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Como usar os parâmetros UTM para monitorar o tráfego do site

Como usar os parâmetros UTM para monitorar o tráfego do site

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Um dos fatores chave para saber se as suas estratégias de marketing digital estão dando certo é contar com a ajuda de indicadores e ferramentas que permitem medir os resultados das campanhas digitais. As métricas mostram o desempenho dos anúncios e permitem que você verifique se as suas estratégias estão dando o resultado esperado, de […]

Um dos fatores chave para saber se as suas estratégias de marketing digital estão dando certo é contar com a ajuda de indicadores e ferramentas que permitem medir os resultados das campanhas digitais. As métricas mostram o desempenho dos anúncios e permitem que você verifique se as suas estratégias estão dando o resultado esperado, de acordo com os objetivos planejados.

Dentro das ferramentas que não podem faltar para analisar os anúncios de marketing está o Google Analytics, ela oferece informação sobre o tráfego do site de maneira gratuita. Mas, para obter resultados mais precisos, até o Google precisa de uma pequena ajuda. Oferecer essa ajuda é a função dos parâmetros UTM do Google Analytics.

Mesmo que a ferramenta consiga capturar uma grande quantidade de dados e informações sobre o tráfego para o seu site, os parâmetros UTM são uma opção de rastreamento avançado que permitem informações mais específicas. Por isso são importantes para você utilizar em seus links.

O que são os parâmetros UTM do Google Analytics?

Antes de falar sobre os parâmetros UTM na prática, é importante conhecer o significado e definição. UTM é uma abreviação em inglês de Urchin Traffic Monitor que, em uma tradução simples significa “Monitor de Tráfego de Urchim”, esse último é o nome da empresa que foi comprada pelo Google para a construção do Analytics.

Através das UTM você pode analisar mais facilmente de onde vem o tráfego do seu site e saber quais ações representam mais cliques. Seja uma divulgação como redes sociais, landing pages, banners ou blog, assim como os links do seu site.

Os parâmetros UTM são pequenos fragmentos de texto que podem ser incorporados nos links para rastrear cada vez que alguém clica em algum deles.

Ao utilizar os parâmetros UTM, o Google Analytics te mostrará os resultados específicos de tráfego para uma determinada fonte ou canal. Por exemplo, você poderá conhecer quantas pessoas chegaram em um post do seu blog que vieram de uma divulgação do Facebook ou Twitter. Com ele você pode saber quanto tráfego chegou no seu site por uma determinada campanha que está realizando.

Essa informação é muito importante, já que te permite acompanhar os resultados de cada um dos teus canais digitais, você pode avaliar quais ações estão funcionando mais com o seu público.

Um exemplo de uma URL com parâmetro UTM que usamos aqui na HostGator é:

“https://www.hostgator.com.br/blog/divulgar-site-de-forma-eficaz/?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=postblog&utm_term=guestpost&utm_content=post-divulgar-site”

Para tomar decisões mais assertivas em suas estratégias de marketing digital, é importante medir e analisar os resultados de cada uma das ações online. Os parâmetros UTM te ajudam a obter informações úteis e otimizar os resultados. Além disso, veja mais motivos para usar as UTMs nos links:

1. Rastreamento das fontes de tráfego

Você compartilha as publicações do seu blog nas Mídias Sociais? É provável que faça isso com o mesmo link, não é mesmo? Mas usando um parâmetro UTM nos links para cada plataforma que você compartilha, poderá saber qual é a mídia que está levando mais tráfego para o seu blog. E mais tarde, pensar em estratégias direcionadas e diferenciadas para essa mídia.

2. Acompanhe suas campanhas

Está preparando uma promoção especial no seu site e quer conhecer quanto tráfego e resultado está gerando essa campanha? Basta adicionar o nome dela na UTM de todos os links e anúncios dessa promoção. Você também pode acompanhar como anda a performance de cliques nos emails que você envia. Logo abaixo te ensino como fazer.

3. Otimização dos anúncios

Você pode otimizar o rendimento dos seus anúncios online com testes A/B usando os parâmetros UTM. Por exemplo, no anúncio de uma promoção você pode utilizar uma imagem com a porcentagem de desconto, no outro anúncio uma imagem com o valor final do produto e adicionar uma UTM para cada uma das imagens. No final saberá qual formato funciona melhor para o seu público.

Como criar uma URL com parâmetros UTM

Para construir uma URL com parâmetros UTM você pode usar a ferramenta gratuita do Google o URL Builder. As variáveis que você pode utilizar nos links para rastrear são as seguintes, para ajudar a entender melhor, vamos retomar com o exemplo usado anteriormente.

“https://www.hostgator.com.br/blog/divulgar-site-de-forma-eficaz/?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=postblog&utm_term=guestpost&utm_content=post-divulgar-site”

  1. URL: é o link original do seu site que deseja começar a rastrear
    https://www.hostgator.com.br/blog/divulgar-site-de-forma-eficaz/
  2. Campaign Source: é a plataforma que origina o tráfego, seja Facebook, Twitter ou alguma ferramenta de e-mail marketing.
    https://www.hostgator.com.br/blog/divulgar-site-de-forma-eficaz/?utm_source=facebook
  3. Campaign Medium: é a origem que vem o tráfego, como ele está chegando em você seja redes sociais, e-mail, display, afiliados, e-book.
    https://www.hostgator.com.br/blog/divulgar-site-de-forma-eficaz/?utm_source=facebook&utm_medium=social
  4. Campaign Name: identifica qual é a campanha e você usa para saber o objetivo do anúncio. No exemplo o objetivo é rastrear o tráfego que vem por meio de um conteúdo do blog, veja:
    https://www.hostgator.com.br/blog/divulgar-site-de-forma-eficaz/?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=postblog
  5. Campaign Term: é usado para rastrear as palavras-chave que são usadas nas campanhas e identificar aspectos do público.
    https://www.hostgator.com.br/blog/divulgar-site-de-forma-eficaz/?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=postblog&utm_term=guestpost
  6. Campaign Content: nos casos de teste A/B essa variável é indicada para fazer o acompanhamento ou usar para distinguir links que levam o usuário à mesma URL.
    https://www.hostgator.com.br/blog/divulgar-site-de-forma-eficaz/?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=postblog&utm_term=guestpost&utm_content=post-divulgar-site

Dicas para criar parâmetros UTM

  • Você pode usar o encurtador de URL para deixar mais amigável;
  • Fique atento com as maiúsculas e minúsculas. Não é a mesma coisa usar “utm_source=twitter” e “utm_source=Twitter”;
  • Utilize uma planilha para controlar os parâmetros que você utiliza e como utiliza;
  • Não use acentos e caracteres especiais;
  • Fique atento aos padrões de nomes, mantenha o mais simples e curto possível para ser fácil de lembrar do que se refere.

Certamente você já ouviu a frase “o que não se pode medir, não se pode melhorar” e nada mais apropriado para ela do que o nosso post. É realmente importante pode contar com ferramentas que te permitem medir os resultados das ações de marketing e divulgação. Esses resultados podem guiar você para saber quais são os meios que geram mais interações com o seu público e criar estratégias mais assertivas.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo do post, se quiser saber mais sobre o mundo do marketing digital e ainda não viu aqui no blog, sugira um assunto aqui nos comentários.

Navegue por tópicos

  • O que são os parâmetros UTM do Google Analytics?

    • 1. Rastreamento das fontes de tráfego

    • 2. Acompanhe suas campanhas

    • 3. Otimização dos anúncios

  • Como criar uma URL com parâmetros UTM

  • Dicas para criar parâmetros UTM

Tags:

  • monitoramento

Maria Fernanda Jiménez

Profissional de Administração de Empresas. Atualmente, desempenha a função de Analista de Marketing e Relacionamento na HostGator México.

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