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Conheça 8 vantagens do WhatsApp Business e saiba como ele pode ser uma boa ferramenta de atendimento e relacionamento.

O WhatsApp Business traz diversas vantagens, e isso vem atraindo a atenção de cada vez mais empresas, principalmente as de pequeno e médio porte.

Caso já tenha pensado em recorrer à ferramenta, vamos mostrar aqui a sua utilidade e motivos pelos quais você deve apostar nela em seu dia a dia.

O que é WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é uma ferramenta que permite estreitar a comunicação com os clientes, bem como promover novas vendas e desenvolver campanhas direcionadas de marketing digital.

Entre os benefícios do WhatsApp Business está o fato de profissionalizar o atendimento. Além disso, conta com funções que se diferenciam do aplicativo particular, como:

  • Possibilidade de criar um perfil com as informações essenciais da empresa;
  • Elaborar um catálogo de produtos;
  • Responder aos clientes mesmo após o horário comercial.

Segundo pesquisas, 87% das empresas que usam esse aplicativo acreditam que ele ajuda na comunicação, enquanto 81% afirmam que ele influencia diretamente no crescimento de seus negócios.

Como instalar e obter vantagens do WhatsApp Business?

Sabemos que o WhatsApp facilitou muitas operações para quem tem um negócio. Sua principal ajuda tem sido aumentar o contato com os clientes e, consequentemente, as vendas. Exatamente: sabia que é possível transformar uma simples conversa em venda e lucrar ainda mais?

Neste vídeo, nosso parceiro Lincon Beraldo traz dicas certeiras e super práticas para que você consiga melhorar sua conversão. Veja agora:

Como baixar o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business está disponível gratuitamente para Android, iOS e na versão web. Para baixá-lo, siga os seguintes passos:

  • Pesquise por WhatsApp Business na loja do seu aparelho;
  • Faça o download;
  • Abra o aplicativo e aceite as condições;
  • Permita que ele acesse contatos, fotos e arquivos;
  • Insira e verifique o número do telefone comercial.

O aplicativo fica com o nome de “WA Business” no celular, a fim de diferenciar da versão não-comercial.

Para obter os benefícios do WhatsApp Business, é preciso conhecer suas principais configurações. Veja como ajustá-las!

Perfil comercial

A primeira coisa que o aplicativo irá sugerir é a criação do seu perfil comercial. Nele, é possível incluir informações relevantes sobre o seu negócio, como:

  • Descrição da empresa;
  • Horário de atendimento;
  • Endereço físico com mapa;
  • Site;
  • Endereço de e-mail.

Sempre que for preciso atualizar esses dados, basta clicar em Mais Opções, depois em Configurações e no seu nome comercial.

Respostas Rápidas

O WhatsApp Business permite que você salve as mensagens enviadas com maior frequência para reutilizá-las em outras conversas. Elas podem estar relacionadas com as perguntas mais comuns, como:

  • Preços de serviços;
  • Formas de pagamento;
  • Horários de atendimento;
  • Locais de entrega de delivery.

Para cadastrar as respostas rápidas, acesse os três pontos localizados no canto superior direito, clique em Configurações e depois em Configurações da Empresa.

Mensagem automática

O mesmo caminho acima permite, ainda, que você edite 2 tipos de mensagens:

  1. Mensagem de ausência;
  2. Mensagem de saudação.

Para adicionar o conteúdo, clique em (+). O campo permite escrever recado em texto, incluir emojis e definir um atalho para essa mensagem, que sempre começará com uma barra. Por exemplo: /nomedoatalho.

O objetivo da mensagem de ausência é estabelecer um primeiro contato com o cliente mesmo que a empresa esteja fora do seu horário de trabalho. Você pode, por exemplo, informar que a partir das 8 horas alguém irá esclarecer suas dúvidas, por exemplo.

Posso usar telefone fixo no WhatsApp Business?

Muita gente deve se perguntar sobre a possibilidade de já usar um número de telefone fixo (e já conhecido dos clientes) no WhatsApp Business. A resposta? Sim, você pode fazer isso.

Para usar um telefone fixo no WhatsApp Business, basta seguir com o processo de criação da sua conta normalmente até o momento de verificar o número. Quando isso acontecer, escolha realizar a verificação por ligação em vez de SMS.

8 vantagens do WhatsApp Business para negócios menores

1. Agiliza a comunicação

O WhatsApp é a ferramenta de comunicação mais utilizada no mundo, com bilhões de usuários frequentes. Portanto, as empresas que contam com esse aplicativo têm mais chances de serem encontradas pelos clientes e, consequentemente, de criarem relacionamento com eles.

A possibilidade de resposta e interação é muito grande, principalmente porque ela ocorre na palma da mão.

2. Gera maior proximidade

O diálogo em tempo real e o contato mais natural através do aplicativo cria uma maior proximidade entre clientes e empresas.

Afinal, é possível dar mais atenção, esclarecer dúvidas e, dessa forma, aumentar a satisfação e garantir a fidelidade do consumidor.

3. Confere mais visibilidade

Por ser mais um canal de atendimento direto, que permite uma comunicação mais rápida, o WhatsApp Business pode fazer com que a sua empresa ganhe mais visibilidade. Ou seja, isso ajuda a atrair mais clientes interessados no seu negócio e em construir um relacionamento com você.

4. Usa catálogos de produtos

Uma das principais vantagens do WhatsApp Business é a possibilidade de criar um catálogo dos produtos e serviços oferecidos pela empresa. É possível adicionar itens separadamente, incluindo informações como:

  • Fotos;
  • Descrição;
  • Preço;
  • Link direto.

Tudo isso fica armazenado no aplicativo, podendo ser enviado sempre que necessário e para qualquer cliente.

Outro benefício do WhatsApp Business é a possibilidade de criar links curtos para serem compartilhados em sites ou redes sociais. Isso ajuda na qualificação do lead e, ao mesmo tempo, aumenta o tráfego na sua página.

Com esse recurso, ao clicar no link o usuário acessa diretamente uma conversa com o WhatsApp comercial. Nele, ainda é possível associar uma resposta automática para ser a primeira mensagem lida por quem clicar nele.

6. Personaliza etiquetas

As etiquetas são outro recurso que facilitam o cotidiano das empresas que utilizam o WhatsApp Business. Com ele, você organiza seus contatos ou conversas para conseguir encontrá-los novamente com mais facilidade.

Elas levam os seguintes nomes:

  • Novo cliente;
  • Novo pedido;
  • Pagamento pendente;
  • Pago;
  • Pedido finalizado.
whatsapp business

7. Integra com WhatsApp Web

O WhatsApp corporativo também pode ser acessado via web, o que é uma facilidade a mais no gerenciamento da sua conta. Afinal, ficar dependente da bateria do celular nem sempre é uma boa ideia.

8. Oferece funções extras

As vantagens do WhatsApp Business não param por aí. Ele conta com funções extras, como a possibilidade de emitir relatórios com dados sobre as conversas realizadas com os clientes.

Ele permite que você saiba quantas mensagens foram enviadas, entregues e lidas pelos clientes e, ainda, a quantidade de contatos recebidos.

dados

Ainda é possível marcar mensagens como não lidas (para que você possa respondê-las com mais calma) e fixar uma mais urgente no topo.

infográfico whatsapp para empresas

Conclusão

Como você pode perceber, o WhatsApp Business é uma das ferramentas que permitem que as empresas mantenham contato frequente com seus clientes sempre com profissionalismo.

Quer conhecer outro recurso que pode ser útil para o seu negócio? Veja como criar site profissional e coloque em prática nossas dicas agora mesmo!

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  • Como instalar e obter vantagens do WhatsApp Business?

  • Como baixar o WhatsApp Business?

    • Perfil comercial

    • Respostas Rápidas

    • Mensagem automática

  • Posso usar telefone fixo no WhatsApp Business?

  • 8 vantagens do WhatsApp Business para negócios menores

    • 1. Agiliza a comunicação

    • 2. Gera maior proximidade

    • 3. Confere mais visibilidade

    • 4. Usa catálogos de produtos

    • 6. Personaliza etiquetas

    • 7. Integra com WhatsApp Web

    • 8. Oferece funções extras

  • Conclusão

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Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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