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Saiba o que é e como usar o link building para melhorar o SEO do seu site, com essas dicas que selecionamos. Aproveite!

Você já ouviu falar em “link building”? 

O termo vem da ideia de tornar um link popular, construir uma reputação para um termo ligado ao seu site ou página. 

Logo, esse link começa a ter mais relevância na Web, pois mais pessoas estão compartilhando, clicando e falando sobre ele.

Os mecanismos de busca, como Google, tem como fator de posicionamento, páginas que possuam os links que aparentam ser mais confiáveis e de portais de relevância.

Isso faz com que link building seja uma estratégia fundamental de SEO.

Os buscadores têm se aperfeiçoado para avaliar da melhor maneira a qualidade de um link

Por isso, não adianta pensar apenas em quantidade e inserir muitas vezes o seu link em qualquer local do site ou em qualquer site. 

Quanto mais orgânica e natural for a inserção desse link, mais bem colocado ele vai ficar.

para que serve o link building

Uma das maneiras usadas pelos mecanismos de busca para avaliar a reputação de um site é verificando os links que ele recebe. 

Isso é bem lógico: quanto melhor e mais interessante for seu conteúdo, mais pessoas irão realizar redirecionamentos para você, afirmando que seu link é confiável.

Quando um outro site cita um link para a sua página, este site está falando para seus leitores que o seu site tem relevância para aquele determinado assunto. 

Desta maneira, seu site ou página passa a ser mencionado em vários lugares e gera uma conexão entre as pessoas, uma rede de interesse naquele conteúdo. 

Os links, então, são fundamentais para o SEO, pois permitem a relação entre sites e um fluxo contínuo na rede.

Os mecanismos de Pesquisa entendem que quanto mais sites apontando links para seu site, mais relevância ele possui para aquele conteúdo que está sendo pesquisado.

Como mencionamos no início do post, não basta ir adicionando o seu link indiscriminadamente em várias páginas externas.

Muito menos pedindo para amigos que possuem sites com alto número de visualizações te indicarem.

Isso porque os buscadores levam diversos fatores em consideração ao classificar a relevância de um backlink. 

Precisamos entender que o contexto em que o link está inserido é um dos mais importantes deles.

Por exemplo: seu link sobre confeitaria está indicado em um site de acessórios automotivos. 

Os mecanismos de busca desconfiam dessa associação e podem, inclusive, prejudicar o seu ranqueamento nas buscas. 

Por isso é interessante fazer associações que tenham relação, inserir links de sites relevantes dentro do seu nicho.

Isso é, se você vende bolo é melhor que tenha um outro site de confeitaria que aponte link para as suas páginas, faz mais sentido para o leitor e mais sentido para os robôs do Google.

Palavra-chave âncora é o termo que possui o link dentro do texto, tipo – O que é SEO está linkando para uma página que trata deste assunto.

O texto que aparece no link também pode ser crucial (a palavra chave que será identificada pelo buscador).

Lembrando do exemplo da confeitaria: vale mais a pena ter um link em outro site que seja relacionado a “encomendas de bolo em Curitiba” do que “Confeitaria da Dulce”.

Pois as pessoas estão buscando mais pelo primeiro termo do que pelo segundo, mesmo que o segundo aparente ser mais restrito e a favor do seu branding, ele pode acabar não te ajudando.

link building como fazer

Desde 2005, duas características foram atribuídas aos links: o ‘nofollow‘ e o ‘dofollow‘. Você já sabe o que são?

O link ‘dofollow’ é quando um site ou página permite que os buscadores indexem aquele link, assim, ele será encontrado pelas pessoas que buscarem por aquele termo.

Quando o ‘nofollow’ é usado, você quer dizer aos mecanismos de busca que não quer que aquele link em específico seja seguido, mas o conteúdo daquele texto ainda poderá ser localizado.

É interessante usar o ‘nofollow’ quando você vai citar algo que é relevante naquele momento, dentro do seu texto, mas que não tem nada a ver com seu nicho. 

Assim, você não deixa os buscadores confusos e nem prejudica o site ou página que está recebendo o link. 

Vale lembrar que se você não colocar nenhuma dessas características, os buscadores entenderão aquele link como ‘dofollow’.

Passe longe dos serviços que oferecem a venda de link buildings. 

Esses serviços normalmente automatizam a inserção de links e podem aumentar os algoritmos rapidamente, o que pode causar estranhamento por parte dos buscadores.

Lembrando que, se o seu site for descoberto usando alguns desses serviços, você pode ser punido pelos mecanismos de busca, prejudicando o seu desempenho em geral.

Invista em conteúdo de qualidade, procure atualizar o seu site com frequência, mantenha uma presença forte nas redes sociais, divulgue seus links por lá também!

Mantenha uma boa relação com as pessoas que produzem conteúdo similar ao seu, prestigie bons conteúdos e pratique o link building com naturalidade. 

Essas atitudes simples garantirão uma relação honesta com a sua audiência e também com os mecanismos de busca.

Como falamos no penúltimo parágrafo, mantenha uma boa relação com outros portais do seu segmento e sempre priorize a construção de conteúdos de qualidade.

Efetuando essas duas tarefas com frequência e constância, não tem erro, as pessoas vão te indicar com links de referência.

No entanto, só é indicado quem é visto e temos algumas técnicas que podem acelerar esse processo de ter sites apontando links para as suas páginas.

1 – Divulgue sempre os seus conteúdos e peça que as pessoas compartilhe

A melhor maneira de conquistar um link é conquistando a atenção de pessoas que podem fazer com que suas páginas sejam linkadas.

Por isso, quanto mais você puder compartilhar seus conteúdos em redes sociais, como instagram, linkedin, facebook, twitter o potencial de chegar a pessoas relevantes é maior. 

Outro canal de distribuição que pode potencializar essa distribuição são as newsletter ou mais especificamente o canal de e-mail. Postou conteúdo novo, imediatamente avise a sua base. 

2 – Canais de release – Comunicações com jornalistas e redatores

As melhores pessoas para fazer com que seu conteúdo saia em portais de relevância, são os jornalistas e redatores.

Existem algumas ferramentas que são especializadas em distribuir releases para bases de jornalistas e redatores e agilizam esse aspecto de gerar conteúdos para os portais deles. 

Além de ajudar a fazer com que eles tenham pautas para seus portais de blog, eles fazem o backlink apontando para a sua página, uma forma de garantir a fonte do conteúdo. 

3 – Aquisição de backlinks com Guest Post

Uma técnica antiga para aquisição de links e que está em uma linha tênue do correto a se fazer e do não que não fazer. 

Geralmente as negociações para guest posting envolve a proposta de troca de links entre sites. Essa troca de links é uma estratégia que o Google encara como não natural, logo, uma tática obscura e deve ser evitada. 

Mas uma maneira de fazer guest posting de forma correta é oferecer um conteúdo original e exclusivo a portais que tenham a relevância para seu nicho de interesse.

Primeiro faça uma lista de sites que você quer ter um link apontando para seu site, logo depois descubra quem são os administradores de conteúdo. 

Entre em contato e inicie a negociação oferecendo algo de valor, como um conteúdo exclusivo e original para que eles tenham um material novo no site deles.

Eu chamo essa técnica de “quem ajuda, amigo é!”, pois consiste em ajudar o site de quem você quer o link a manter a página saudável com links externos que tenham valor. 

Interessante saber que quando um site possui links quebrados no conteúdo, pode prejudicar o rastreio e relevância da página por parte dos robôs do Google.

E se você ajudar a pessoa a verificar esses links e trocar o quebrado por um que esteja funcionando tudo ok, isso pode te ajudar com que ela lhe dê a referência do link.

Existe uma forma de encontrar links quebrados no site que você deseja obter backlinks. e depois que encontrar o link quebrado você entra em contato com o administrador de conteúdo do site.

Então você avisa para o administrador que aquele link quebrado pode estar prejudicando o site dele e propõe que ele troque o link para um conteúdo que você possui igual. Assim você pode ganhar esse backlink. 

Atenção! Essa é uma estratégia de guerrilha praticamente e que leva tempo até sua consolidação, mas funciona. Só é necessário consistência.

Outra forma eficiente que podemos fazer aquisição de backlinks é através de conteúdos originais de alto impacto.

O que seriam os “conteúdos originais de alto impacto”?

Conteúdos originais são aqueles do tipo pesquisa, tipo: 

  • Segundo estudos da HostGator 83% dos sites brasileiros são em plataformas wordpress.
  • Mais de 50% das pessoas utilizam hospedagem de sites para montar um blog de conteúdos de receita.

Esses tipos de conteúdos são referências em dados, consequentemente as pessoas tendem a compartilhar para mostrar fonte em algum outro conteúdo ou projeto.

Mais pra frente iremos fazer um estudo de caso com essas estratégias de aquisição de links e mostrar a eficiência de pensar em projetos assim.

  • Comprar backlinks;
  • Oferecer o mesmo conteúdos em vários portais;
  • Guest post com troca de links;
  • Backlinks em portais que não tenham nada haver com o seu nicho;
  • Fazer troca de backlinks;
  • Comprar pacotes que prometem backlinks.

As estratégias de link building às vezes são encaradas de forma obscura, porque o Google possui algumas diretrizes bem rígidas quanto à construção desses backlinks. 

Obscura por conta de que o Google diz que os backlinks devem ser de forma orgânica/natural e essas estratégias na maioria tem como objetivo pedir o link. 

Esse fato de pedir já é encarado por muitos como uma forma de manipular o algoritmo.

No entanto, se você criar essa rede de relacionamento com vários portais, ter a responsabilidade de criar conteúdos exclusivos e distribuir de forma única, sem gerar duplicidade, não será um problema para garantir bons resultados.

Espero que eu tenha ajudado até aqui e até mais. 

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    • 1 – Divulgue sempre os seus conteúdos e peça que as pessoas compartilhe

  • 2 – Canais de release – Comunicações com jornalistas e redatores

  • 3 – Aquisição de backlinks com Guest Post

Tags:

  • otimização

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