Saiba o que é o Programa de Afiliados, como ele vem crescendo no Brasil e como as empresas vêm aderindo a essa estratégia de marketing digital.

Ouça o conteúdo deste post clicando no player abaixo!

A busca por uma renda extra ou mesmo ganhar dinheiro com a internet tem aumentado muito nos últimos anos. E uma das formas mais conhecidas de conseguir aquela grana a mais no fim do mês é por meio do Programa de Afiliados

Por mais que a estratégia tenha ficado famosa recentemente, este tipo de programa está no mercado desde a década de 1990 e tem ganhado muito adeptos. Diversas empresas viram o enorme potencial que podem alcançar ao fechar parcerias com afiliados. 

Esse modelo de negócio também tem outra vantagem: possui baixo custo de investimento inicial, o que motiva ainda mais os produtores de conteúdo a indicar os produtos ou infoprodutos de uma empresa. 

Para te ajudar a entender mais sobre o assunto, neste artigo vamos te explicar como funciona o Programa de Afiliados, quais as vantagens e como trabalhar com marketing de afiliados. Vamos lá?

O que é um programa de afiliados?

O programa de afiliados é uma estratégia de marketing de vendas, onde blogueiros, donos de sites ou pessoas que tem um bom perfil nas redes sociais, indicam produtos ou infoprodutos para os seus leitores e seguidores. 

A partir dos anúncios gerados nesses canais, os afiliados ganham uma comissão, seja por venda ou acesso gerado ao produto ou serviço ofertado.

Atualmente, existem diversas plataformas com programas para afiliados, como a Hotmart, Magazine Luiza, Monetizze, HostGator, entre outras. Mas, se você acha que essa estratégia foi criada a pouco tempo, não se engane. Na década de 1990, a Amazon criou a primeira plataforma de afiliados global.

O objetivo na eṕoca era impulsionar a venda dos eletrônicos e deu muito certo. Até hoje a empresa mantém seu programa ativo. 

Esse modelo de negócio vem crescendo no Brasil, pois não precisa de um alto investimento e pode ser muito lucrativo, se você tiver uma boa estratégia de divulgação, com uma boa pitada de dedicação.

O marketing de afiliados tem incentivado muitas pessoas a abrir o seu próprio negócio e garante uma boa renda no final do mês. 

Como funciona um programa de afiliados?

A função dos afiliados é indicar produtos e serviços que são digitais, como: cursos, e-books, livros, softwares e sistemas. 

Ao se tornar afiliado de uma empresa, você ganha um link totalmente exclusivo para divulgar os produtos que escolheu indicar. Quando um visitante entra em seu blog, site ou mesmo em seu perfil em alguma rede social e se interessa pelo assunto e clica no material, é direcionado para o site da empresa que se filiou. 

A partir daí, se esse visitante fechar uma compra, você ganha uma comissão. É assim que você passa a monetizar com a propaganda em seus canais de comunicação. 

Mas, é importante que tenha em mente, que para ter sucesso com o programa de afiliados, você precisa se dedicar. É necessário ter afinidade com o produto que vai trabalhar, confiar na plataforma do produtor, além de adotar boas práticas de vendas e marketing de conteúdo

Afinal, todo mundo ganha com a plataforma de afiliados. As empresas aumentam as suas vendas e os produtores de conteúdo, donos de site e blogs, ganham uma remuneração pelas indicações. 

Veja por exemplo, como funciona o Programa de Afiliados da HostGator:

Como ganhar dinheiro com os Programas de Afiliados?

Ninguém ganha rios de dinheiro sem esforço, não é mesmo? Para ganhar uma boa grana com o programa de afiliados, é preciso muita técnica, estudo e dedicação. Para te ajudar, separamos aqui algumas dicas do que você precisa para ter sucesso como afiliado. 

Escolha produtos que você tem afinidade

Essa é uma dica de ouro. Você precisa conhecer muito bem o nicho do produto, infoproduto ou serviço que está indicando. Afinal, você precisará falar sobre eles, contar porque é bom, quais são suas funcionalidades e até mesmo se já fez uso de um deles. 

Lembre-se: antes de comprar qualquer coisa, as pessoas procuram por indicações e recomendações na internet. Só depois disso tomam a decisão de compra, baseada na opinião de influenciadores em quem confiam. 

Outro ponto importante, é que alguns nichos de mercado são mais rentáveis que outros, o que traz mais oportunidades de monetização para você. 

Planeje seu marketing digital

Analise as formas de alavancar e promover o seu site ou perfil nas redes sociais, para que mais pessoas tenham acesso aos produtos e serviços que representa como afiliado.

Busque por dicas de quem já está há tempo nesse ramo, invista em sua presença em canais alternativos, como WhatsApp, newsletters e até anúncios via Google. 

Seja você mesmo

Se você tem um bom público em seu blog, canal no Youtube ou página no Instagram, é porque cativou cada um deles com seu jeito de ser. Então, continue assim e conquiste ainda mais público. Além disso, aproveite para monetizar ainda mais, recomendando os produtos que são a cara da sua audiência. 

Quais são os tipos de remuneração?

São vários os tipos de comissionamento dos programas de afiliados. Os valores e porcentagens dependem muito do tipo de empresa e produtos oferecidos. Separamos aqui, os 4 principais tipos de comissão utilizados pelo mercado. 

Custo por Ação (CPA)

Esse é um modelo de comissão que traz boa remuneração e o melhor, não depende da conclusão de venda. Como assim?

Você recebe uma comissão, se o visitante do seu link, fizer qualquer tipo de ação no site da empresa indicada. Essa ação pode ser assinar uma newsletter ou mesmo preencher algum cadastro. 

Custo por Clique (CPC)

No CPC, você também conta com a vantagem de não depender do fechamento da venda. Mas, o comissionamento normalmente é muito pequeno. 

Nesse formato, você é bonificado sempre que o visitante ou lead clicar em seu link patrocinado. Se você bem se lembrou, o Google AdSense funciona assim. 

Custo por Venda

Se você fecha uma venda, espera uma boa comissão por isso, não é mesmo? É isso que acontece nesse tipo de comissionamento. Tem plataformas de afiliados que pagam até 50% de comissão sobre o valor do produto ou serviço vendido. 

Custo por Visualização (CPV)

A cada visualização que você gera, ganha uma comissão. Esse formato não é muito comum, mas não é nada difícil encontrar essa opção em uma busca ou outra pela internet. 

Vantagens do Programa de Afiliados

São diversas as vantagens de trabalhar com o programa de afiliados, que vão muito além de ter uma boa renda extra:

  • Você pode ser seu próprio patrão;
  • Não precisa trabalhar com um produto criado por você ou com estoques físicos;
  • Tem uma infinidade de possibilidades de divulgar seu produto por meio da internet;
  • Não precisa atender o cliente para fechar a compra;
  • Não precisa dar suporte técnico sobre o produto ou software;
  • Pode trabalhar com uma carteira variada de tipos de comissionamento;
  • Tem total controle das indicações por meio do seu link exclusivo;
  • Conta com a garantia do pagamento pelas plataformas de afiliados;
  • E muito mais. 

Viu só? No mundo dos afiliados, o que não faltam é benefícios que te incentivam a começar agora mesmo a atuar nesse modelo de negócios. 

Tipos de Afiliados

Assim como existem diversos perfis de funcionários e vendedores, também existem os tipos de afiliados. Será que você se identifica com algum deles? Confira! 

Afiliado Árbitro (ou Investidor)

Esse perfil tem o foco total em investir em estratégias de conversão que são imediatas e contam com aporte em dinheiro.

Não necessariamente conhece o produto com profundidade, mas sabe bem como segmentar a audiência. Além disso, esse perfil consegue medir o retorno do investimento com destreza e está sempre antenado nas novidades do mercado. 

Afiliado Autoridade

Como o próprio nome diz, o afiliado autoridade é aquele que é especialista em um nicho de mercado e construiu toda a sua audiência baseada no seu público.

É um profissional que está presente nas principais redes sociais e canais que tem a ver com o seu negócio. Esse profissional nutre muito bem seus leads com marketing de conteúdo e tem credibilidade com a sua base. 

Afiliado Revendedor (ou Renda Extra)

Este perfil é aquele que recomenda produtos e serviços no boca a boca para conhecidos ou amigos. Normalmente, é assim que se começa no mundo dos programas de afiliados, testando as técnicas de vendas e produtos que podem ser uma boa fonte de renda extra. 

Como deve ser o perfil de um afiliado?

Para conseguir boas vendas no mundo digital, além de entender sobre marketing, é preciso ter um bom conhecimento em vendas e mais algumas habilidades. 

  1. Saber se comunicar;
  2. Ter muita dedicação;
  3. Ser criterioso;
  4. Ter muita criatividade;
  5. Saber analisar dados, métricas e resultados;
  6. Ser inovador;
  7. Ter muita disciplina;
  8. Ser persistente. 

Praticando todas essas habilidades, você tem muito mais chance de ser um afiliado de sucesso. 

O programa de afiliados funciona mesmo?

Se você tem todas ou a maioria das habilidades acima, tem muita vontade de trabalhar e acredita no produto que está representando, pode ter certeza que o programa de afiliados vai funcionar. 

É muito importante que você construa uma estratégia para o seu negócio, crie uma carteira com boas empresas para representar e se jogue nas divulgações. Só assim você terá sucesso e um bom dinheiro no bolso no fim do mês. 

Programa de afiliados HostGator

Um dos programas de afiliados mais conhecidos do Brasil é o da HostGator. Com ele, você faz o seu site trabalhar por você e ainda ganha uma boa comissão por isso. 

No programa de afiliados da HostGator, você tem um comissionamento progressivo, ou seja, quanto mais você vender, maior será o valor da sua bonificação final.

Esperamos ter ajudado você a conhecer como funciona o Programa de Afiliados e como você pode ganhar uma renda extra ao trabalhar com esse modelo de negócio.