Quer ficar por dentro das novidades da HostGator? Inscreva-se e receba tudo em primeira mão!

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Transport Layer Security (TLS): o que é, como implementar e por que é crucial para seu site

Compartilhe:

Resumir este post com:

Entenda o que é, como funciona e como instalar o TLS no seu site, e saiba como resolver os erros mais comuns relacionados a esse protocolo.

O TLS é um protocolo de segurança amplamente utilizado no mundo todo com o objetivo de deixar o processo de transmissão de dados entre um servidor e uma aplicação da web mais seguro contra possíveis vazamentos, ataques de hackers e malwares.

Este protocolo funciona criptografando os dados que são transmitidos entre um servidor e um cliente. Para descriptografar as informações é necessário possuir uma chave única, que só o dispositivo do cliente terá acesso. Portanto, mesmo que esses dados sejam roubados, o interceptador não será capaz de decodificá-los.

Se você tem um site ou outro tipo de aplicação web precisa saber o que é o protocolo TLS , qual é a sua importância e como funciona. Sendo assim, continue a leitura para se aprofundar mais neste tema.

O que é o TLS 

TLS é a sigla de Transport Layer Security (Segurança de Camada de Transporte, em português). Trata-se de um protocolo de segurança que criptografa os dados transmitidos entre um servidor e um cliente.

É empregado não somente no processo de transporte de informações de um site para um dispositivo, mas também no envio de e-mails, mensagens instantâneas e na telefonia pela internet (VoIP).

O TLS é o protocolo padrão da Internet Engineering Task Force, o principal órgão internacional de padronização de internet. Isso demonstra a eficácia do Transport Layer Security na proteção de dados no ambiente digital. 

Definição e evolução desde o SSL

Embora ainda seja muito conhecido  como Certificado TLS/SSL, o protocolo de Segurança de Camada de Transporte é uma evolução do SSL.

A primeira versão do TLS começou a ser criada com o desenvolvimento da versão 3.1 do SSL, que era desenvolvido pela Netscape. O nome do foi alterado para não ser associado a essa empresa, passando a se chamar então Transport Layer Security.

Apesar de o SSL ainda ser uma sigla muito difundida na internet,os certificados desse tipo estão obsoletos e são pouco usados, pois todos foram substituídos pelo protocolo TLS. 

Por que o TLS importa para sites, e-commerce e SaaS 

Imagine que você tem uma loja virtual e que ao fazer uma transação no seu e-commerce o cliente tem os dados do seu cartão de crédito vazados. Uma situação como essa pode prejudicar muito a reputação e a segurança do seu negócio digital, diminuindo o número de vendas e aumentando as reclamações nas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui. 

Em relação às empresas que utilizam SaaS (Software as a Service), a falta de uma criptografia eficaz pode comprometer a segurança de dados sigilosos da organização e ainda possibilitar que invasores tenham acesso a informações sensíveis sobre os clientes da companhia. 

Para evitar que situações como essa ocorram no seu negócio, é imprescindível utilizar o protocolo TLS para criptografar os dados e garantir a cibersegurança da empresa e dos clientes dela.  

 HTTPS vs TLS: entenda a diferença 

O HTTP é um protocolo que possibilita a conexão entre um navegador e um servidor. O HTTPS nada mais é do que o certificado TLS adicionado a esse protocolo. 

Portanto, a letra “S” no HTTPS significa que aquele protocolo possui o certificado TLS e que as informações transmitidas por meio dele são criptografadas.

Sempre que você acessar um site e ver que ele começa com HTTPS, saiba que aquele endereço web trabalha com um mecanismo seguro de transmissão de informações.

No entanto, se o site que você acessar apresentar somente o protocolo HTTP, significa que ele não utiliza a criptografia para enviar dados. Sendo assim, as informações que você enviar por meio desse endereço web podem ser interceptadas. 

Como o TLS funciona passo a passo 

Agora que você já sabe o que é e qual a importância do Transport Layer Security, confira a seguir como esse protocolo funciona na prática.

O handshake TLS explicado em etapas 

O handshake TLS é um protocolo que utiliza criptografia simétrica e assimétrica para possibilitar a comunicação segura entre um servidor e um cliente, funciona da seguinte forma:

  • O dispositivo do cliente envia uma mensagem ao servidor contendo uma lista com as versões compatíveis do TLS e dos algoritmos de criptografia;
  • O servidor envia seu certificado TLS, que contém a chave-pública;
  • O cliente faz uma verificação do certificado recebido;
  • Após a validação, o cliente cria e envia ao servidor uma chave pré-mestra criptografada pela chave pública, que só poderá ser descriptografada pela chave privada dele;
  • Ao término desse processo, tanto o servidor quanto o cliente possuem uma chave mestre simétrica, que será usada para criptografar e descriptografar os dados transferidos. 

Embora esse processo possa parecer um pouco demorado em um primeiro momento, ele dura apenas alguns milésimos de segundos. Além disso, após o estabelecimento da primeira comunicação entre o cliente e o servidor, esse tempo tende a diminuir ainda mais. 

As três funções principais: criptografia, autenticação e integridade 

O Transport Layer Security  tem três funcionalidades principais. A primeira delas, e também a mais conhecida, é a criptografia, que nada mais é do que codificar os dados transmitidos entre o cliente e o servidor. 

Outra função importante deste sistema é a autenticação, que tem como objetivo garantir que as partes que estão trocando as informações são realmente autênticas. 

O TLS também tem a função de atestar a integridade das informações, ou seja, verificar se os dados passaram por alguma adulteração ou falsificação. 

Versões do protocolo (TLS 1.0 → TLS 1.3) e o que mudou 

A primeira versão do Transport Layer Security (TLS 1.0) foi lançada em 1998, já a versão utilizada atualmente, a 1.3, está disponível desde 2018.

O protocolo atualizado apresenta muitas melhorias em relação à versão original, sendo algumas das principais maior segurança e rapidez, além da otimização do processo de handshake. 

Benefícios de usar TLS no seu site 

Há muitos benefícios em implementar o protocolo TLS, visto que esse mecanismo garante a segurança dos dados transmitidos entre servidor e navegador e também atesta a autenticidade e integridade das informações enviadas. Confira a seguir como esse sistema pode beneficiar o seu site na prática. 

Proteção de dados e conformidade 

No Brasil está em vigor a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), a qual determina que os sites devem proteger os dados sensíveis dos seus usuários, a fim de evitar fraudes, roubos e vazamentos.

Uma das maneiras mais eficazes de garantir essa proteção é implementando o protocolo TLS no seu site, para que todos os dados sejam criptografados antes da transmissão e sejam transferidos de uma maneira segura, como ocorre por meio do handshake. 


Confiança do usuário e ranking nos motores de busca 

Sites que alcançam as primeiras posições nos motores de busca, como o Google, conseguem mais cliques. Portanto, um dos principais objetivos de todas as pessoas que têm uma página na web deve ser conquistar esse lugar.

No entanto, é preciso saber que os mecanismos de busca dão prioridade para os sites que possuem certificados de segurança, como o TLS, para assegurar a integridade dos dados dos usuários.

Além disso, em alguns casos, os motores de pesquisa colocam um aviso antes do título da página informado que aquele site não é seguro, o que pode impactar no número de cliques. Sendo assim, se você quer que o seu site seja visto pelas pessoas, implemente um certificado TLS nele o quanto antes. 

Impacto no desempenho e como gerar o menor overhead possível 

A implementação do Transport Layer Security pode aumentar um pouco, apenas alguns milésimos de segundo, o tempo de carregamento do seu site. Contudo, como ele traz muitos benefícios, vale a pena implementá-lo mesmo que isso possa gerar um impacto na velocidade de carregamento, que na maioria das vezes é mínimo.

Além disso, após o estabelecimento da primeira conexão entre um servidor e um navegador, o tempo de carregamento tende a ser mais rápido nas outras vezes em que houver uma solicitação de conexão, visto que esses sistemas já conhecem as credenciais um do outro.

Também é possível garantir um menor overhead mesmo na primeira conexão entre um servidor e um cliente, para isso, é preciso utilizar a versão TLS mais recente

Como implementar TLS na hospedagem HostGator 

Sabendo da importância da cibersegurança, a HostGator inclui em todos os seus planos o certificado TLS/SSL de forma gratuita. Saiba agora como implementar esse protocolo no seu site e também como escolher o certificado mais adequado para o seu projeto. 

Certificado TLS/SSL: opções grátis, pagos e quais escolher

Existem opções de certificado TLS/SSL pagas e gratuitas. Embora ambas estabeleçam uma transmissão de dados segura, existem algumas diferenças relevantes entre elas. 

O protocolo gratuito possui instalação simplificada e oferece uma criptografia básica para dados em trânsito. No entanto, ele apresenta as seguintes limitações:

  • Validade limitada – é necessário renovar a certificação frequentemente;
  • Não oferece assistência dedicada, o suporte é comunitário;
  • Não verifica a identidade da empresa, apenas valida o domínio;
  • Pode apresentar problemas de compatibilidade com dispositivos antigos.

Já as versões pagas, além de não apresentarem essas limitações, ainda oferecem mais segurança para os sites que lidam com dados sensíveis e informações bancárias dos usuários, como os e-commerces. Veja abaixo as vantagens do modelo pago:

  • Sistema de validação avançada;
  • Suporte técnico disponível em tempo integral;
  • Validade de até 12 meses;
  • Alta compatibilidade.

Portanto, se a sua empresa precisa coletar dados sensíveis, como nome, número de documentos e endereço, pode ser mais vantajoso optar pela modalidade paga, que além de facilitar o cumprimento da LGPD ainda confere mais credibilidade para o seu endereço eletrônico. 

 Passo a passo para ativar em hospedagem compartilhada e VPS 

Ativar o seu certificado gratuito na hospedagem da HostGator é muito simples, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o cPanel;
  2. Digite SSL/TLS status na barra de pesquisa e clique na opção encontrada;
  3. Em seguida, clique em Instale ou gerencie certificados SSL para os seus sites.

Já para implementar um certificado pago é necessário entrar em contato com o suporte da HostGator para obter os arquivos do certificado e as chaves privadas. Lembrando que o nosso suporte funciona 24/7.

O processo de instalação no VPS é bem diferente e necessita de mais etapas. Saiba agora como fazer isso usando Nginx ou Apache:

  • Instale o Certbot e o plugin Nginx:
sudo apt install certbot python3-certbot-nginx -y
  • Gere o certificado:
sudo certbot --nginx -d seu-dominio.com -d www.seu-dominio.com
  • Acesse seu site para verificar se o certificado está ativo.

Instalação usando o Apache

  • Instale o Certbot e o plugin Apache:
sudo apt install certbot python3-certbot-apache -y
  • Gere o certificado:
sudo certbot --apache -d seu-dominio.com -d www.seu-dominio.com
  • Acesse seu site para verificar se o certificado está ativo.

Para facilitar o gerenciamento do seu site, ative a renovação automática do certificado com o seguinte comando: sudo certbot renew –dry-run

Problemas comuns e como resolvê-los

Além de aprender como implementar o Transport Layer Security no seu site, também é imprescindível conhecer os erros mais comuns e saber como resolvê-los, como mostraremos logo abaixo. 

 Erros de certificado 

Uma das falhas mais comuns relacionadas ao protocoloTLS é esquecer de renovar o certificado. A versão gratuita vence a cada 90 dias, já a paga costuma ter validade de 12 meses. Para que isso não ocorra nas suas páginas, o ideal é ativar a renovação automática. 

A resolução desse problema é muito simples, basta adquirir um novo certificado, pago ou gratuito, junto ao seu provedor de hospedagem. 

Outro erro que ocorre com frequência é o de incompatibilidade de nome do certificado, ocasionado quando o nome do domínio no certificado não corresponde ao endereço digitado no navegador

Para solucionar esse problema é necessário entrar em contato com seu provedor de hospedagem e pedir para que o seu certificado do seu site seja reemitido ou corrigido. 

Conexões inseguras/misturadas e “cadeado cinza” 

As conexões inseguras/misturadas e o cadeado cinza, geralmente, ocorrem quando um site que utiliza o protocolo HTTPS tenta carregar arquivos que usam HTTP. Para consertar esse erro é necessário:

  1. Acessar o cPanel e abrir o Gerenciador de Arquivos;
  2. Em seguida, procure e abra a pasta public-html;
  3. Então, adicione o seguinte comando para redirecionar todo o tráfego HTTP para HTTPS: 
RewriteEngine On

RewriteCond %{HTTPS} off

RewriteRule ^(.*)$ https://%{HTTP_HOST}%{REQUEST_URI} [R=301,L]

Depreciação de versões antigas e vulnerabilidades 

Em alguns casos, o erro pode ocorrer porque você está usando uma versão antiga do certificado. Nesse cenário, é necessário verificar qual é a versão do certificado do seu site e, se for necessário, adquirir uma mais recente. 

Tendências futuras do TLS e segurança web 

Com a evolução da computação quântica, fica evidente a necessidade de otimizar os protocolos de segurança. Isso porque um computador quântico é capaz de quebrar os atuais algoritmos de comunicação TLS em minutos

Para garantir a proteção de dados está sendo desenvolvida uma versão pós-quântica da conexão TLS, que não pode ser facilmente descriptografada por computadores quânticos. 

Conclusão 

Entender o que é o protocolo TLS e como implementá-lo no seu site é fundamental para garantir a segurança dos dados do seu negócio e também das informações dos usuários. Dessa forma, é possível evitar vazamentos e conferir mais credibilidade para a sua página.

Portanto, se o seu site ainda não tem o certificado SSL/TLS, adquira um o quanto antes para cumprir os requisitos da legislação e para oferecer um ambiente seguro para os seus usuários. Quer conferir mais conteúdos sobre sites e cibersegurança? Então, continue no blog da HostGator e leia mais artigos sobre esses temas: 

Navegue por tópicos

  • O que é o TLS 

    • Definição e evolução desde o SSL

    • Por que o TLS importa para sites, e-commerce e SaaS 

    •  HTTPS vs TLS: entenda a diferença 

  • Como o TLS funciona passo a passo 

    • O handshake TLS explicado em etapas 

    • As três funções principais: criptografia, autenticação e integridade 

    • Versões do protocolo (TLS 1.0 → TLS 1.3) e o que mudou 

  • Benefícios de usar TLS no seu site 

    • Proteção de dados e conformidade 

    • Confiança do usuário e ranking nos motores de busca 

    • Impacto no desempenho e como gerar o menor overhead possível 

  • Como implementar TLS na hospedagem HostGator 

    • Certificado TLS/SSL: opções grátis, pagos e quais escolher

    •  Passo a passo para ativar em hospedagem compartilhada e VPS 

  • Problemas comuns e como resolvê-los

    •  Erros de certificado 

    • Conexões inseguras/misturadas e “cadeado cinza” 

    • Depreciação de versões antigas e vulnerabilidades 

  • Tendências futuras do TLS e segurança web 

  • Conclusão 

Tags:

  • Hospedagem de Sites

Carolina Martins

Jornalista, estrategista de conteúdo e redatora SEO há mais de quatro anos, com ampla experiência na produção de conteúdos sobre tecnologia, finanças e marketing para blogs e redes sociais. Já trabalhou para agências de comunicação, startups e também para grandes empresas.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.