Servidor dedicado: mitos e verdades que você precisa saber

Mitos e verdades sobre servidor dedicado

Escrito por

quinta-feira, 4 de abril de 2019 | Comentários

Quem está familiarizado com desenvolvimento de sites sabe que o servidor dedicado oferece diversas vantagens em relação à hospedagem compartilhada. No entanto, existem alguns aspectos relacionados a este tema que ainda geram dúvidas.

Pensando nisso, criamos uma lista com os principais mitos e verdades sobre servidor dedicado, com o objetivo de esclarecer esses questionamentos. Vamos lá?

Melhora o desempenho do site

Verdade! Como o próprio nome já diz, a principal diferença entre um servidor dedicado e um compartilhado é a exclusividade. Enquanto em um todos os recursos são divididos entre diversos usuários, o dedicado garante uma série de vantagens ao site, como maior espaço de armazenamento, mais disponibilidade, mais liberdade para instalação de aplicações, entre outros. Tudo isso impacta diretamente no desempenho do site, favorecendo a navegação e tornando o tempo de carregamento muito menor.

É claro que uma estrutura mais robusta como essa apresenta um custo mais elevado quando comparada a uma hospedagem compartilhada. No entanto, é preciso colocar todas as vantagens na balança e analisar as próprias necessidades do site antes de bater o martelo. O ponto é que, de fato, o maior investimento se reflete em um melhor desempenho para o site e suas aplicações.

Não é necessário otimizar o site

Mito! Contar com um servidor dedicado significa que você pode utilizar todos os recursos disponíveis apenas para você. No entanto, a melhor estrutura e a maior capacidade oferecidas por um serviço exclusivo não devem ser confundidas com recurso infinitos.

Mesmo em um servidor dedicado, é fundamental possuir um site bem otimizado. Caso contrário, uma aplicação mal configurada pode consumir todos os recursos disponíveis de forma errada, mesmo o site estando hospedado em um ambiente inteiramente dedicado.

É melhor para sites mais pesados

Verdade! Como comentamos, o fato de possuir uma estrutura exclusiva, com 100% dos recursos voltados a um único site, torna o servidor dedicado a melhor opção para quem possui um grande projeto. Portanto, sites mais pesados e que possuem tráfego muito elevado, como e-commerces ou blogs com muitos acessos, por exemplo, podem se beneficiar muito de soluções dedicadas.

Empresas de grande porte, que utilizam sistemas para integração de todos os seus processos, ou organizações que atuam em segmentos que precisam de alto volume de armazenamento de dados também encontram no servidor dedicado maior estabilidade e desempenho. Sem falar em sistemas, como uma intranet, para gerir a empresa internamente, como é o caso da Prefeitura Municipal de Soledade.

É difícil escolher o sistema operacional do servidor

Mito! Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o servidor ser Windows ou Linux não traz impeditivo na hora de contratar o serviço.

A escolha do servidor deve se basear no tipo de linguagem de programação utilizada. Sendo assim, procure saber se o servidor que deseja contratar comportada as aplicações seu site. Por exemplo, algumas linguagens como Asp Classic, Asp .NET, Microsoft Access e outras não rodam no sistema operacional Linux, mas rodam no Windows.

Oferece maior controle sobre o servidor

Verdade! A autonomia é outra grande vantagem de um servidor dedicado. Nessa modalidade de hospedagem, é possível ter total liberdade para configurar o sistema. Isso porque cada conta possui um acesso administrativo (root), o que garante um maior controle sobre todo o servidor, como na escolha de scripts, processos e softwares, por exemplo.

Conhecer os pontos que desmistificamos é fundamental para encontrar a melhor hospedagem de sites e contar com um servidor que realmente atenda às suas necessidades.

Quer saber mais? Então acesse o nosso site e converse com um dos nossos consultores!

Tags:, , , ,
Comentários
Pressione Enter para pesquisar ou ESC para fechar