O que é e como fazer o Pitch Perfeito

O que é e como fazer o Pitch Perfeito?

quinta-feira, 31 de outubro de 2019 | Comentários

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Nos dias 6, 7 e 8 de novembro acontece a 7ª edição do evento mais esperado no mundo do marketing digital, o RD Summit.

E este ano a HostGator estará com uma ação muito bacana no evento, o concurso “O Pitch Perfeito” que vai premiar as 3 melhores ideias com:

  • 1 plano de Hospedagem de Sites
  • 1 ano de domínio grátis
  • 1 site criado por especialistas da HostGator*.

Para participar do concurso basta estar inscrito no RD Summit e se candidatar também no link O Pitch Perfeito. A equipe da HostGator vai analisar todos os formulários e convidar os selecionados para fazer uma apresentação de 1 minuto no estande da HostGator durante o evento. Acesse as regras do concurso aqui.

Ficou interessado? Continue lendo este post para aprender mais sobre como preparar o pitch perfeito!

O que é um Pitch?

Se você já é um empreendedor, ou tem intenção de se tornar um, vai ouvir muito a palavra “pitch” por aí.

A ideia do pitch veio do basebol e seu significado original é “lançamento/arremesso”.

No mundo do empreendedorismo, o pitch foi adaptado para nomear uma apresentação rápida que tem o objetivo de convencer alguém a financiar um projeto ou ideia.

É muito comum ver apresentações desse tipo nos eventos de tecnologia, marketing digital, empreendedorismo e startups.

Geralmente estes congressos e feiras são frequentados pelos “investidores-anjo”, incubadoras e representantes de fundos de investimento à procura de projetos inovadores.

Já os criadores dos projetos vêm o pitch como a oportunidade perfeita para mostrar ao mercado suas ideias e porque elas merecem receber patrocínio ou capital de investimento.

Como fazer o Pitch Perfeito?

O pitch perfeito deve “vender” a ideia do projeto para potenciais investidores. O grande desafio é fazer isso em um curto período de tempo (de 1 até 20 minutos).

Tipos de pitchs
Fonte: Startse

Para simplificar, no concurso da HostGator vamos nos concentrar no pitch de 1 minuto, o chamado “pitch de elevador”.

Se você quer arrasar no seu pitch precisa prestar atenção à duas coisas: conteúdo e formato da apresentação. Vamos lá?

Conteúdo

Na hora de apresentar a ideia o impulso é falar absolutamente tudo sobre ela, mas em 1 minuto é preciso de estratégia para convencer os investidores.

1. Concentre-se em apresentar o problema e a sua solução

Devido ao tempo extremamente curto da apresentação, a dica mais valiosa é se concentrar em mostrar a intensidade do problema e a solução que você quer oferecer para ele.

Aliás, muita gente acaba se atrapalhando ao tentar explicar todos os detalhes de um produto ou serviço em apenas poucos segundos.

Na dúvida é melhor eliminar qualquer informação desnecessária ou que gere dúvidas nesse momento. Facilitar o entendimento de quem está assistindo é sempre mais garantido.

Por isso, durante o pitch, responda às seguintes perguntas:

  • Qual é o problema?
  • Como a sua ideia ajuda a solucioná-lo?

2. Mostre para quem a sua ideia tem valor

Às vezes ter uma ideia brilhante não é suficiente para convencer os investidores. Por isso é importante ressaltar também para quem seu produto ou serviço foi pensado, ou seja, para qual público a sua proposta terá valor.

Algumas perguntas que podem ajudar a te guiar são:

  • Que tipo de público teria interesse em adquirir seu produto ou serviço? Consumidores finais? Outras empresas? Quem são?
  • Este público tem algo em comum como faixa etária específica ou uma “dor”?

Você também pode traçar um perfil resumido do seu público (sua persona) para te ajudar a ter ideias para sua apresentação.

3. Mercado, modelo de negócio e diferencial

Outra forma para captar a atenção dos ouvintes é mostrar a relevância e o tamanho do mercado que você quer explorar.

Uma dica legal é usar um ou dois números de impacto que representam este potencial, como por exemplo: “de cada 10 pessoas, 8 querem mudar seus hábitos alimentares”. Mas cuidado para não falar dados demais e confundir a plateia.

Lá no site do Sebrae tem centenas de estudos de mercado de segmentos que vão da borracharia até o SPA urbano, vale a pena dar uma conferida.

Formato

Além da preocupação com “o que” falar, você precisa se atentar ao “como” apresentar a sua ideia.

1. Seja objetivo

Fale de forma objetiva, sem rodeios e enrolações. Vale a pena fazer uma lista com seus principais argumentos e selecionar apenas os mais importantes – aqueles que não podem ficar de fora, de jeito nenhum. O resto você pode descartar, sem dó.

2. Fale devagar

Não é porque você tem pouco tempo que você vai atropelar tudo na hora do seu pitch. O ideal é que você encontre um ritmo adequado e envolvente – que não seja chato, mas que dê para entender direitinho. Seja específico e conciso.

3. Treine muito!

O segredo para o seu pitch ser um sucesso está no treinamento. Exercite os argumentos que você vai usar e use um cronômetro para medir o tempo. Se possível grave os treinos para analisar depois quais são os pontos a melhorar.

Quanto mais você falar sobre a sua ideia, mais você ganha confiança sobre ela. Um bom pitch é aquele que consegue passar as informações mais importantes de forma objetiva e convincente.

Se você não tem habilidade para falar em público não tem problema algum. Basta treinar sozinho ou com a ajuda de amigos e colegas e ir aprimorando seus argumentos aos poucos.

No modelo abaixo (chamado de “twitch pitch”) você encontra uma sugestão de como organizar a apresentação da sua ideia.

Você pode adaptá-la diminuindo ou aumentando o texto conforme o tempo estabelecido para o pitch:

Meu projeto soluciona {o problema} fornecendo os {diferenciais}, potencializando o {público-alvo} para atingir {resultados esperados}.

Veja o exemplo abaixo:

A HostGator ajuda empreendedores, empresas e pessoas físicas {que ainda não têm presença digital} fornecendo {serviços de hospedagem e ferramentas de criação de site} e potencializando {blogs, sites e lojas virtuais} para atingir {mais clientes através da internet e maximizar os resultados de seus negócios}.

Veja também algumas apresentações de Pitch que podem te inspirar:

Nos vemos no RD Summit para conhecer a sua ideia!

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*A Hospedagem oferecida no prêmio é um plano P com o ciclo anual no valor integral de R$ 220,66. O domínio oferecido pode ser escolhido na extensão .com ou .com.br no valor de R$ 44,99

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