13 excelentes plugins de e-mail marketing WordPress

13 excelentes plugins de e-mail marketing WordPress

quinta-feira, 14 de novembro de 2019 | Comentários

Escrito por

Como você já deve saber, os plugins do WordPress são fundamentais para sites construídos na plataforma, porque adicionam novas funções e recursos à infraestrutura. A aplicação de plugins melhora a experiência do usuário e simplifica muitas tarefas, tanto para os desenvolvedores quanto para quem navega.

Existem diversos tipos de plugins. Entre eles há um grupo dedicado a criar soluções para gerenciamento de e-mails. Eles auxiliam na construção, envio e acompanhamento de campanhas de e-mail marketing, criação de newsletters e construção de formulários de contato.

Se juntarmos neste grupo aqueles plugins mais técnicos, voltados para configuração de contas comerciais e gestão de múltiplos endereços, você vai descobrir que a quantidade à sua disposição é bem grande.

Vamos focar em 3 grupos principais:

  1. E-mail marketing;
  2. Newsletter;
  3. Formulários.

Os 13 melhores plugins de e-mail para sites WordPress

Selecionamos 13 excelentes plugins para gerenciar seus envios de e-mail em sites WordPress. Confira!

E-mail Marketing

Acredite, campanhas de e-mail marketing ajudam, e muito, a potencializar a audiência e as conversões. Um site é um ótimo “alimentador” das listas de e-mail, e as campanhas mantém esse ciclo funcionando ao colocar novas pessoas em contato com o site.

O ciclo criado pelo e-mail marketing é importante para muitas empresas, por isso, a prática do envio de e-mails segue firme e convertendo!

1. MC4WP – MailChimp for WordPress

O Mailchimp é um dos serviços mais utilizados para montagem de campanhas e disparos de e-mails.

O plugin funciona como uma ponte entre a plataforma do Mailchimp e o site, integrando os dados e facilitando o acompanhamento da performance das campanhas de e-mail marketing. Além do gerenciamento das métricas, a integração do plugin facilita a importação de contatos para listas de envio e a adição de novos.

O único ponto de atenção fica no fator “conta”. É preciso criar um perfil no MailChimp e estabelecer um plano. A plataforma é grátis para poucos envios, portanto, é preciso investir para comprar planos de envio mais abrangentes.

Para baixar este plugin, clique aqui!

2. Thrive Leads

Esse é um plugin bem completo que:

  1. Administra as listas de envio;
  2. Faz o gerenciamento dos dados das campanhas;
  3. Apresenta diversas opções de recursos para conversão nas suas campanhas de e-mail.

Um dos destaques do plugin são as diferentes formas de pop-up para conversão. Esqueça aquele quadradinho chato no meio da tela, o Thrive Leads apresenta variações bem mais sutis e capazes de ampliar a conversão.

Clique e baixe o plugin!

3. HubSpot All-In-One Marketing

O HubSpot é uma das plataformas de gerenciamento de marketing digital mais completas e utilizadas em todo o mundo. Com o plugin de WordPress é possível integrar o CRM da Hubspot com o site, resultando em:

  1. Otimização do gerenciamento de contatos;
  2. Adição de novos leads;
  3. Organização de envios de e-mail e segmentação de público.

Baixe este plugin clicando aqui

Newsletters

Diferente das campanhas de e-mail marketing, as newsletters têm foco no relacionamento com clientes e possíveis prospects.

É por meio desses conteúdos que uma empresa pode nutrir o interesse das pessoas em seus produtos/serviços e estreitar laços com seus consumidores (além de criar oportunidades para vendas e captação de dados estratégicos).

4. Newsletter

Precisamos dizer mais alguma coisa sobre um plugin com esse nome? Ele é uma solução completa para gerenciamento e criação de…newsletters! Vale lembrar que ele também pode ser aplicado para criação de campanhas de e-mail marketing.

Com ele, é possível:

  1. Coletar e-mails com um widget customizável;
  2. Criar newsletters com um editor drag-n-drop;
  3. Fazer segmentações do seu público.

Tudo de forma bem rápida e intuitiva! O plugin básico é grátis, mas é possível inserir mais funções adquirindo alguns “pacotes de expansão”. As versões premium também permitem a aplicação do plugin em mais de um site.

Para baixá-lo, clique aqui

5. JackMail Newsletters

Este plugin vai dar acesso à todas as funcionalidades do seu painel de gerenciamento de servidor de e-mail. Com isso, não é preciso utilizar um provedor de serviço, porque ele possui o seu próprio SMTP.

Junto com essa função, o usuário ganha acesso a 48 templates totalmente responsivos para criação de newsletters. Junto com o construtor de campanhas, o JackMail oferece uma dashboard bem completa para a gestão dos contatos, listas de envio e acompanhamento da performance das suas campanhas.

Assim como ocorre com o MailChimp, é possível utilizar a ferramenta gratuitamente para um pequeno grupo de contatos. Quanto maior seu volume de contatos, maior fica o valor do plano.

Baixe agora este plugin

6. OptinMonster

Uma excelente ferramenta para geração de leads. O OptinMonster permite a criação de formulários, pop-ups e calls to action para newsletters. Você pode inserir os recursos desse plugin de uma maneira bem interessante para o visitante, facilitando o engajamento e potencializando as chances de conversão.

Ele possui integração com as principais ferramentas de disparo de newsletters/e-mail marketing. Também tem um dashboard para acompanhamento de dados que é bem completo e fácil de compreender.

Clique a baixe agora

Formulários de contato

Nas estratégias de marketing digital, os formulários são peças sem reposição. Eles é quem garantem o recebimento das informações dos clientes e permitem a transferência delas para o banco de dados do site.

Além do conteúdo escrito (perguntas, tema, imagens), o formato de código dos formulários é muito importante para efetuar as integrações com diferentes ferramentas, como as gestão de contatos, CRMs, plataformas de marketing digital, entre outras.

7. WPForms

Um plugin bem simples e útil para criar e manejar os formulários de contato. Com um editor do tipo drag-n-drop, a criação dos campos de resposta e das questões fica bem simples.

Há também alguns modelos de formulário à disposição de quem deseja desenvolver. Junto com tudo isso, também existe uma interface para controle das respostas e gerenciamento dos dados captados.

O WPForms é grátis em um plano simples e que engloba parte das funcionalidades do plugin.

Para instalar o plugin, clique aqui

8. Gravity Forms

Uma opção premium para gerenciamento de formulários. Sua interface é bem limpa e com ferramentas super simples, mas que são potentes o suficiente para gerar ótimos resultados de uso.

Você gerencia a lógica condicional de suas campanhas com formulários, as entradas e os dados captados, além, é claro, de poder construí-los sem nenhum tipo de desafio.

O suporte do Gravity Forms funciona muito bem e dá conta do recado, porém, existe a opção de pagar por suporte premium para garantir uma assistência completa.

Clique para comprá-lo!

9. Ninja Forms

O Ninja Forms possui versões gratuitas e premium para os usuários que pretendem manejar seus formulários. Assim como os outros plugins, ele dá direito à uma versão mais simples no modo free e uma mais completa na versão premium.

Optar pela versão free não é uma má ideia, já que o plugin é bem completo e não há limitações para a criação dos formulários e dos campos contidos neles. Ele pode ser integrado às suas campanhas de e-mail e captar contatos para o site, alimentando seus fluxos de nutrição de marketing com bastante simplicidade.

Baixe agora clicando aqui

Dica Extra: Gerenciamento de SMTP

Para fechar, reservamos um espaço para falar do protocolo SMTP, que é imprescindível para enviar e gerenciar contas de e-mail profissional pela internet.

Alguns plugins de WordPress foram criados para permitir um controle das informações do SMTP pela dashboard do site, unificando o controle e deixando seu manejo mais simples.

Para fechar nossa lista com os 13 melhores plugins de email para seu site WordPress, vamos apresentar 4 que fazem o gerenciamento do SMTP. Todos eles possuem a mesma função, o que muda são os recursos extras, os servidores de e-mail e a interface de uso. Anote aí!

  1. Postman SMTP Mailer;
  2. WP Mail Bank;
  3. Easy WP SMTP;
  4. WP Mail SMTP.

Usando os recursos desses e de outros plugins de e-mail disponíveis no WordPress, você vai vivenciar um ganho de produtividade, organização e efetividade nas suas ações que envolvem o envio dos e-mails.

Não se esqueça de navegar pelos conteúdos do nosso blog para descobrir mais dicas sobre o uso de e-mail marketing, as melhores ferramentas e soluções para WordPress e muitas outras informações úteis para o desenvolvimento e hospedagem de websites!

Tags:,
Comentários
Pressione Enter para pesquisar ou ESC para fechar