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Confira algumas dicas básicas de como organizar email corporativo e aumentar a sua produtividade no ambiente de trabalho.

Como organizar o email corporativo? É preciso reconhecer que, para muitos profissionais, manter a verdadeira chuva de e-mails recebidos em ordem pode não ser uma tarefa fácil.

Sabendo disso, a HostGator decidiu ajudar você, separando e listando algumas dicas práticas que certamente vão ajudar a melhorar a organização da sua caixa de email e também a sua produtividade no ambiente de trabalho.

Então, faça o seguinte: abra o seu email em outra guia do navegador e, à medida que for avançando na leitura das dicas que vamos apresentar, coloque tudo em prática de imediato. Se fizer isso, temos a certeza que ao final você terá uma caixa de email impecável e absolutamente organizada. 😉

Como organizar email corporativo?

Organizar um email corporativo pode ser uma tarefa desafiadora, mas é importante para manter a eficiência e produtividade no ambiente de trabalho. 

Se você está enfrentando esse desafio e não sabe como organizar email corporativo de forma adequada, confira as dicas abaixo:

1 – Não deixe tudo na caixa de entrada

Deixar tudo que chega na caixa de entrada pode causar uma sobrecarga visual e levar a uma sensação de desorganização. Por isso, é importante categorizar os emails recebidos em pastas por assunto, importância ou remetente.

Sem dúvida alguma, isso vai ajudar você a manter um fluxo de trabalho mais organizado e a encontrar e-mails importantes com maior facilidade. 

Se não houver tempo para categorizar manualmente tudo que chega, não se preocupe: na maior parte das ferramentas de email é possível criar filtros para que a categorização de novas mensagens e a separação em pastas seja feita de forma automática.

2 – Tente deixar a caixa de entrada sempre vazia

Quando o assunto é como organizar email corporativo, manter a caixa de entrada sempre vazia pode parecer um objetivo difícil de alcançar, mas, na prática, esse é um hábito que pode tornar o gerenciamento de mensagens muito mais eficiente. 

A ideia é verificar a caixa de entrada regularmente, categorizar e responder às mensagens que exigem uma ação imediata e arquivar ou mover aqueles que não precisam de uma resposta urgente para outras pastas.

Dessa forma, a caixa de entrada permanecerá sempre organizada e a sua atenção pode ser concentrada nas tarefas mais importantes.

organizar email corporativo

3 – Crie pastas para organizar arquivos

Criar pastas separadas para cada categoria de e-mail pode ajudar a manter o e-mail corporativo organizado e fácil de navegar. 

Algumas categorias comuns podem incluir “Projetos em andamento”, “Tarefas pendentes”, “Documentos importantes”, dentre outras, conforme a sua necessidade.

Ao categorizar os e-mails em pastas, também é importante revisar periodicamente as pastas para excluir mensagens antigas que já não são mais necessárias.

4 – Tenha um anti-spam

O spam é uma grande fonte de distração e pode até mesmo levar a vulnerabilidades de segurança se forem abertos arquivos maliciosos. 

Por isso, é importante ter um anti-spam de qualidade para evitar que esses emails cheguem à caixa de entrada. No entanto, caso alguns emails de spam ainda cheguem, é importante marcá-los como spam para que o filtro de email aprenda a filtrar ainda melhor possíveis mensagens futuras dessa natureza.

Na prática, um bom anti-spam reduzirá o volume de emails que chegam na sua caixa de entrada, evitando que você perca tempo com algo que não importa e. ao mesmo tempo, contribuirá para a sua segurança.

5 – Faça limpezas periódicas

Manter um email corporativo organizado exige limpezas periódicas. De tempos em tempos, é importante verificar todas as pastas e excluir mensagens antigas que não são mais necessários. 

Além de ser uma estratégia útil, quando o assunto é como organizar email corporativo a limpeza periódica vai ajudar você a reduzir o consumo de espaço da sua caixa de entrada, já que muitas empresas limitam o espaço de armazenamento dos seus colaboradores.

6 – Arquive ou salve mensagens importantes

Mensagens importantes que precisam ser mantidas devem ser arquivadas ou salvas em uma pasta separada, para melhorar a organização e evitar exclusões por engano.

Isso pode incluir emails relacionados a projetos importantes, informações de clientes ou parceiros, mensagens de negociação ou confirmação de pedidos, etc. 

Sabe aquele email que você não pode perder? Eles não precisam permanecer na sua caixa de entrada. Reserve uma pasta exclusiva para eles, facilite sua vida e mantenha tudo na mais perfeita ordem.

7 – Não misture e-mail pessoal com profissional

Por fim, vale destacar que manter os emails pessoais e profissionais separados pode ajudar a manter a caixa de entrada organizada. 

Uma maneira de fazer isso é criar diferentes contas de email para cada finalidade. No entanto, se for essencial usar a mesma conta para ambas as finalidades, utilize a estratégia de categorização por pastas.

Também é importante ter cuidado com o uso de email pessoal no ambiente de trabalho e vice-versa, pois isso pode comprometer a privacidade e a segurança das informações.

Conclusão

Viu só como organizar email corporativo pode ser mais fácil do que você imagina? Tudo o que você precisa fazer é colocar cada uma das 7 dicas acima em prática.

Dito isso, se você seguiu a nossa sugestão de ir implementando cada dica ao longo da leitura, certamente a sua caixa de email está totalmente organizada neste exato momento.

Para mais dicas e conteúdos relevantes para a sua produtividade, se inscreva para receber nossos boletins e continue acompanhando tudo o que é publicado aqui no blog da HostGator. Até a próxima!

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  • Como organizar email corporativo?

    • 1 – Não deixe tudo na caixa de entrada

    • 2 – Tente deixar a caixa de entrada sempre vazia

    • 3 – Crie pastas para organizar arquivos

    • 4 – Tenha um anti-spam

    • 5 – Faça limpezas periódicas

    • 6 – Arquive ou salve mensagens importantes

    • 7 – Não misture e-mail pessoal com profissional

  • Conclusão

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  • E-mail Titan

Ruan Filadelpho

Ruan Filadelpho é Redator SEO, Copywriter e especialista em tecnologia. Com larga experiência em grandes empresas do setor tecnológico, se especializou em produção de conteúdos para web. É certificado pela HubSpot e pela Cont Rocket, e atualmente escreve sobre tecnologia, marketing, finanças e contabilidade.

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