

E você, já praticou alguma dessas formas de marketing? Aliás, caso esteja interessado em fazer uma grana extra com afiliação pode conhecer o nosso programa de afiliados

*Texto escrito por Eugenia Garcia, analista de marketing do time da HostGator Brasil.

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  • O que é o marketing de afiliados?

  • Marketing de referência ou afiliados: qual usar?

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Eugênia Garcia

Estudante de administração. Atua como Analista de Marketing de Afiliados na HostGator.

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