Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Unir momentos de entretenimento, como assistir um filme, com aprendizados sobre negócios, é uma forma de gerar insights relevantes para aplicar no dia a dia. Séries e filmes sobre empreendedorismo podem proporcionar insights e apresentar ótimos exemplos de como superar obstáculos para alcançar objetivos.

Unir momentos de entretenimento, como assistir um filme, com aprendizados sobre negócios, é uma forma de gerar insights relevantes para aplicar no dia a dia. Séries e filmes sobre empreendedorismo podem proporcionar insights e apresentar ótimos exemplos de como superar obstáculos para alcançar objetivos.

Pensando nisso, listamos algumas sugestões de séries e filmes sobre empreendedorismo que estão repletas de lições, sobre tomada de decisões estratégicas, liderança de equipes e até o uso da empatia nos relacionamentos.

Então, prepare a pipoca 🍿 e escolha alguma (ou todas) das nossas dicas para curtir nas férias, feriado ou mesmo no fim de semana. Aproveite e faça uma comparação com a sua realidade empresarial, anote o que mais chamou atenção, como bons e maus exemplos, e você verá que pode traçar novas estratégias para o seu negócio.

Um Senhor Estagiário

1. Um senhor estagiário

É um filme leve, mas também emocionante. “Um Senhor Estagiário” pode ser analisado com um viés diferenciado: o empreendedorismo em startups. Nele, sugerimos se atentar para os três pilares de gestão de pessoas. São eles:

Valorize quem está ao seu lado

Na rotina corrida, cheia de demandas operacionais e estratégicas do dia a dia, é possível que você nem perceba quem são as pessoas que estão ao seu lado. Fique atento, pois essas pessoas podem ser determinantes para o seu sucesso. Portanto, seja no âmbito profissional ou familiar, não deixe para depois a gestões de atenção, como elogios e reconhecimento das ações, mesmo que pequenas. Observe que o estagiário cinquentão valoriza muito as pessoas ao seu redor.

Observe o que está acontecendo

Estar atento ao que está acontecendo ao redor é uma forma de prevenir problemas e encontrar oportunidades. Observar como as operações são efetuadas, a maneira como os colaboradores se relacionam e como está o clima no ambiente de trabalho são elementos-chave para a gestão de pessoas.

Entre os principais obstáculos para o desenvolvimento, está um ambiente tóxico, com uma equipe insegura e desconfiada. Para não deixar que isso aconteça, é fundamental estar atento. No mundo corporativo as questões humanas estão cada vez mais em pauta. Todos precisam estar em um local que favoreça a aplicação e o aperfeiçoamento de suas habilidades.

Tenha paciência

O protagonista do filme, o estagiário, dá uma aula de paciência diante dos desafios enfrentados por conta da sua idade, superior aos 50 anos. Ele ensina que grandes decisões precisam amadurecer e sempre serem analisadas com muito calma.

Coco Antes de Chanel

2. Coco antes de Chanel

A marca Chanel está entre as mais valiosas do mundo, segundo a revista Forbes. Para entender como aconteceu a história da marca, o filme “Coco Antes de Chanel” apresenta a essa famosa personagem e mostra quais foram os primeiros passos, antes mesmo de sua consolidação no mundo dos negócios.

Na produção cinematográfica, o espectador irá conviver com o espírito inovador de Coco, que consolidou sua marca entre as referências de moda feminina. De origem humilde, orfã e vivendo no interior da França, a empreendedora começou sua carreira profissional como balconista. Disso para o sucesso, houve um caminho que vale a pena acompanhar.

A dica é focar nos ensinamentos sobre inovação e ficar atento com aspectos como:

  • o que você pode trazer de novo no seu negócio;
  • quais inovações são necessárias no atendimento ao cliente;
  • como você pode reinventar seu produto ou serviço;

Joy

3. Joy: o nome do sucesso

Encarar riscos pode ser assustador. Por isso, recomendamos “Joy: o nome do sucesso”. No filme, há uma premissa básica: boas ideias e inovações não são suficientes, é preciso saber vender e defender o que se acredita. Se você não acreditar, ninguém mais irá. Portanto, é preciso contagiar e engajar quem está por perto, como colaboradores, sócios, fornecedores e clientes.

O filme conta a história de Joy Mangano, empresária norte-americana que criou uma das mais famosas utilidades domésticas do mundo. Sua fé em si mesma é um dos pontos fortes. Joy é um exemplo de foco no objetivo e confiança no que se está fazendo. Uma dica para após assistir ao filme, saiba quem são as pessoas envolvidas no seu negócio.

Bee Movie

4. Bee Movie

Que tal uma animação para assistir com a família e aprender sobre negócios? Em muitas cenas haverão situações bem reais. Um exemplo é se questionar se deve ir contra a corrente e defender o que acredita ou apenas seguir o fluxo. O personagem principal se encontra em um dilema similar, pois está lutando para inovar a forma com que “a empresa” trabalha.

A mensagem principal é não se conformar. Afinal, se você identifica algum ponto que pode ser melhorado, não ignore. Uma das tarefas do empreendedor é resolver conflitos e superar os obstáculos. Além disso, inovar está no DNA das empresas de sucesso. Portanto, se você busca se diferenciar no seu mercado, busque meios para isso.

Shark Tank

5. Shark Tank Brasil

Nesta série o espectador aprende muito sobre o universo do empreendedorismo, como: conceitos, formação de produto, apresentação e segmentação do público-alvo. Em Shark Tank grandes empresários (os verdadeiros tubarões do mundo dos negócio) avaliam novas empresas e oportunidades. Então, não deixe escapar as avaliações realizadas e foque no que está relacionado com a projeção de negócios.

Anote todas as lições, que sem dúvida serão valiosas para o seu negócio. Faça as perguntas que os empresários lançam no programa para os candidatos a você mesmo, pensando no seu negócio. É uma ótima oportunidade para analisar suas ações. Para quem está inserido no universo de startups essa série é obrigatória.

Quais são as suas dicas de séries e filmes sobre empreendedorismo? Se tiver algum que marcou um ponto de virada para o seu negócio ou lhe ajudou a estruturar melhor a empresa, compartilhe conosco. Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

Navegue por tópicos

  • 1. Um senhor estagiário

    • Valorize quem está ao seu lado

    • Observe o que está acontecendo

    • Tenha paciência

  • 2. Coco antes de Chanel

  • 3. Joy: o nome do sucesso

  • 4. Bee Movie

  • 5. Shark Tank Brasil

Tags:

    Eduarda Delavy

    ✏ Apaixonada por tudo o que envolve leitura, escrita e cultura nerd, atua como Analista de Conteúdo na função de editora do Blog e Social Media da HostGator.

    Mais artigos do autor

    Garanta sua presença online

    Encontre o nome perfeito para seu site

    www.

    Comentários