Confira quais são as principais funcionalidades e vantagens da hospedagem cloud. Veja mais sobre o assunto com o blog da HostGator.

A popularidade da hospedagem cloud vem crescendo nos últimos anos, já que ela pode ser uma ótima opção para hospedar seu site ou aplicativo. A nuvem é um conceito empregado em muitas áreas da tecnologia que agora está expandindo para a área de hospedagem 

De modo geral, a hospedagem em cloud permite distribuir os dados da sua página por vários servidores interconectados, localizados em diferentes partes do mundo. A hospedagem de sites em cloud utiliza o poder de computação de várias máquinas que, além de maior potencial, oferece acesso aos serviços delas.

O mais interessante é que esses servidores existem apenas em um ambiente virtual ‒ por isso o nome “nuvem”. Para conhecer mais sobre esse universo, continue lendo este artigo! Nele, você conhecerá mais sobre a hospedagem em nuvem, o funcionamento e as principais vantagens dessa modalidade. 

O que é hospedagem cloud?

Antes de explicar mais sobre esse tema, é necessário saber sobre hospedagem de site. Ela é responsável por armazenar todas as informações e os arquivos contidos em uma página da web. 

Hospedagem de site

Como você sabe, um site é um conjunto de arquivos (textos, imagens e códigos) que juntos formam as páginas que estamos acostumados a encontrar na internet. Para serem lidos por programas especializados – os navegadores –, os arquivos do site precisam estar guardados em determinado local, o servidor.

Com mais recursos e um melhor desempenho em relação a um modelo normal, um servidor é um computador robusto. Ele tem a função de armazenar diversos arquivos e disponibilizá-los ao acesso de outros computadores. 

Assim, depois de escolher o domínio do site, é preciso decidir onde ele ficará hospedado. Basicamente, contratar um serviço de hospedagem é “alugar” um local dentro de um servidor. Em configurações típicas, existe a limitação física do servidor em que o website está hospedado. 

Hospedagem cloud

Está se perguntando o que é hospedagem cloud, certo? A nuvem é uma maneira de armazenar dados em vários computadores e acessá-los por meio de uma conexão com a internet. Ela se comporta como um único computador físico, com capacidade de processamento e espaço de armazenamento infinitos.

A hospedagem cloud é a terceirização de recursos de computação e armazenamento de uma organização para um provedor de serviços, como a HostGator, que supervisiona configuração, infraestrutura de nuvem, segurança e manutenção. A melhor hospedagem cloud é acessível, escalável e confiável.

Em uma conta baseada em um único servidor, há a opção de compartilhar a máquina com outras contas (servidor compartilhado) ou rodar uma máquina individual e específica para a página (servidor dedicado). Já na hospedagem em nuvem, a escolha é similar, mas ocorre entre uma nuvem pública ou privada. 

Nuvem pública

É o equivalente a um servidor compartilhado, em que uma coleção de máquinas em rede mantém os dados de vários sites. O hardware é compartilhado entre várias contas virtualizadas, portanto o custo do recurso é compartilhado. 

Ao contrário da hospedagem compartilhada tradicional, os recursos do servidor virtual são protegidos. Assim, não são compartilhados espaço em disco, capacidade de processamento ou qualquer outra coisa com outra conta ‒ apenas espaço nos data centers. 

Nuvem privada

Nesta configuração, a infraestrutura não é compartilhada com outras contas ou sites, o que gera mais segurança e controle. Porém, esse recurso tem um custo mais alto. Como os recursos do servidor são protegidos em nuvens privadas, não é necessário compartilhar o hardware. 

Como funciona a hospedagem cloud?

A computação em nuvem consiste em três componentes: (1) front-end, por onde os clientes acessam a rede; (2) back-end, material exigido por serviços de computação em nuvem, como servidores, computadores, sistemas de armazenamento de dados, programas, etc.; e (3) rede, a internet conectando os dois componentes. 

A cloud server hospedagem está inserida nesse universo, mas acontece de forma multiplicada: com vários componentes trabalhando ao mesmo tempo. No modelo tradicional, os dados de uma página da internet residem num data center físico. 

Na hospedagem em nuvem, os dados são distribuídos por vários servidores conectados via internet. Se um deles falha, outros estão lá para compensar. Caso o site tenha um aumento no tráfego, poderá acessar mais recursos sem tempo de inatividade. Já havendo uma pausa no tráfego, ele acessa menos recursos.

Principais vantagens da hospedagem cloud

O funcionamento da hospedagem em nuvem a torna confiável, escalável, segura e acessível. Além disso, ela fornece maior capacidade de processamento, maior controle de custos e menos gastos com infraestrutura de tecnologia da informação. Abaixo estão outras vantagens desse tipo de modelo: 

Estrutura de preços flexível

Com a hospedagem na nuvem, paga-se apenas pelo que usar. Portanto, aumentando seu tráfego ou recebendo mais demandas de clientes, não será necessário atualizar completamente o pacote, mas sim aumentar os recursos durante o pico de tráfego.

Confiabilidade

Quando o conteúdo de uma página é distribuído em diversas máquinas interconectadas que armazenam as mesmas informações, caso uma delas fique offline, as outras “entram em ação” e o site permanece online sem nenhum prejuízo. 

Acessibilidade

A maioria dos provedores fornece acesso a um painel de gerenciamento de site intuitivo que permite visualizar o desempenho da página web em tempo real.

Agilidade

É possível implantar um servidor de hospedagem em nuvem em tempo recorde. Além de aumentar sem esforço a capacidade do website, esse modelo permite facilmente balancear a carga entre vários ambientes de servidor, o que pode diminuir a pressão sobre os recursos de um único deles.

Segurança

Com a hospedagem na nuvem, o site fica isolado de quaisquer problemas físicos do servidor, incluindo invasão, falha de hardware ou sobrecarga do sistema. Quando um deles apresenta um problema, é possível simplesmente utilizar os recursos físicos de outro servidor sem nenhum tempo de inatividade.

Sustentabilidade

A hospedagem na nuvem também reduz a pegada de carbono da empresa, já que utiliza menos data centers gerais e usa apenas os recursos do servidor de que realmente necessita no momento. Ao otimizar o uso de recursos e dados, cria-se menos impacto ambiental.

Escalabilidade

Se os níveis de tráfego aumentam ou diminuem, será difícil encontrar um host que ofereça o melhor serviço pelo mesmo dinheiro. Com a hospedagem em nuvem, existe a possibilidade de escalar facilmente os recursos do servidor conforme a necessidade. 

Se está pesquisando sobre esse assunto, é porque já sabe que possuir um site é fundamental para turbinar seu negócio. Desempenhando uma função primordial, a melhor hospedagem em nuvem vai depender das necessidades do negócio. Por isso, apesar de ser nova e interessante, ela não é indicada para todos. 

Se sua empresa depende de um site para funcionar, por exemplo, as opções de hospedagem cloud no Brasil podem ser uma excelente alternativa. Além disso, e-commerces, sites corporativos, páginas para geração de leads e outros de alto tráfego também podem se valer de seus benefícios.

Esse tipo de hospedagem é indicado a quem busca assegurar a máxima performance possível, correndo poucos riscos de falhas que interfiram na navegação. Isso porque os dados espalhados por diversos servidores tornam o sistema “redundante”.

Agora que você tem um melhor entendimento sobre hospedagem em nuvem, conte para a gente o que achou deste conteúdo e como ele pode ajudar seu site!

Quer continuar se mantendo informado? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de assuntos sobre o universo de sites e e-commerce! 🙂