O React é uma biblioteca JavaScript utilizada no desenvolvimento de interfaces de usuário. Descubra mais sobre suas vantagens e recursos.

Ouça o conteúdo deste post clicando no player abaixo!

A construção de interfaces de usuário também é possível usando uma biblioteca JavaScript chamada React. Essa é uma ferramenta que podemos usar para construir componentes de IU (interface de usuário), especialmente, para a criação de aplicativos de uma única página.

As origens desta tecnologia altamente aclamada começaram no Facebook. Os programadores concentraram-se em disponibilizar o React JS e apresentá-lo ao mundo como uma biblioteca JavaScript. Neste artigo, entenda melhor o que é a ferramenta e como você pode fazer uso dela!

Breve definição de JavaScript

Antes de falar sobre o React propriamente, vamos conceituar de forma rápida o JavaScript, ao qual a biblioteca React está vinculada. JavaScript (ou JS) é uma linguagem muito popular, usada para criar e controlar o conteúdo dinâmico na internet, incluindo, por exemplo, elementos como gráficos animados, apresentações de slides de fotos, formulários interativos e mais!

O que é React?

ReactJs ou React é uma biblioteca JavaScript usada para construir interfaces de usuário, permitindo a elaboração de aplicativos baseados em JavaScript. Os aplicativos React são executados no navegador e não precisam esperar por uma resposta do servidor. 

É importante compreender duas partes diferentes desta definição:

  1. O React é uma biblioteca JavaScript, não uma estrutura. Em outras palavras, isso significa que ele não é uma solução completa. Assim, frequentemente, precisaremos usar mais bibliotecas para formar qualquer solução com ele, 
  2. O que o React faz muito bem é também parte da definição: construir interfaces de usuário, ou seja, qualquer coisa que colocamos na frente dos usuários para que eles interajam com uma máquina. Elas estão em toda parte, desde os botões simples em um rádio até um painel complexo.

Se o dispositivo que estamos tentando conectar pode entender JavaScript, então, podemos usar o React para descrever uma interface de usuário para ele. Agora, vamos explorar como o ReactJs resolve os desafios no desenvolvimento da interface do usuário. 

Como o React funciona?

O React é chamado de Biblioteca JavaScript porque pode ser usado principalmente para criar, armazenar e usar aplicativos JavaScript, permitindo que você descarte o trabalho de escrevê-lo manualmente, repetidamente, escolhendo o que você precisa e adicionando diretamente ao seu código. 

Ele pode ser visto e interpretado metaforicamente como uma biblioteca para armazenar códigos. Este é o paraíso se o seu objetivo é o desenvolvimento rápido de aplicativos e sites muito interativos!

O React permite fragmentar o site em vários componentes individuais e é apenas uma divisão de componentes de alto nível, mas pode ir mais fundo, permitindo criar pequenos elementos de componentes, como exibições de listas, componentes de navegação, conteúdo repetível, etc. 

Este método de segmentação em diferentes módulos individuais permite aos desenvolvedores mantê-los separadamente e criá-los como blocos de construção. Dessa forma, é fácil para as equipes de desenvolvimento distribuir seu trabalho e gerenciar com eficiência.

O React tem a capacidade de renderizar a alteração ou os componentes afetados sem influenciar o outro, o que significa que, em vez de renderizar a página inteira novamente, ele renderiza apenas a parte da mudança. 

Por exemplo, se você estiver alterando a tag h1 no componente React, após salvá-lo, você pode ver que a página inteira é renderizada em cada mudança. Na realidade, a biblioteca React renderiza apenas os componentes que realmente se alteraram.

Entidades envolvidas no React

  • Componente

Os componentes são o código declarativo para Interface do Usuário reutilizável. Um componente pode interagir com outros por meio de adereços para criar uma interface complexa, sendo de classe ou funcional.

  • Estado

O estado representa o status ou o momento atual do aplicativo. Ele é privado para o componente da classe, sendo totalmente controlado por isso. O componente funcional não contém estado.

  • Adereços

Os adereços são os valores ou os argumentos que podem ser passados ​​de componentes superiores para inferiores.

Por que usar o React?

O React é uma biblioteca JavaScript de código aberto, o que nos permite criar componentes reutilizáveis. Ele é rápido, fácil de testar e escalável, possuindo vinculação de dados unilateral. Além disso, fornece um cache de estrutura de dados, mas não para por aí!

Algumas das razões mais importantes pelas quais o React constitui uma excelente estrutura a ser considerada para resolver a maioria dos desafios de desenvolvimento da web são as seguintes.

1. Componentes Reutilizáveis

O ReactJs fornece uma estrutura baseada em componentes, em que esses, em conjunto, formam os blocos de construção do site. É possível começar a construir um site com componentes como cabeçalho, barra lateral, rodapé ou botão para, em seguida, criar componentes principais, que incluem todos os menores. 

Então, a construção de componentes do site continua até que ele direcione um componente raiz, e esse é o seu aplicativo, que contém todos os outros componentes. Dessa forma, cada componente tem sua própria lógica de exibição e informações de renderização. 

É possível reutilizar componentes em qualquer lugar, conforme necessário. A atualização de um componente atualizará automaticamente todas as áreas em que ele é usado, facilitando a manutenção.

2. Gerenciamento simplificado

O React resolve o problema de gerenciamento do estado da IU, o mais comum, com JavaScript normal, também conhecido como Vanilla JavaScript. Nele, a segmentação de elementos DOM deve ser feita manualmente.

Se houver alguma alteração na estrutura do HTML, é necessário alterar até a forma como a chamada é feita aos elementos. Isso se deve ao uso de seletores de consulta. O jQuery tornou o acesso ao DOM mais fácil, mas ainda seria necessário prestar atenção a ele. 

Quando o aplicativo se torna enorme, fica mais difícil. Portanto, React ajuda a gerenciar o estado da IU com muita facilidade, permitindo a criação de componentes altamente dinâmicos.

Basicamente, o React dá aos desenvolvedores a capacidade de trabalhar com um navegador virtual, que é mais amigável que o navegador real. O navegador virtual do React atua como um agente entre o desenvolvedor e o navegador real.

3. Permite um melhor enfoque na lógica de negócios

O ReactJs é mantido por uma vasta comunidade de programadores! Por causa disso, o código do framework é muito melhor e continua a ser atualizado em intervalos regulares. 

Assim, os desenvolvedores não precisam se preocupar com o estado do aplicativo e podem se concentrar mais na lógica de negócios, pois há menos chance de travar o aplicativo da web devido a problemas de estrutura. 

As melhores habilidades de construção de código permitem que a estrutura React seja altamente eficiente e rápida.

4. Melhor ecossistema e comunidade ativa

Como uma extensão do anterior, o React oferece aos desenvolvedores um forte ecossistema e comunidade de profissionais para obter ajuda. Assim, se os desenvolvedores encontrarem problemas, é fácil encontrar uma solução por meio da comunidade React ou usando um componente de terceiros.

Como usar o React?

Você pode usar a biblioteca do React para adicionar funções, add-ons e códigos para personalizar qualquer coisa na qual você esteja trabalhando, desde que seja compatível. Essa tecnologia é um código-fonte aberto muito conhecido, facilitando encontrar ajuda e orientação de outros usuários, se necessário. 

Novos códigos podem ser pesquisados ​​na internet (ou no próprio site do React) para adicionar à sua biblioteca. O React JS usa algumas extensões chamadas JSX e Virtual DOM para criar interfaces de usuário. 

Isso permite que os desenvolvedores os criem para a maioria das plataformas e, graças ao fato de poderem ver os resultados de seu código instantaneamente, eles podem ter uma visão e compreensão melhores do que estão fazendo.

O React JS usa algo chamado JSX. Esta é uma extensão que permite o uso de HTML com JavaScript, o que torna seu código mais versátil. O React é compatível com a maioria dos navegadores modernos, o que ajuda os desenvolvedores a alterar e testar seu DOM em diferentes plataformas.

Tome nota:

  • JSX: provavelmente, você conhece. É uma das linguagens mais comuns, pois é fácil de aprender e usar. Devido à aceitação manifestada desta tecnologia, ela é usada em praticamente todos os sites publicados na internet,
  • Virtual DOM: DOM é a abreviação de Document Object Model, uma interface de programa de aplicativo (API). Ela permite que os programas leiam o conteúdo de qualquer site, podendo ser modificado de acordo com os gostos e as necessidades do programador. 

Qualquer site que não esteja usando React JS está usando HTML para alterar e modificar seu DOM. Graças à implementação do JSX, o React pode ter um DOM Virtual, que é uma cópia do DOM original, usado pelo aplicativo ou site. 

A principal diferença entre o DOM e DOM Virtual é que o primeiro só mostra as alterações depois que a página é carregada novamente, enquanto o segundo mostra em tempo real, sem a necessidade de recarregar.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado! Não deixe de compartilhar se gostou! Aproveite para conhecer nosso blog e acompanhar os artigos sobre negócios, marketing e tecnologia que compartilhamos por lá!