Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

O que é a Pirâmide de Maslow e como ela pode ser usada nas organizações? Veja a definição das necessidades e níveis e descubra como aplicar!

Quem já estudou marketing alguma vez na vida já deve ter ouvido falar na Pirâmide de Maslow. Embora a teoria tenha sido desenvolvida há bastante tempo, continua sendo muito considerada pelo setor. Sem dúvidas, o principal mérito da Pirâmide é categorizar as necessidades humanas em diferentes hierarquias.

Se você ainda não conhece a Pirâmide de Maslow, pode estar achando que se trata de um conceito complicado. Porém, isso não é verdade. Na prática, a teoria é bem simples e tem muito a oferecer para o seu negócio virtual. Afinal, não é à toa que ela é usada pela psicologia organizacional para compreender com mais profundidade as motivações das pessoas

A lógica da teoria ajuda a perceber em que estágio os consumidores do seu negócio se encontram. Dessa forma, é possível, desenvolver uma marca que possa dialogar com eles.

Quer saber mais sobre Pirâmide de Maslow? Siga em frente, pois falaremos muito sobre o tema!

O que é a teoria da Pirâmide de Maslow?

Em primeiro lugar, vamos esclarecer o que é a teoria da Pirâmide de Maslow. Ela consiste na ideia de que cada indivíduo se esforça muito para alcançar e para conseguir satisfazer as suas necessidades profissionais e pessoais. Para isso, faz uso de um esquema que traz uma divisão hierárquica bem clara e definida. 

Essa divisão da Pirâmide de Maslow considera que as necessidades mais básicas dos indivíduos precisam ser satisfeitas antes das necessidades mais altas. Abraham Maslow, o criador da teoria, também defende que cada sujeito precisa realizar uma escalada. Este caminho o faz alcançar as necessidades que o tornarão plenamente realizado.

Isso explica a razão pela qual a teoria é apresentada na forma de pirâmide. Afinal, cada etapa contempla menos indivíduos, já que nem todos conseguem suprir total ou parcialmente as necessidades e desejos anteriores. Conhecer a lógica desta teoria permite que os empreendedores busquem entender com mais ênfase o público-alvo.

Por isso, recomenda-se que as marcas olhem para seus consumidores. Dessa forma, podem conhecer suas necessidades e que desejos buscam suprir com o consumo dos produtos ofertados.

Qual a importância da Pirâmide de Maslow?

Agora que você entendeu o conceito da Pirâmide de Maslow, vamos falar sobre a importância desta teoria?

Ao hierarquizar as necessidades dos indivíduos, a teoria de Maslow coloca de modo lógico e prático as motivações humanas. Desta forma, fica mais simples de enxergar o que realmente tem valor para os indivíduos.

Seguindo a ideia da Pirâmide de Maslow, entendemos que os indivíduos vão tentar satisfazer com prioridade às necessidades do nível mais baixo. Só depois de fazer isso eles avançam para as necessidades de níveis mais altos.

Talvez você esteja se perguntando o que irá determinar as prioridades das pessoas. Cada indivíduo tem suas necessidades e desejos moldados pelas experiências que foram vividas ao longo da vida. A Pirâmide de Maslow não aprofunda nas necessidades individuais dos sujeitos. Porém, consegue apresentar de maneira geral um bom apanhado da hierarquia dessas vontades. 

Como funciona a hierarquia das necessidades de Maslow?

É importante saber que a Pirâmide de Maslow foi construída seguindo uma hierarquia bem fundamentada. Nela, as necessidades mais básicas estão na base. Isso indica que apenas quando forem supridas, ainda que parcialmente, é que darão lugar para as necessidades de estágios acima. 

Como se pode imaginar, a base da pirâmide envolve justamente as necessidades fisiológicas. Elas são comuns e necessárias para absolutamente todos os seres humanos. Em estágios seguintes, podemos dizer que as necessidades são de segurança, social, estima e realização pessoal. Faz sentido, né?

Ou seja: só uma pessoa que tem necessidades de comida e de sono supridas irão em busca das próximas necessidades. Podemos dizer que o mérito da Pirâmide de Maslow está em apresentar uma hierarquia. Ela pode ser aplicada a todos os habitantes do planeta, independentemente da sociedade em que estejam inseridos.

Quais as necessidades da pirâmide de Maslow?

Infogr´faico Pirâmide de Maslow
Principais elementos da Pirâmide de Maslow.

Agora que já falamos bastante sobre a lógica da Pirâmide de Maslow, vamos para a parte prática? A seguir apresentaremos as necessidades de cada uma das etapas da pirâmide e explicaremos por que elas estão inseridas naquela hierarquia. Veja aqui:

1. Necessidades fisiológicas

Parece claro e lógico: uma pessoa que não tenha as suas necessidades fisiológicas supridas não avançará na Pirâmide de Maslow, não é mesmo? Por isso é que fatores como sono e alimentação são a base da teoria.

Podemos dizer que essa lógica se aplica a qualquer indivíduo, independente da sua condição social, trabalho ou cultura em que esteja inserido. As marcas que venderem para esse tipo de público terão que pensar em produtos básicos e baratos. Além disso, são itens que tenham mais a ver com a satisfação de necessidade do que de desejo.

2. Segurança

A etapa seguinte da teoria de Maslow envolve a segurança. Ou seja, a sensação de que o indivíduo está protegido, seja no âmbito físico, material ou moral. Essa segurança envolve tanto a ideia de resguardo em relação à violência urbana quanto a sensação de estabilidade em um trabalho, por exemplo.

Esse conceito é bastante abrangente. Porém, pode ser tratado como básico para que o indivíduo possa pensar na próxima etapa da pirâmide. Ou seja, apenas com a segurança suprida é que as pessoas podem pensar em satisfazer suas necessidades sociais.

3. Social

Essa etapa, por sua vez, envolve conceitos como amor, afeto, comunicação, amizade, pertencimento e intimidade sexual. Desta forma, só os indivíduos que tenham suprido as necessidades fisiológicas e de segurança poderão pensar nesse estágio da Pirâmide de Maslow.

Na prática, as relações sociais são aquelas formadas com os indivíduos do nosso círculo social. A sensação de pertencimento com a família, amigos e colegas de trabalho, assim como de afeto recíproco, são necessidades intermediárias. Por isso, fazem parte desta etapa. 

4. Estima

Quando falamos em estima nos referimos à auto-estima e também à confiança e ao respeito com os outros e pelos outros. Essa é a penúltima etapa da Pirâmide de Maslow, o que significa que não se trata de uma necessidade básica. Ela é uma necessidade que surge após as três anteriores terem sido atendidas pelo menos em partes.

Mas, afinal, o que é a estima? Em resumo, é a necessidade de nos sentirmos respeitados e reconhecidos pelos outros. Aqui podemos citar promoções de trabalho e demais fatos que contribuem para a sensação de satisfação própria. 

5. Realização pessoal

Por fim, a realização pessoal encontra-se no topo da Pirâmide de Maslow. Isso que significa que é a necessidade mais sofisticada, uma vez que é buscada apenas por quem já passou pelas quatro etapas anteriores. Como realização pessoal podemos entender o próprio crescimento pessoal. 

Esse ponto inclui a nossa busca por alcançar todo nosso potencial, de ser aquilo que desejamos ser. Como esse é o momento mais alto da teoria, é formado por indivíduos que suprem desejos ao invés de necessidades.

Pontos extras

Além dos cinco ponto mencionados acima, Maslow também identificou, em observações posteriores, mais três camadas que são importantes para qualquer indivíduo. São elas:

  • Aprendizado: o desejo de aprender e compreender sobre o que acontece ao seu redor;
  • Satisfação estética: envolve a procura pela beleza e a arte como um todo;
  • Transcendência: a importância de manter um elo espiritual utilizando um contato racional com um poder maior.

Quais são os níveis da pirâmide de Maslow?

Como você deve ter observado, a Pirâmide de Maslow é composta por cinco níveis. A grande questão desta teoria é que, como sua composição está em forma de pirâmide, cada etapa contempla menos indivíduos. Isso acontece porque apenas quem já supriu suas necessidades anteriores partirá para o próximo nível da pirâmide.

Por isso, podemos dizer que o primeiro nível, que agrega as necessidades fisiológicas, é comum a absolutamente todos os indivíduos do mundo. O nível dois, por sua vez, será almejado por quem tem as necessidades do nível um supridas. E assim segue a lógica da teoria, até chegar ao quinto nível, de realização pessoal, que abrange poucas pessoas. 

Vale destacar que as necessidades anteriores podem ter sido supridas de forma parcial. Ou seja, um indivíduo pode partir para a terceira necessidade estando com as necessidades fisiológicas e de segurança supridas em parte. 

É importante falar disso, pois dificilmente encontraremos pessoas absolutamente satisfeitas com a sua condição em cada etapa. É do próprio ser humano a insatisfação – ainda que este conceito seja relativo e dependa do ponto de vista de cada pessoa. 

Benefícios da aplicação da teoria de Maslow na organização

Agora que já falamos sobre a hierarquia da Pirâmide de Maslow, você deve estar se perguntando se a teoria tem aplicação nas organizações. Ou seja, se o seu e-commerce pode colher frutos da lógica de Maslow. E a resposta é claro que sim – afinal, imagine um sujeito que não tenha nenhum tipo de necessidade satisfeita.

Será que alguém que tem as necessidades fisiológicas latentes e que não tem sensação alguma de segurança poderá ser produtivo? Será que poderá se envolver com projetos e prazos? É muito provável que essa pessoa seja improdutiva e desmotivada, sem poder contribuir com todo seu potencial para a empresa onde trabalha. 

Isso não significa que essa pessoa terá que ser substituída. Porém, a empresa precisará entender como pode aproveitar melhor o potencial desse colaborador. Justamente por isso é que a teoria de Maslow é tão considerada para a psicologia organizacional. 

Áreas de gestão e de recursos humanos podem utilizar a Pirâmide de Maslow para entender como podem se posicionar diante dos colaboradores. Tudo isso também pode ser aplicado para o público-alvo e até mesmo para os fornecedores.

A seguir, veja três maneiras aplicar a teoria de Maslow para o seu negócio: 

Identificação das necessidades dos colaboradores

Analisando a hierarquia de necessidades, podemos entender que a empresa precisa olhar para seus colaboradores de maneira integrada. Isso inclui oferecer um salário adequado, que seja suficiente para que arquem com despesas e para que possam satisfazer suas necessidades.

Embora pareça óbvio falarmos disso, muitos empreendedores querem remunerar os seus funcionários com valores abaixo do mercado. Isso impacta diretamente na motivação que apresentam para desempenhar as funções solicitadas. Sem dúvidas, um funcionário que tenha alcançado o topo da pirâmide será alguém mais efetivo ao seu negócio.

Administração eficiente do capital humano

Além disso, a aplicação da teoria de Maslow pode ser conduzida pelo viés do capital humano. Mas o que isso quer dizer? Significa que uma empresa precisa entender que possui funcionários em diferentes estágios, com variadas capacidades e em pontos distintos da sua carreira.

Administrar essas diferenças com eficiência permite que o empreendedor valorize o momento individual de cada funcionário. Isso irá permitir que a empresa tenha aliados que possam trabalhar de verdade pelo negócio. 

Motivação dos colaboradores

Por fim, a Pirâmide de Maslow também pode contribuir para a motivação dos colaboradores de um negócio. Lembre-se: investir nos funcionários faz com que você invista diretamente na motivação que o seu negócio terá para o cliente. Embora seja lógico, nem todo mundo enxerga isso! 

Ao ter uma equipe eficaz e produtiva, você poderá oferecer um serviço de mais qualidade para os seus consumidores. Outro detalhe: tal ação ajuda a se destacar da concorrência e ter um negócio lucrativo. Por isso, comece aplicar a teoria da Pirâmide de Maslow agora mesmo!

Conclusão

Como você pode ver, a Pirâmide de Maslow tem muito a contribuir para o seu negócio. Com ela, é possível criar uma empresa mais humana, que considere a necessidade dos indivíduos. Além disso, ajuda a reconhecer que funcionários valorizados podem somar muito mais do que uma equipe desmotivada.

Está interessado em ingressar em abrir um e-commerce? Então conheça as oportunidades trazidas pela Loja HostGator e faça seus sonhos se tornarem realidade hoje mesmo!

Navegue por tópicos

  • O que é a teoria da Pirâmide de Maslow?

  • Qual a importância da Pirâmide de Maslow?

  • Como funciona a hierarquia das necessidades de Maslow?

  • Quais as necessidades da pirâmide de Maslow?

    • 1. Necessidades fisiológicas

    • 2. Segurança

    • 3. Social

    • 4. Estima

    • 5. Realização pessoal

    • Pontos extras

  • Quais são os níveis da pirâmide de Maslow?

  • Benefícios da aplicação da teoria de Maslow na organização

    • Identificação das necessidades dos colaboradores

    • Administração eficiente do capital humano

    • Motivação dos colaboradores

  • Conclusão

Tags:

  • Domínios

Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários