Conheça a diferença entre os tipos de Certificados SSL para ajudar você a escolher o mais recomendado para o seu site.
Pra começar vamos relembrar o que é SSL: a sigla significa Secure Socket Layer e é um mecanismo usado para codificar informações por meio da criptografia. O objetivo do Certificado SSL é proteger dados pessoais ou sigilosos que circulam na web.
A segurança do site se tornou cada vez mais necessária, principalmente depois que os navegadores de internet passaram a notificar os usuários sobre a segurança das páginas na web. Com o Certificado SSL o seu endereço na web passa a ser exibido com HTTPS, com a inscrição “Seguro” e a imagem de um cadeado verde.
Se você quiser entender um pouco mais sobre o que é Certificado SSL e por que você deve utilizar no seu site, acesse esse post no blog. Hoje vamos falar sobre a diferença entre os tipos de Certificados SSL para ajudar você a escolher o mais recomendado para o seu site.
Conheça os 3 principais tipos de certificados SSL
Além de conhecer os tipos de Certificados SSL para escolher a opção mais indicada para o seu negócio, também é importante que você saiba que existe mais de uma autoridade certificadora. Entre as mais conhecidas estão Comodo, GeoTrust, Thawte e Symantec. Aqui na HostGator nós temos uma parceria com a Comodo.
1. Validação do Domínio
Este é um dos tipos de Certificados SSL mais conhecidos. O nível de segurança fornecido é básico, serve para validar o nível de confiança do domínio. O nível fornecido de criptografia é básico e o custo é bem acessível, pode ser emitido rapidamente. Inclusive, alguns serviços de hospedagem da HostGator oferecem o Certificado SSL gratuitamente. É recomendado para pequenos sites e blogs pessoais.
2. Validação da Organização
Comparando com os outros tipos de Certificados SSL, este é considerado intermediário. O nível de confiança é superior ao certificado de validação do domínio. Esta versão faz a validação do domínio e também verifica as informações da organização.
Além dos elementos tradicionais de segurança ele também apresenta dados sobre a empresa portadora do domínio. É uma forma de validar tanto a segurança na web, quanto a existência física da empresa e sua idoneidade. É bastante indicado para sites de empresas e e-commerces de médio porte.
3. Validação Estendida
De todos os tipos de Certificados SSL, este é o mais completo. Antes de emitir o certificado é feito um exame aprofundado, tanto da empresa, quanto do site. Por isso, esta é considerada a certificação com maior nível de segurança e confiança. Além de exibir os dados básicos que as versões anteriores também apresentam, esta opção também destaca o nome da empresa na URL antes do domínio, como é o caso do site da HostGator. Essa opção é recomendada para grandes empresas e lojas virtuais bastante conhecidas.
Quantidade de domínios
É importante lembrar que os Certificados SSL também se diferenciam pela quantidade de domínios e subdomínios que podem proteger:
- Certificado SSL de domínio único: permite que apenas um domínio utilize o certificado em questão. Se for necessário instalar o SSL em outro endereço ou subdomínio será preciso adquirir uma nova licença.
- Certificado SSL multidomínios: permite que vários domínios utilizem o mesmo certificado, mas há um limite para a quantidade de domínios que podem ser incluídos no certificado. Este limite pode variar dependendo da empresa que o emite.
- Certificado SSL curinga (ou WildCard): seu diferencial está na capacidade de ser usado em todos os subdomínios vinculados ao domínio principal. Assim, este é o certificado ideal para sites que possuem muitos subdomínios e que desejam ter todos eles.
Qual a diferença entre Certificado SSL e SiteLock?
Quem acompanha o nosso blog já sabe que SiteLock também é uma ferramenta de segurança. Mas é possível ter surgido a seguinte dúvida: “o meu site precisa de certificado SSL e SiteLock ou posso escolher só um dos dois”? A resposta é sim, você deve ter os dois! Porque a certificação SSL vai proteger os dados que forem compartilhados entre o visitante o site, por meio da criptografia. Enquanto a função do SiteLock é fazer o monitoramento e varreduras no seu site para detectar ameaças, como ataques de hackers ou malwares.
Como são soluções complementares, a recomendação é que o seu site tenha tanto a certificação SSL, quanto a proteção SiteLock. A hospedagem de sites da HostGator fornece gratuitamente o certificado SSL em todos os planos e o SiteLock possui quatro opções, com características e valores diferenciados. Você pode conhecê-los neste link e escolher o mais adequado para o seu site.
5 cuidados que você deve ter ao navegar na internet
- Sempre que for compartilhar dados sigilosos certifique-se de que o site usa criptografia para proteger suas informações.
- Quando estiver navegando na internet e receber a notificação de que um site não é seguro, só prossiga se tiver certeza de que o endereço é seguro.
- Tenha cuidado com certificados digitais falsos. Você sempre pode clicar sobre o cadeado verde e a inscrição seguro para conferir se a certificação está ativa.
- Mantenha seu computador e navegador web sempre atualizado.
- Atualize sempre a data e horário do seu computador, isso impede que certificados expirados sejam considerados válidos.
Agora que você já sabe a diferença entre os tipos de Certificados SSL e como garantir a segurança do seu site, conheça nosso guia prático sobre como alcançar mais resultados e novos negócios com o site da sua empresa.