O que é link building

O que é link building e como utilizar da maneira correta

segunda-feira, 9 de abril de 2012 | Comentários

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Você já ouviu falar em “link building”? O termo vem da ideia de tornar um link popular, construir uma reputação para um termo ligado ao seu site ou página. Assim, esse link começa a ter mais relevância na Web, pois mais pessoas estão compartilhando, clicando e falando sobre ele. Os mecanismos de busca acabam posicionado melhor as páginas que possuam os links que aparentam ser mais confiáveis, o que faz do link building uma estratégia fundamental de SEO.

Os buscadores têm se aperfeiçoado para avaliar da melhor maneira a qualidade de um link. Por isso, não adianta pensar apenas em quantidade e inserir muitas vezes o seu link em qualquer local do site ou em qualquer site. Quanto mais orgânica e natural for a inserção desse link, mais bem colocado ele vai ficar.

Porque o link building é tão importante?

Uma das maneiras usadas pelos mecanismos de busca para avaliar a reputação de um site é verificando os links que ele recebe. Isso é bem lógico: quanto melhor e mais interessante for seu conteúdo, mais pessoas irão realizar redirecionamentos para você, afirmando que seu link é confiável. Elas estão comunicando aos leitores que você é relevante e tem algo interessante para compartilhar. Desta maneira, seu site ou página passa a ser mencionado em vários lugares e gera uma conexão entre as pessoas, uma rede de interesse naquele conteúdo. Os links, então, são fundamentais para o SEO, pois permitem a relação entre sites e um fluxo contínuo na rede.

Como usar o link building de maneira correta?

Como mencionamos no início do post, não basta ir adicionando o seu link indiscriminadamente em várias páginas externas ou pedindo para amigos que possuem sites com alto número de visualizações te indicarem. Isso porque os buscadores levam diversos fatores em consideração ao ranquear um link. O contexto em que o link está inserido é um dos mais importantes deles, por exemplo: seu link sobre confeitaria está indicado em um site de acessórios automotivos. Os mecanismos de busca desconfiam dessa associação e podem, inclusive, prejudicar o seu ranqueamento nas buscas. Por isso é interessante fazer associações que tenham relação, inserir links de sites relevantes dentro do seu nicho.

O texto que aparece no link também pode ser crucial (a palavra chave que será identificada pelo buscador), ainda lembrando do exemplo da confeitaria: vale mais a pena ter um link em outro site que seja relacionado a “encomendas de bolo em Curitiba” do que “Confeitaria da Dulce”, pois as pessoas estarão buscando mais pelo primeiro termo do que pelo segundo, mesmo que o segundo aparente ser mais restrito e a favor do seu branding, ele pode acabar não te ajudando.

Desde 2005, duas características foram atribuídas aos links: o ‘nofollow’ e o ‘dofollow’. Calma, a gente explica: o ‘dofollow’ é quando um site ou página permite que os buscadores indexem aquele link, assim, ele será encontrado pelas pessoas que buscarem por aquele termo. Quando o ‘nofollow’ é usado, você quer dizer aos mecanismos de busca que não quer que aquele link em específico seja seguido, mas o conteúdo daquele texto ainda poderá ser localizado. É interessante usar o ‘nofollow’ quando você vai citar algo que é relevante naquele momento, dentro do seu texto, mas que não tem nada a ver com seu nicho. Assim, você não deixa os buscadores confusos e nem prejudica o site ou página que está recebendo o link. Vale lembrar que se você não colocar nenhuma dessas características, os buscadores entenderão aquele link como ‘dofollow’.

Passe longe dos serviços que oferecem a venda de link buildings. Esses serviços normalmente automatizam a inserção de links e podem aumentar os algoritmos rapidamente, o que pode causar estranhamento por parte dos buscadores. É importante lembrar que, se o seu site for descoberto usando alguns desses serviços, você pode ser punido pelos mecanismos de busca, prejudicando o seu desempenho em geral.

Invista em conteúdo de qualidade, procure atualizar o seu site com frequência, esteja presente nas redes sociais, divulgando seus links por lá também, mas com moderação. Mantenha uma boa relação com as pessoas que produzam conteúdo similar ao seu, prestigie bons conteúdos e pratique o link building com naturalidade. Essas atitudes simples garantirão uma relação honesta com a sua audiência e também com os mecanismos de busca.

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