Um programa de afiliados é uma estratégia de venda muito usada na internet. Funciona por meio da divulgação de anúncios, que podem ser banners ou links, que promovem algum produto ou serviço. A cada conversão gerada o afiliado recebe uma comissão pela venda efetuada. Segundo o Blog Afiliados Brasil o mercado de afiliações está em […]

Um programa de afiliados é uma estratégia de venda muito usada na internet. Funciona por meio da divulgação de anúncios, que podem ser banners ou links, que promovem algum produto ou serviço. A cada conversão gerada o afiliado recebe uma comissão pela venda efetuada.

Segundo o Blog Afiliados Brasil o mercado de afiliações está em franco crescimento aqui no Brasil. A principal vantagem é a geração de uma renda extra, originada por meio da monetização de sites, blogs e até redes sociais. O público-alvo de um programa de afiliados vai desde de programadores e agências, até blogueiros e influenciadores digitais.

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Como incluir uma agência num programa de afiliados?

Se você tem ou trabalha numa agência, seja de publicidade, comunicação, marketing ou desenvolvimento de sites, considere ingressar num programa de afiliados. A estratégia pode gerar uma renda extra para o seu negócio e reinvestindo esse lucro, ou parte dele, em marketing você pode atrair novos clientes.

Cadastrar uma agência num programa de afiliados é extremamente fácil, basta preencher um cadastro gratuito, com dados de identificação, endereço do seu site e como você gostaria de receber sua comissão. Assim que o registro for aprovado você já pode começar as divulgações no site da sua agência. Aí é só escolher o serviço que irá divulgar, o banner de anúncio e colar o código fonte na sua página.

O processo em si é muito simples, o diferencial para que o programa de afiliados seja realmente lucrativo vai depender da estratégia adotada. A segmentação é o segredo deste negócio, por isso é importante direcionar os anúncios para ao público certo. Para esclarecer eventuais dúvidas listamos abaixo alguns exemplos, erros e recomendações para ajudá-lo nos primeiros passos.

Programa de afiliados: como funciona na prática

Você já sabe que o afiliado é uma espécie de representante de vendas, pois promove um produto ou serviço e em troca recebe uma comissão. Agora o próximo passo é traçar estratégias para que a sua agência alcance bons resultados num programa de afiliados. Ter um plano lhe ajudará a escolher os melhores programas para o seu negócio, considerando tanto a segmentação, quanto a rentabilidade.

Atualmente existem vários programas de afiliados, então você pode promover produtos físicos, serviços ou produtos digitais, como e-books e cursos. A rentabilidade varia bastante, em alguns casos a margem de receita é menor por conta do próprio valor do produto. Portanto, antes de ingressar num programa de afiliados você deve avaliar a segmentação e o percentual que receberá.

Se a sua agência oferece serviços de comunicação em geral, dentre eles a criação de sites e blogs uma boa ideia é se afiliar a um programa que tenha conexão com a sua atividade. Um bom programa de afiliados para agências é de hospedagem de sites, pois o cliente que chega até você está em busca de um serviço e recebe indicações que têm afinidade com o que ele busca.

Exemplo prático

Vamos supor que a sua agência se afilie ao programa da HostGator, que oferece uma das melhores comissões. Você pode publicar um post no blog da agência falando sobre hospedagem de sites e inserir links e banners recomendando o serviço de hosting desta empresa. A cada venda realizada por meio dessa divulgação sua agência pode ganhar R$ 70 reais e o valor pago aumenta gradativamente. Ou seja quanto mais vendas, maior será a comissão. Se num determinado mês você tiver 25 indicações aprovadas, por exemplo, o valor pago por cada indicação será de R$ 175 reais, o que totaliza aproximadamente R$ 4.375 reais.

5 passos para alcançar bons resultados como afiliado

  1. Pesquise programas de afiliados e selecione os que têm mais afinidade com o seu negócio e com o seu público. Se você é autoridade num determinado segmento e já tem uma audiência que o acompanha, reflita se as pessoas irão se interessar pelo produto ou serviço que você está promovendo.
  2. Verifique o percentual de comissão de cada programa de afiliados selecionados por você. Se você estiver oferecendo o produto certo para o público adequado, as chances de conversão aumentam e, por consequência, a sua perspectiva de lucro.
  3. Crie uma estratégia para divulgação dos produtos ou serviços do programa de afiliados que a sua agência ingressou. Além da divulgação em sites ou blogs você pode usar outros canais de divulgação, como as redes sociais. Lembre-se de manter o foco na segmentação correta, quem persegue dois coelhos ao mesmo tempo não pega nenhum.
  4. Reinvista uma parte do lucro recebido do programa de afiliados para gerar mais tráfego para o site ou blog da sua agência. Com isso você pode tanto aumentar a visibilidade da sua agência, quanto aumentar a audiência em seus canais de divulgação.
  5. Tenha objetivos claros desde o ingresso no programa de afiliados. Pode ser conquistar a primeira venda num determinado período, fechar x vendas por semana ou mesmo ultrapassar 21 vendas no mês.

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