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Confira o que é marketing social e quais são as vantagens de usá-lo nas práticas da sua empresa em favor da sociedade.

Um dos, se não o maior desafio do corporativismo, é combinar a busca por resultados com a promoção de impactos sociais e assim reduzir as vulnerabilidades socioambientais. Por isso, o marketing social está em voga! Mas, você conhece esse termo, sabe o que ele significa e como colocá-lo em prática?

Com uma sociedade cada vez mais engajada em causas sociais, é natural que esse tenha se tornado um peso a mais na hora de decidir com quem se relacionar, não é mesmo? E saiba que essa mesma movimentação é perceptível durante a jornada de compra de seu cliente.

Dessa forma, apostar no marketing social é fundamental para o crescimento da sua companhia
e é isso que você quer, ou não? Já que, com tantas opções a considerar e acesso à informação, o consumidor está cada vez mais ligado na reputação das empresas que pretende se relacionar.

Além disso, na era relacionamento, já é esperado que as empresas se posicionem e participem ativamente de debates e causas sociais. Assim, se engana quem acredita que esse tipo de marketing é uma estratégia mais interessante para os gigantes como o MC Donald’s do que para os donos de pequenos empreendimentos. 

Acompanhe o artigo para entender o conceito de Marketing Social e como aplicá-lo de forma genuína para fortalecer sua marca. Aproveite e aprenda tudo sobre como fazer marketing social.

O que é marketing social?

Marketing social é uma estratégia de autopromoção de uma marca por meio de uma causa social. Embora seja uma prática comum entre as grandes empresas, pouco se fala sobre a aplicação em empreendimentos de menor porte, porém, pode performar de forma tão eficaz quanto. 

Marketing social é uma estratégia de autopromoção de uma marca por meio de uma causa social. Embora seja uma prática comum entre as grandes empresas, pouco se fala sobre a aplicação em empreendimentos de menor porte, porém, pode performar de forma tão eficaz quanto. 

Acredite, vamos mostrar exemplos práticos abaixo!

O conceito de marketing social surgiu nos anos 70, quando os pesquisadores Philip Kotler e Gerald Zaltman notaram que os princípios do marketing tradicional podiam ser aplicados a causas sociais.

De forma resumida, podemos dizer que marketing social consiste em uma empresa se aproximar de uma causa de forma ativa e pública, a fim de ser associada a valores como a solidariedade, sustentabilidade e o que mais seja interessante para o fortalecimento da marca.

Assim, através do marketing social é possível: 

  • mobilizar pessoas em prol de um objetivo ou causa em comum; 
  • impactar a sua comunidade de forma positiva; 
  • melhorar a forma com que as pessoas enxergam a sua empresa;
  • e angariar novos leads para a sua marca. 

Embora exista quem considere esse tipo de envolvimento com causas sociais um gasto desnecessário, é bastante óbvio o quanto ter sua marca atrelada a boas causas pode ser benéfico, principalmente quando essas causas impactam diretamente a comunidade a qual sua empresa está inserida.

marketing social

Marketing social x responsabilidade social

A responsabilidade social empresarial abrange o envolvimento da empresa em políticas que estimulem o bem-estar do público e o comportamento ético, visando a criação de um ambiente sustentável e responsável por gerar impactos positivos a longo prazo.

Já o marketing social é uma estratégia que associa uma causa relevante aos negócios. Em teoria, pretende conectar a empresa a valores sociais e promover benefícios tanto para a causa quanto para a organização. 

Sendo associado a um projeto específico, pode-se dizer que sua ação é centralizada, com impacto de médio prazo.

Apesar de suas práticas diferentes, tanto o marketing social e a responsabilidade social empresarial conectam as organizações a iniciativas de impacto social, e representam etapas importantes na transformação de contextos e na melhoria da sociedade como um todo.

Por que fazer marketing social?

Existem muitas razões pelas quais o marketing social se torna um investimento interessante. Algumas das principais são:

Construção de marca

Ao investir em campanhas de marketing social, uma empresa pode construir a sua reputação e posicionamento de marca como uma empresa socialmente responsável. Isso pode ajudar a atrair e reter clientes, além de melhorar a imagem da organização.

Conexão com o público-alvo 

Essa é a estratégia ideal caso seu objetivo seja se conectar com seu público-alvo de uma forma mais autêntica e emocional. Isso, além de ajudar a criar relacionamentos mais sólidos com os consumidores, aumenta a lealdade e o consumo do seu produto.

Benefícios para a comunidade 

O marketing social pode ajudar sua empresa a fazer a diferença em sua comunidade e melhorar a vida das pessoas. 

Isso pode gerar sentimentos positivos em relação à empresa e aumentar, inclusive, o engajamento dos funcionários.

Diferenciação da concorrência 

Investir em marketing social pode ajudar uma empresa a se destacar entre a concorrência. É uma forma de mostrar aos consumidores que a empresa se preocupa com algo além de seus próprios lucros, o que pode ser atraente para muitas pessoas.

Retorno sobre o investimento

Embora o marketing social possa não ser uma estratégia de retorno financeiro imediato, é uma forma eficaz de aumentar a conscientização da marca e melhorar a imagem da empresa a longo prazo, o que, consequentemente, leva a um retorno sobre o investimento.

Como fazer marketing social

Para ser verdadeiramente transformador, o marketing social precisa ser aprofundado pela empresa. 

Assim, antes de mais nada, é preciso ter em mente que esse tipo de ação deve ser inteiramente genuína e não feita apenas para gerar simpatia pela companhia.

Afinal, tentar enganar o consumidor não funciona e marcas oportunistas também não costumam agradar o público e podem, inclusive, gerar uma visão extremamente negativa.

Para obter sucesso na elaboração da sua estratégia de marketing social, não deixe de considerar as seguintes dicas.

Estude o contexto

Antes de realmente iniciar qualquer estratégia, é preciso entender o contexto em que a empresa está inserida e as possibilidades de trabalho. 

É importante compreender toda a área de impacto da empresa, as necessidades principais da comunidade no entorno e as iniciativas elaboradas para atendê-las.

Será que realmente faz sentido que sua empresa se una a uma causa internacional enquanto a comunidade local tem outras prioridades? Sempre avalie o contexto!

Faça a avaliação do mercado

É importante, do ponto de vista do marketing, analisar o posicionamento do mercado e concorrência em relação ao contexto. Seus concorrentes investem em marketing social? Com quais causas eles trabalham? Quais os argumentos utilizados na promoção dessas causas?

Além disso, é importante avaliar como a comunidade local responde a essa estratégia

Se o seu concorrente tem obtido sucesso com o marketing social, é importante identificar como tem sido essa abordagem para utilizar o que pode ser reaproveitado em sua estratégia. Porém, lembre-se: o consumidor vai perceber caso ambas as empresas abordem a causa da mesma forma. 

marketing social

Entenda o comportamento do público

Conhecer seu público é a chave para não errar na criação de qualquer estratégia de marketing. Quando falamos de marketing social, entender seu consumidor é ainda mais importante. 

Vá além de dados geográficos e informações superficiais! Entenda como o seu público interage com os temas que você pretende abordar e tenha conhecimento sobre as causas que mais impactam a vida desse público e em quais ele costuma se envolver publicamente com essas questões.  

Faça um plano de comunicação

Ajudar uma boa causa por si só já é algo louvável, mas para que isso seja também uma boa estratégia de marketing é importante se atentar para a comunicação.

Lembre-se: você não estará apenas promovendo sua marca, mas, também, uma boa causa. Sendo assim, não deixe de utilizar todos os canais de relacionamento para comunicar sua ação.

Aproveite para estimular o engajamento e a participação do seu consumidor sempre que possível. Além de favorecer a relação de pertencimento, ao colocar a participação do seu público como o centro da ação, eles se tornam, também, excelentes divulgadores.   

Tenha um cronograma de atuação

Criar um cronograma de atuação é fundamental para que todos os outros passos funcionem. Sem ele é impossível traçar uma boa estratégia de divulgação. 

Para montar um cronograma assertivo e funcional, é importante que você envolva todas as frentes nessa elaboração, não só a ONG ou os responsáveis pelo projeto social em si, mas todos os profissionais que irão participar da ação. 

Considere as datas comemorativas e a disponibilidade de seu público para a participação. Todos os detalhes mínimos devem ser colocados em pauta: período de realização da parceria, logística de realização da campanha, questões climáticas e demais imprevistos que possam ocorrer.

Ao montar o cronograma de atuação, não esqueça de considerar a gestão da ação pós-campanha e definir formas de mensurar os resultados.

Não se esqueça de comunicar as suas ações

Mantenha a comunicação com seu público com o máximo de proximidade possível desde antes mesmo da ação promocional. Ciente que se trata de uma causa do interesse de seus clientes, invista em informativos que possam aproximar ainda essas pessoas do projeto em questão. 

Utilize a comunicação para aumentar a identificação e empatia do seu público para com o projeto. Mostre o quanto sua empresa está alinhada com a causa e convide sua audiência para participação ativa em suas ações futuras. 

É importante ressaltar que, uma vez associado a uma causa, é bem provável que sua empresa seja lembrada por essa ação, por isso não abandone o projeto após usá-lo para autopromoção. Esse tipo de comportamento pode passar a impressão de oportunismo e depois será difícil reconquistar a confiança de seu público. 

Realize uma avaliação dos resultados

Assim como todo projeto de marketing, os que envolvem causas sociais também precisam ser avaliados. E para avaliar você precisa ter seus objetivos bem claros. 

Uma parceria entre organizações sociais só pode ser considerada positiva, neutra ou negativa caso haja indicadores definidos para avaliar o sucesso ou fracasso da ação. 

Ao definir seus objetivos, encontre formas de saber que chegou lá e acompanhe a receptividade da ação desde antes mesmo da conclusão. 

Afinal, por ser uma estratégia que, na grande maioria das vezes, não traz retorno financeiro imediato, é importante avaliar a receptividade do público do início ao fim. 

Tipos de ações no marketing social

Embora todas elas tenham como objetivo final a autopromoção através da associação com causas sociais, existem várias formas de trabalhar o marketing social. Confira algumas delas:

Filantropia

Esse é um dos mais comuns tipos de marketing social, e consiste na doação de quantias para ONGs, instituições de caridade ou programas sociais no geral. 

Existem também as empresas que optam por criar suas próprias fundações, e essa é uma forma de estar ainda mais próximo das causas sociais e de praticar o senso de responsabilidade.

Ambos os casos se encaixam na filantropia, mas é natural que uma instituição criada pela empresa demande mais trabalho e tempo do que só contribuir financeiramente, por isso, é importante avaliar se está entre suas possibilidades, ou não. 

Marketing de promoção social do produto e da marca

Essa é uma forma muito eficiente de agregar valor à marca vinculando a movimentação do negócio a um projeto social de interesse geral.

Um exemplo muito conhecido é o McDia Feliz, campanha que o McDonald’s realiza todos os anos em que a renda arrecadada com a venda de Big Mac’s é totalmente direcionada para instituições de tratamento ao câncer. 

No caso do McDonald’s, essa ação se tornou tão grande que nos dias do McDia Feliz as pessoas que nem costumam visitar ou consumir fast food se direcionam às lanchonetes mais próximas para participar da ação.  

Campanhas sociais

Abrange todas as iniciativas públicas a favor de minorias, causas sociais ou populações vulneráveis. Para exemplificar podemos citar as campanhas de arrecadação de agasalhos que ocorrem com frequência, todos os anos, durante a chegada do inverno.

É comum vermos até mesmo o microempresário atuando nessas campanhas. Apesar de ser sutil e, muitas vezes, não ser feito com esse intuito, esse tipo de ação também pode ser considerado marketing social e, para obter melhores resultados, vale a pena investir na divulgação. 

Para elaborar uma estratégia que envolva campanhas sociais, invista em datas comemorativas, pois essas sazonalidades, por si só, já costumam engajar a população, tornando maior a possibilidade de adesão da comunidade com sua ação. 

Patrocínio de projetos sociais

Patrocinar projetos sociais é mais uma forma de demonstrar compromisso com a qualidade de vida da população. Assim como citamos acima, é uma forma de praticar a filantropia, porém, diferente do envolvimento ativo (como nas instituições de caridade fundadas por empresas privadas), nesse modelo apenas os recursos financeiros são destinados. 

Sem ter que dedicar tempo ou outros recursos à causa, essas empresas optam por colocar o dinheiro e deixar o trabalho que a instituição destina da forma que achar conveniente. 

Relacionamento baseado em ações sociais

Essa costuma ser uma das formas mais interessantes e genuínas que os empresários encontram de impactar a comunidade local e obter retorno imediato na forma com que a marca é vista.

Nesse formato é comum que as organizações ofereçam orientação ou auxílio de forma direta, como o caso de escolas profissionalizantes que oferecem bolsas de estudo para a população de baixa renda, ou da padaria que distribui, gratuitamente, uma quantidade de pão para os que não possuem condições financeiras de comprar o alimento.

Conclusão

Realizar boas ações de marketing social é uma forma excelente de se destacar da concorrência e estreitar as relações com seus consumidores. 

Como vimos, existem várias maneiras de produzir ações sociais atendendo aos diversos tamanhos de negócio. O essencial é que sejam genuínas e tenham apelo junto ao público.

Além disso, considere sempre o perfil do seu consumidor ao traçar ações desse tipo e pode apostar que o retorno será perceptível através da forma com que as pessoas interagem com a marca.

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Alexandre Nogueira

Alexandre Nogueira é jornalista, Redator SEO, Copywriter e especialista em tecnologia. Possui ainda pós-graduação em Jornalismo Esportivo e especialização em marketing digital. Já trabalhou em grandes agências, como a Rock Content e a SharpSpring. Escreve sobre Tecnologia, Marketing digital, SEO, Cultura e Esportes. Ama jornalismo, games, tecnologia, pets, cinema, viajar, escrever, o futebol e o Santos, não necessariamente nessa ordem.

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