Neste artigo você vai descobrir o que é UI Design de maneira simples, porque a estratégia é essencial para o seu negócio, sobre o mercado e algumas ferramentas para utilizar no dia a dia.

Ouça o conteúdo deste post clicando no player abaixo!

Você já ouviu falar sobre Interface do Usuário, ou UI Design?

Já sabemos o que é UX Design, que fala sobre a experiência do usuário. Trata-se da maneira como um serviço ou produto é entregue a alguém, isto é, como será a experiência daquela pessoa ao obter seu produto ou serviço.

Porém, se você já ouviu falar de UI, normalmente muito atribuído a UX também, possivelmente se perguntou o que significa isso.

O que é UI Design?

Antes de tudo, é necessário falarmos novamente sobre experiência do usuário, do qual já abordamos aqui no blog. Para isso, vamos ser breves dizendo que a experiência do usuário envolve outras coisas que não apenas a experiência em si e uma delas, é a interface do usuário.

E o que é Interface do Usuário? 

Interface do usuário (UI) é a maneira como os sites podem ter uma interface amigável e fácil de navegar para seus usuários. Isso significa que, ao clicar no link de um site, o usuário encontrará um layout fácil de navegar, isto é, intuitivo. Dessa forma, o usuário não terá dificuldades ao navegar no seu site.

A Interface do Usuário se une à Experiência do Usuário em um complemento do qual as empresas devem aplicar, caso queiram que seu negócio tenha sucesso por um longo tempo, assim como suas relações com os clientes.

Aplicar UI e UX juntos, não é exclusividade de grandes empresas. Muito pelo contrário! Isso significa que todos podem utilizar essas estratégias, inclusive os pequenos negócios.

Diferenças entre UI e UX

A principal diferença de UI e UX é que UI foca na interface dos sites e apps, e por outro lado, UX foca na experiência do usuário em si como um todo.

Eles são semelhantes porque ambos estão diretamente ligados a projetos e experiência, complementando um ao outro.

No caso, um fala mais sobre os sentimentos da pessoa utilizando aquele produto ou serviço (UX) e o outro fala sobre a razão, ou seja, como é a percepção real do usuário ao interagir com aquela interface visual.

Com UI, o site cria uma jornada para o usuário, incentivando-o a tomar certas ações no trajeto. Assim, o UI Design conduz os usuários com uma navegação fluida e inteligente e o usuário faz suas ações no site naturalmente.

UI Design em estratégias de Marketing Digital na sua empresa

E como aplicar UI Design na sua estratégia de marketing digital? Ao aplicar UI na sua empresa, certamente você estará agregando valor à sua marca. Veja algumas vantagens:

  • Fortaleça sua marca e tenha uma presença maior na web: quando você aplica estratégias como UI, que ajudam o usuário a estar mais próximo da sua marca, certamente você fortalecerá esse laço com os clientes. É notável o quanto uma marca é mais forte quando tem apreço pelo cliente, lhe entregando a melhor experiência, desde um site até o atendimento ponta a ponta.
  • Fidelização do cliente: no momento em que você entrega uma boa experiência para seu cliente, é claro que ele lembrará da sua marca. Assim, é muito provável que você o fidelize com a ajuda de UX e UI.
  • Deixe o cliente ser parte do seu negócio: quando o cliente participa do negócio, em pesquisas, enquetes nas redes sociais, recebe conteúdo de qualidade, ele se sente mais próximo da marca e essa relação o traz para junto.

Por que você precisa da User Interface (UI) no seu site?

Já falamos sobre os benefícios de UI e como eles podem auxiliar a sua empresa a crescer. E como isso pode ser feito?

O UI é realmente algo que, ao fazer parte do seu negócio, só irá trazer benefícios. Quando utilizamos UI, damos ao cliente uma experiência de navegação no site diferente do comum. Por consequência, o cliente provavelmente não se sentirá perdido no seu site, conseguirá executar ações simples e que o levarão ao seu produto ou serviço de maneira clara e intuitiva.

Quer um exemplo prático de UI? Seu próprio celular. Você tem facilidade de navegar pelo aplicativos, sabe onde está localizado cada app e, provavelmente, você pôde personalizar à sua maneira. Isso é UI Design.

Existem elementos essenciais de uma interface. Esses elementos são: cores, botões, tipografia e ícones. Se a sua empresa possui uma identidade visual marcante, esses elementos certamente serão bem construídos por um profissional de UI.

O site da sua empresa é a primeira impressão que o potencial cliente terá. Quando alguém entra em um site, se o site for mal construído, se tiver muitos erros e deixar o usuário impaciente por estar ali, provavelmente você não terá um cliente.

Também é possível que esse usuário não indique o seu produto ou serviço para outras pessoas e lembre sempre da sua marca de maneira negativa.

Quando alguém entra em um site e não se sente bem, você terá uma alta taxa de rejeição, queda dos motores de busca e por consequência, sua receita vai ser cada vez menor.

Portanto, você poderá dar toda a segurança que os usuários precisam ao entrarem no seu site utilizando UI. 

Testes de UI: o que são e para o que servem

Já falamos sobre testes de usabilidade aqui no blog e como eles são importantes. E sobre o teste de funcionalidade e de desempenho em UI?

O teste de Usabilidade fala muito sobre a maneira como compreendemos o usuário e como ele vai interagir com alguma interface, seja ela qual for.

Teste de Funcionalidade

No teste de funcionalidade, o time valida o sistema ou software e se está tudo funcionando dentro do esperado. Isto é, os testes de funcionalidade dão prioridade às interações e navegação.

Se estiver tudo dentro do esperado ao preencher alguns requisitos do objetivo, então o teste está de funcionalidade mostrou que aquela interface está pronta.

Outros pontos para levar em consideração em um teste de funcionalidade são: segurança, conformidade, adequação ao uso e se funciona bem “sob estresse”. Ou seja, se o sistema ou software testado funcionaria bem caso houvesse alta demanda de uso.

Teste de Desempenho

O nome desse teste já diz muito sobre ele. Ele testa o desempenho do sistema versus o tempo de resposta para que aquele sistema dê sua resposta para uma operação.

Por exemplo, quanto tempo demoraria a clicar em algum menu até que esse menu aparecesse para você dentro do sistema. Outra alusão a isso, seria quanto tempo um banco demora para transferir um dinheiro para a sua conta após alguém fazer um depósito.

Esses testes não dizem respeito apenas a sistemas e softwares. Mas também, como dito antes por aqui, também fala sobre sites, aplicativos e mais.

5 ferramentas de UI Design

São algumas ferramentas de UI que podem auxiliar seu time a serem mais produtivos. Veja abaixo, cinco ferramentas que podem ajudar sua empresa e também profissionais de UI e UX.

Figma

O Figma é uma ferramenta muito utilizada para a produção de protótipos e wireframes, sendo uma das mais populares entre os profissionais de UX e UI. É uma ferramenta muito boa para equipes, algo que é essencial em trabalhos que envolvem UI Design.

Com essa possibilidade, o Figma se torna uma ferramenta muito popular e bastante utilizada. Outro ponto forte é que a ferramenta roda em qualquer navegador por conta de sua tecnologia WebGL.

O Figma também é conectado a outros serviços que podem complementar a construção dos protótipos e, por isso, acaba tornando-os ainda mais ricos em detalhes. Com ele, também é possível compartilhar o resultado final com o cliente e o mesmo pode solicitar diretamente por ali algumas alterações.

Sketch

Utilizada tanto para UI quanto para UX, o Sketch oferece um serviço completo desde a construção dos protótipos, edição de vetores e criação de interfaces. O único problema é que ele funciona apenas com Mac, não sendo disponível para Windows e outros sistemas operacionais.

No entanto, ele ainda é muito utilizado por sua sofisticação de criações. Nesse programa também é possível adicionar plugins, o que pode aprimorar a experiência dos profissionais de UI e UX.

ProtoPie

Outra ferramenta para fazer protótipos, o PhotoPie faz isso de maneira excelente ao focar no desenvolvimento e testes em dispositivos diversos dentro da plataforma, realizando testes de interação.

O ProtoPie é uma ferramenta boa para iniciantes em UI Design, já que sua interface é bem fácil de utilizar. Além disso, quem utilizá-lo não precisa ter conhecimentos mais avançados, como por exemplo, criar protótipos sem escrever nenhum tipo de código.

Adobe XD

Sendo uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas por UX e UI Designers, o Adobe XD é, certamente, uma ferramenta necessária no dia a dia de qualquer profissional da área.

O Adobe XD permite criar protótipos e dá um resultado muito próximo do que você quer ver no produto final. Além disso, a fidelidade do resultado também pode ser percebida em sites e aplicativos.

O programa possui inúmeros recursos para que a experiência seja completa, com recursos de compartilhamento em nuvem, feedback de clientes ou do time em tempo real e visualização dos projetos por dispositivos móveis.

Assim, você saberá como seu site ou app ficaria nesse tipo de dispositivo. Legal, né?

UXPin

O UXPin já é mais focado na criação de wireframes, além de prototipagem de interfaces e recursos de colaboração, ou seja, compartilhar o projeto com colegas e clientes como esboços.

É possível definir regras que fazem com que a interação aconteça apenas se essas regras forem atendidas. Além disso, é possível utilizar JavaScript para criar componentes para um layout, como carrinhos de compras ou para validar entradas do usuário, como e-mails.

Tendências de UI Design

No futuro, possivelmente teremos interfaces ainda mais interativas e novas formas de criação, desde o wireframe ao protótipo e o projeto final.

É possível que tenhamos também mais interfaces em 3D. Ainda que muito presente no nosso dia a dia, a tecnologia 3D ainda não é tão difundida assim. Porém, isso certamente irá mudar. Já imaginou um site tridimensional? Saiba que já é possível e dá para fazer ainda mais.

A Voice User Interface também já é outra possibilidade que tende apenas a crescer. Esse tipo de ferramenta já é muito utilizada no dia a dia em aplicativos como Google, por exemplo.

A própria Alexa da Amazon inclusive, é um grande exemplo de como podemos utilizar interfaces com inúmeras tecnologias.

Isso se une à outra tendência de UI, que é a Inteligência Artificial. Quer um grande exemplo? Se por acaso você jogou Pokémon Go, então já utilizou UI com Inteligência Artificial.

Portanto, podemos perceber que há um grande avanço nas tecnologias digitais, mas elas são apenas o começo.

O mercado de UI Design

Hoje em dia é fácil encontrar empresas que buscam profissionais que saibam tanto UX, quanto UI. Isso acontece pois, como dito acima, essas vertentes são complementares. Dessa forma, ao optar por focar nos dois, você poderá ser um Product Designer, que fará o trabalho de ponta a ponta.

Sabendo tudo sobre o projeto, o Product Designer vai entregar a melhor experiência e ao mesmo tempo entregar interfaces que auxiliem nesse trabalho.

De acordo com cada empresa, pode ser que você precise focar mais em UX ou em UI Design e, isso dependerá em qual time você pode acabar sendo parte. Porém, você provavelmente será parte de um projeto e saberá o que acontece em todas as etapas.

Outras características que um profissional de UI deve saber, estão os processos Agile e Lean UX, assim como o Design Thinking e outras maneiras de trabalhar com metodologias ágeis. Isso acontece porque nos projetos é importante estabelecer tarefas e as etapas deles.

Dessa forma, além de saber UX e UI, você pode aprender sempre algo mais pensando em melhorar outras skills que irão casar bem com seu trabalho principal.

Aqui na HostGator sempre tem vaga, aliás! Isso porque estamos crescendo cada vez mais e o time cresce junto. Veja nossas vagas e se candidate.

Conclusão sobre UI Design

Em conclusão, UI Design fala sobre as interfaces. Não apenas de sites, mas também de produtos, como smartphones, softwares, programas e objetos. Então, UI é entregar uma interface que dê a melhor experiência para seu usuário, unindo-se assim ao UX.

Espero que tenham gostado! Comentem o que acharam e se agora você sabe diferenciar bem UI e UX. É uma profissão que seguiria? Quer implementar essas estratégias no seu dia a dia de trabalho? 🙂

Veja outros conteúdos complementares: