As vantagens do Redirect 301 para o seu site

As vantagens do Redirect 301 para o seu site

Escrito por

8 de dezembro de 2016 | Comentários

Com a internet temos mais liberdade para fazer modificações nos conteúdos que produzimos, mas isso não pode ser feito sem antes tomarmos alguns cuidados. Mesmo que alguns procedimentos sejam mais técnicos como o redirecionamento de páginas, é preciso saber como funciona e quais vantagens um Redirect 301 traz para o seu site.


Algumas mudanças no site podem parecer simples como: copiar os arquivos de um servidor para outro ou renomear um arquivo porém, sem o redirect, se o endereço antigo for acessado vai apresentar o Erro 404. E um erro não é algo que queremos que o usuário encontre no site, não é mesmo? Um redirecionamento de página ajuda em questões de experiência do usuário, resultados de busca e muito mais.

Como funciona um redirecionamento?

Sempre que um servidor web recebe uma requisição, um código de status HTTP é gerado. O mais comum é o 200, ele indica que tudo está funcionando corretamente no site e no servidor, assim o usuário recebe normalmente o conteúdo desejado.

Já o status mais conhecido é o 404 – que indica que uma página não foi encontrada. Muitos fatores podem gerar o famoso Erro 404, incluindo alterações das páginas, e é nesse cenário que o código de redirecionamento 301 trabalha.

De forma simples, o redirect 301 é uma instrução no servidor que informa que uma determinada página agora é outra. Com isso, caso o visitante acesse a página A, ele será automaticamente encaminhado para a página B, pois a página acessada foi movida permanentemente para um novo local.

Redirect 301: por que é importante?

As mudanças estão presentes na rotina de um site e os cuidados com procedimentos – como utilizar o redirecionamento 301, por exemplo – é fundamental. Através do código de redirect é possível encaminhar o visitante de uma página antiga para a nova, sem perder o tráfego, ranking ou autoridade.

O redirect 301 é importante quando falamos nos algoritmos dos mecanismos de busca, pois podem existir inúmeras páginas que contêm links para outras e os robôs de busca não saberão se a página foi movida ou não. Ter essas referências é fundamental para o ranqueamento da página.

Assim, o redirecionamento de página ajuda a orientar os robôs quando ocorre alguma alteração. Esse redirect transfere a autoridade da página antiga para a nova, incluindo Pagerank – que é a pontuação da página levando em consideração os links que apontam para ela (e perder essa relevância não é uma boa ideia quando falamos em SEO).

Enfim, além de uma boa prática de SEO, o uso do redirecionamento é uma ideia para melhorar a experiência do usuário – já que diminui o risco de apresentar o Erro 404.

Quando devo usar um Redirect 301?

Enquanto o redirect 302 é para redirecionamentos temporários, o redirect 301 é para alterações permanentes como, por exemplo:

  • Migração de arquivos e páginas: o redirect 301 é fundamental quando você precisar migrar arquivos ou páginas de local.
  • Troca de domínio ou migração do site: em casos de troca de domínio, redirecionar todos os arquivos de um domínio para outro é a solução para não perder relevância.
  • Página que não existem mais: em casos de lojas virtuais que algum produto não será mais vendido é recomendável fazer um redirect para uma página com produtos relacionados, por exemplo, ou em blogs que um conteúdo não está atualizado mas há outro semelhante.
  • Evitar conteúdo duplicado: o Google valoriza conteúdos exclusivos e diversificados para aparecer no resultado de busca – o que torna a busca por conteúdos duplicados uma das preocupações de SEO.

Como fazer o redirecionamento?

É preciso ter conhecimento técnico para configurar o redirect 301, pois só é viável acessando os arquivos do seu servidor, e a maneira como o redirect é feito depende da linguagem de programação e o banco de dados do seu site. Veja mais informações neste link.

Após configurar, faça testes para garantir que tudo está funcionando corretamente. Nesse aspecto, usar o Google Webmaster Tools pode ser de grande ajuda.

Como os mecanismos de busca entendem um Redirect 301?

Sites com muito conteúdo duplicado e excesso de páginas de erro podem ser rebaixados pelos robôs do Google, que valorizam a experiência do usuário para ranquear seu site.

Por isso, quando um usuário acessa o endereço antigo mas é direcionado para uma página nova, o Google entende e valoriza o site novo da mesma forma que faria com o antigo, além de atualizar a rota da página em seus bancos de dados de maneira definitiva.

O redirect 301 ajuda em diversas questões no site, como SEO, experiência do usuário e mais. Sempre que necessário, aplique em seu site também!

Tags:, , ,
Comentários