Hospedagem de sites: 8 mitos e verdades que você precisa conhecer

Mitos e Verdades sobre hospedagem de sites

Escrito por

terça-feira, 12 de março de 2019 | Comentários

Dê um tempo na leitura, escute o post com o player:

Quando falamos em hospedagem de sites, existem muitas informações desencontradas por aí. Pensando nisso, resolvemos desvendar alguns dos principais mitos sobre o tema, bem como relembrar algumas das verdades mais importantes. Então, vamos lá!

Mitos sobre hospedagem de sites

1. Espaço em disco ilimitado

Como chamariz, muitas empresas divulgam planos que, em teoria, oferece espaço em disco ilimitado para os seus clientes, mas isso não quer dizer que é infinito. Servidores e serviços de hospedagem de sites estão limitados à sua estrutura e não são capazes de oferecer espaço sem limites. Afinal, todo disco possui um limite de armazenamento, pois é um disco rígido.

Assim, a escolha mais adequada vai depender de cada site. Se sua ideia é trabalhar com muitas fotos e vídeos, por exemplo, o espaço oferecido deve ser uma de suas prioridades. A HostGator, por exemplo, possui planos com capacidade armazenamento de 100 a 150 GB, nas hospedagens compartilhadas.

2. Hospedagem grátis é melhor

Principalmente para quem está começando e ainda não possui uma estrutura muito grande, é comum acreditar que os planos gratuitos de hospedagem de site vão sempre dar conta do recado.

Mas a realidade é bem diferente. Assim que o projeto começa a crescer, as limitações de planos gratuitos se tornam cada vez mais evidentes. Desse modo, em pouco tempo, isso pode virar um obstáculo no caminho do seu crescimento, uma vez que esse tipo de hospedagem não disponibiliza todos os recursos necessários para continuar a expansão do seu site.

Isso faz parte de uma estratégia conhecida como freemium (a junção das palavras free e premium), em que certas ferramentas são oferecidas gratuitamente, enquanto outras são cobradas à parte. Além disso, existem muitos casos em que clientes que optaram pela hospedagem grátis não têm possibilidade de migrar de servidor.

No final, esse modelo de hospedagem se mostra caro e desvantajoso para quem deseja criar um site profissional e tem planos para crescer.

3. O suporte técnico resolve tudo

Mesmo com acesso a tanta informação na internet, em alguns momentos precisamos contar com a ajuda e experiência de um especialista da área, por isso o suporte técnico é um fator fundamental na hora de escolher um serviço de hospedagem de sites. Problemas podem acontecer a qualquer momento, não é mesmo?

Contudo, fica a dúvida do verdadeiro papel do suporte técnico. Esse tipo de serviço é oferecido pelas empresas para resolver questões relacionadas ao servidor da hospedagem, isso vai desde apontamento de domínio, até identificar falhas de segurança e problemas de desempenho de um site. Porém o atendimento não está ligado à problemas de desenvolvimento e criação do site, como erros no código ou customização de temas do site. Além disso, muitas empresas oferecem uma Base de Conhecimento bastante completa – o que ajuda na hora de fazer os procedimentos técnicos do site.

4. Hospedagem com 100% de uptime

Outro mito diz respeito ao uptime, que é a garantia de disponibilidade de um site no servidor. Existem algumas empresas que afirmam oferecer 100% de uptime, ou seja, dizem garantir que seus sites estarão 100% do tempo disponíveis no servidor. E isso não é uma verdade, pois uma diversos fatores podem forçar um servidor de hospedagem a ficar indisponível, mesmo que seja para uma simples reinicialização da máquina.

Quando falamos em hospedagem de sites, o máximo que pode ser garantido é ente 99,5% e 99,9% de uptime, como é o caso do serviço disponibilizado HostGator.

Verdades sobre hospedagem de sites

1. Segurança é fundamental

O internauta brasileiro é extremamente desconfiado e preocupado com sua segurança online. Por isso, é fundamental adotar ações com o objetivo de tornar o seu site cada vez mais seguro e confiável. A principal medida de segurança que deve ser tomadas é a instalação do Certificado SSL.

O Certificado SSL utiliza da criptografia para mascarar os dados do visitante e garante que terceiros não tenham acesso a esse tipo de informação. Vale destacar que um site que tem instalado um Certificado SSL em seu sistema possui o protocolo HTTPS.

Esse protocolo de segurança informa aos visitantes que o site que acessaram é seguro, protegendo a troca de informações consideradas sigilosas, como números de cartão de crédito e outros dados pessoais.

Se garantir a segurança dos dados do usuário e tentar driblar sua desconfiança já não fossem motivos o suficiente para ter um site seguro, tudo isso se tornou ainda mais importante após as últimas atualizações promovidas pela Google no navegador Chrome. Além de mudanças relacionadas ao SEO, a empresa passou a informar para os internautas se os sites acessados são seguros ou não. Ou seja, se seu site não possui as ferramentas para ser considerado confiável pelo Google.

2. É possível criar um site sozinho

A resposta é: sim! Hoje em dia, não é preciso ser um programador para desenvolver seu próprio site. Existem diversas ferramentas que disponibilizam os recursos necessários para a criação de website, sendo a mais famosa delas o WordPress.

Outra alternativa é o Criador de Sites da HostGator, que simplifica o processo e permite ao usuário criar um site totalmente personalizado do zero, oferecendo mais de 200 temas, um completo banco de imagens gratuito e um painel de edição intuitivo e fácil de mexer.

3. Existe migração grátis

De uma maneira geral, empresas de hospedagem auxiliam seus novos clientes na migração dos sites para o servidor. Como é aqui na HostGator, ao adquirir um plano, todo esse processo é feito de forma gratuita pela nossa equipe técnica, seja para migrar contas novas ou para quem precisa mudar para um servidor dedicado. Porém, é importante estar atento às condições da migração como, por exemplo, compatibilidade de estrutura e tamanho dos arquivos.

Esses são apenas alguns dos principais mitos e verdades sobre hospedagem de sites. Quer saber mais sobre o tema? Então, continue aqui no nosso blog!

Tags:, , ,
Comentários
Pressione Enter para pesquisar ou ESC para fechar