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O TikTok, considerado um fenômeno entre as redes sociais, lançou recentemente a sua plataforma para anunciantes, o TikTok For Business. Com esse lançamento, ele visa oferecer benefícios também para as empresas, como a maior aproximação com clientes e a conquista de mais público.

Desde a sua criação, o TikTok está batendo recordes de downloads no mundo todo, superando aplicativos de redes sociais famosas, como Instagram.

Em 2019, foram realizados 750 milhões de downloads, chegando a 1,5 bilhão de usuários no mundo todo.

Com a quarentena e o isolamento social, ele superou a marca de 2 bilhões de downloads realizados no mundo.

Apesar de todo esse sucesso, não significa que é preciso correr e baixar o TikTok For Business agora mesmo. É preciso entender mais sobre essa ferramenta e avaliar se, de fato, trata-se de uma rede que irá agregar a sua empresa.

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre o TikTok For Business e os formatos de anúncio que ele oferece. Verá os critérios que você deve utilizar para saber o app é ideal para a sua empresa, e também conhecerá outras mídias sociais que você pode aderir.

Boa leitura

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O que é TikTok For Business e como ele funciona?

Trata-se de uma plataforma que visa auxiliar anunciantes e agências a produzirem e gerenciarem ações de publicidade no aplicativo. Seu objetivo é concentrar as funcionalidades da rede social para que as marcas possam fazer seus anúncios com mais facilidade.

Apesar de não possuir uma versão em português, o TikTok For Businessestá disponível no Brasil e oferece algumas modalidades diferentes de anúncio. São elas:

  1. Top View: Produto principal, em que a marca é visualizada assim que o usuário abre o aplicativo;
  2. Blank Takeovers: São anúncios de 3 a 5 segundos, sob forma de imagem ou vídeo, que aparece ao longo do uso da ferramenta;
  3. In-Feed Videos: São vídeos de até 1 minuto que aparecem no feed do usuário;
  4. Hashtag Challenges: Permite que as próprias marcas lancem challenges, que são os desafios para outros usuários imitarem;
  5. Branded Effects: Possibilita a inserção de marcas ou produtos em TikToks, em 2D, 3D ou mesmo em realidade aumentada.

Uma das vantagens do TikTok For Business é a possibilidade de mostrar o lado criativo das marcas. Além disso, permite se conectar e interagir com diferentes públicos, o que gera maior engajamento e mostra estar antenado às principais tendências.

Entretanto, não existe, até o momento, uma modalidade focada em conversão direta – diferentemente do Facebook Ads e Instagram Ads.

Logo, é importante ver até que ponto estar nessa rede social trará, de fato, os resultados esperados. Afinal, não existe um botão que leva o usuário até a sua marca.

Como saber se o TikTok For Business é adequado ao seu negócio?

Como mencionamos, é importante avaliar se faz sentido aderir a essa rede social, ou seja, se ele é adequado ao seu modelo de negócio.

A primeira pergunta que você deve se fazer é: a faixa etária das pessoas que utilizam o TikTok é a mesma do seu público-alvo?

Segundo estatísticas, 41% dos seus usuário têm entre 16 e 24 anos. Logo, se a sua empresa foca mais em jovens e adolescentes, o TikTok For Business pode render bons resultados.

Isso não significa que, se o seu público é mais velho, você está impedido de usar a ferramenta. Porém, no momento, você pode não obter um bom retorno de investimento.

Como, no TikTok, são publicados vídeos curtos e divertidos, pergunte-se se esse perfil condiz com o que você quer passar. Se a sua empresa é mais formal e possui características mais sérias, possivelmente ele não é a melhor opção.

Em contrapartida, se você quer justamente atingir públicos bem diferenciados e mostrar um outro lado da empresa e da rotina dos colaboradores, não custa testar os anúncios no TikTok For Business e ver o retorno que ele oferece.

Outras mídias digitais que podem ajudar os negócios a otimizarem seus resultados

Independentemente se você optar por utilizar o TikTok For Business ou não, lembre-se que a presença digital precisa ser forte e unificada também nas demais redes sociais e plataformas do Google.

Estar no Facebook e no Instagram é algo praticamente obrigatório para qualquer perfil de empresa, tendo em vista que as duas redes sociais são acessadas por públicos de diversas idades.

Ao realizar anúncios neles, é possível segmentar quem deseja atingir, desde sua localidade, faixa etária, preferências e assuntos mais acessados. Logo, é possível direcionar melhor as ações e atingir exatamente quem pode comprar de você.

Uma ferramenta que também oferece grandes vantagens é o Google Meu Negócio. Isso porque ele facilita que a sua empresa seja encontrada tanto no mecanismo de busca do Google quanto no Google Maps.

A integração do WhatsApp Business a sua rotina também é importante. Isso porque ele permite estreitar a comunicação dos clientes, promover novas vendas e criar campanhas segmentadas de marketing digital, entre outras vantagens.

Uma outra dica é cadastrar o seu negócio no TripAdvisor. Ele é considerado o maior site de viagem do mundo, recebendo cerca de 463 milhões de visitas mensais.

Lembre-se de pesquisar bem sobre todas essas ferramentas e selecionar aquelas que podem ser mais eficientes para os seus objetivos. Continue acompanhando o blog da HostGator para mais conteúdos sobre tecnologia, negócios e marketing!

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Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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