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Conheça o que é vitrine virtual, como montar uma e o que ela pode fazer para ajudar o site da sua loja a vender mais.

O que causa um primeiro impacto e chama a atenção na hora de comprar algo é a vitrine, e com uma vitrine virtual não é diferente. Ela é o cartão de visita, a entrada, para quem tem uma loja online. É o que reflete a identidade da sua marca.

A forma como são expostos os produtos, a organização, as fotos e os descritivos são elementos importantes para ter uma vitrine atrativa.

O que é vitrine virtual?

Vitrine virtual é a primeira página de uma loja online. É onde se encontram todas as informações da loja, a identidade da sua marca e o principal: a apresentação dos produtos que estão à venda.

Usualmente são adicionados à vitrine alguns recursos como banners e pop ups.

As vitrines virtuais devem oferecer uma boa experiência ao usuário, ter uma navegabilidade que facilite seu uso. Ela também pode destacar alguns produtos que sejam o diferencial da marca.

Diferente de uma vitrine física onde tem manequins, decoração e placas, no digital é preciso ter criatividade para desenhar elementos gráficos e inserir imagens que chamam a atenção do cliente.

Diferença entre vitrine virtual e vitrine digital

A vitrine virtual é a primeira página de um site ou loja online, enquanto a vitrine digital é mais usada em lojas físicas.

Ao invés de usar todos os recursos que uma loja dispõe para montar uma vitrine, a digital é exposta e feita por painéis de LED. Também podem ser usados displays eletrônicos para exibir os produtos.

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Como funciona uma vitrine virtual?

Os produtos ficam expostos na primeira página ou na página de entrada em uma vitrine virtual, e aparecem para quem visita o site da loja. Além disso, nesta página podemos colocar algumas estratégias para destacar sua loja virtual.

O que substitui o vendedor físico aqui no virtual é a disposição, organização dos produtos e as categorias em que são apresentados. Isso faz com que o usuário tenha facilidade em navegar no e-commerce.

Outro destaque que pode gerar mais vendas em seu e-commerce é oferecer na vitrine um sistema de recomendação de produtos baseado no perfil e no comportamento de cada visitante.

Toda vitrine deve conter no rodapé da página os dados da empresa que o visitante está acessando. Deixe claro suas formas de contato, quem é sua marca e em quais redes sociais podem te acompanhar.

Vantagens de criar uma vitrine virtual

A principal vantagem de uma vitrine virtual bem elaborada, pensada na identidade da marca e tendo seus produtos bem visíveis é capturar a venda.

Uma personalização de acordo com cada público alvo é indicado para aumentar as visitas, mas listamos aqui algumas outras vantagens:

1. Giro de estoque

Destacam itens que estão parados há muito tempo no estoque e podem aparecer para um determinado perfil de clientes.

2. Ticket médio maior

As técnicas de oferecer compras cruzadas contribuem para ter um ticket médio maior nas compras.

Na técnica de cross selling você utiliza uma ferramenta para mostrar produtos semelhantes ao que ele está escolhendo e visualizando.

Já na técnica de up selling, a ferramenta recomenda produtos similares, porém com um valor maior e com mais funcionalidades.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então confira o material que preparamos em áudio no Blog Express:

3. Redução da taxa de rejeição

A taxa de rejeição é quando o visitante entra na loja, visualiza e vai embora sem efetuar qualquer ação.

Para reduzir esta taxa é preciso ter uma vitrine mais direcionada ao seu perfil.

4. Melhor experiência de compra

Organize os produtos, destacando alguns produtos que se diferenciam dos demais e facilitando a navegação.

5. Fidelização de clientes

Quando o cliente se identifica com a sua marca, gosta da forma como você dispõe os produtos e facilita a navegação, fazendo com que ele volte a comprar mais vezes.

6. Ações promocionais

A vitrine é o lugar ideal para destacar promoções e novidades que sua marca está trazendo. Podem ser feitas por banners e com prazos reduzidos para ter um giro de peças no estoque.

Como criar uma vitrine virtual?

Antes de saber como criar uma vitrine virtual é necessário primeiramente ter uma página, site ou uma loja virtual para expor sua vitrine.

A identidade visual do seu e-commerce deve corresponder à identidade da sua marca.

É preciso ter fotos de boa qualidade e um descritivo completo dos produtos, como composição, características, tamanhos (se houver), cores e outras variações, preços, formas de entrega e formas de pagamento.

O layout da sua loja deve ser responsivo, ou seja, a tela de visualização deve se adaptar ao tamanho da tela do aparelho de onde o usuário está acessando.

Faça vídeos explicativos ou de apresentação dos produtos. Isso gera mais destaque ao acessar as informações sobre o item.

Tabelas de medidas e provadores virtuais dão um destaque às informações gerais do produto e geram uma experiência mais completa para o cliente.

Outros elementos que podem fazer a diferença na hora de montar sua vitrine:

  • Utilize um critério para apresentação, como mais vendidos, produtos similares, ofertas e promoções.
  • Não esqueça de inserir o link nas imagens dos banners para que o cliente possa ser levado diretamente a página de compra do produto.

Tenha um bom design

Um layout pensado cada vez mais em transmitir a identidade da marca, bem como ter imagens que possam atrair mais a atenção do consumidor, são alguns critérios que um bom design deve levar em conta na hora de elaborar sua vitrine.

Estruture bem a navegação no layout. Direcione os links dos produtos diretamente para a página de fechamento de compras.

Quando for criar campanhas temáticas, certifique-se de que seu layout concorde com o tema e que as mudanças visuais conversem com o propósito da campanha.

Informação em excesso, cores conflitantes e desprezar elementos gráficos são alguns erros comuns que um design pode cometer. E acabam gerando dúvidas na hora do cliente confiar na sua marca.

Aposte em boas fotos

No momento de montar sua vitrine virtual, ter boas fotos é um dos fatores essenciais para chamar a atenção do consumidor.

É preciso tornar seu produto atrativo visualmente, uma vez que ele não está com a peça em mãos. Também é importante investir no visual.

Para ter fotos elaboradas e aumentar as vendas, aqui vão algumas dicas:

1. Luz natural

Sempre que possível, procure tirar fotos usando a luz do dia.

Com uma câmera fotográfica profissional ou com um celular, explore a iluminação do ambiente. Não utilize flashes, eles podem gerar sombras. Preste atenção à sombra, ela pode esconder algum detalhe que seja importante destacar no produto.

2. Cenário

Nem sempre será possível produzir cenários para as fotos, pois isso exige custo e local adequado. Neste caso, o uso de um fundo totalmente branco é o ideal para destacar o produto.

Alguns aplicativos e ferramentas online disponibilizam recursos gratuitos para o tratamento de fotos e inserção de fundos temáticos. Tenha cuidado ao usar um fundo que não é condizente com o produto.

3. Banco de imagens

São imagens gratuitas que podem ser usadas como fundo de foto na produção do seu produto.

Inserir a foto do seu produto em fotos de banco de imagens exige um certo cuidado. Não é recomendável usar para fotos de produtos, somente para criação de posts em redes sociais.

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4. Produto

Limpe bem o produto antes de fotografá-lo. A imagem que vai passar através dele diz muito sobre o cuidado que você tem com sua marca.

Otimização para carregamento

Otimização no carregamento da página passa uma boa experiência ao cliente.

Ao contrário, uma página que demora a carregar faz com que o cliente desista de esperar a visualização e vá procurar em outro site.

A qualidade das fotos e dos arquivos de imagens devem ser leves e sempre pensando que estará montando um layout responsivo, portanto o tamanho deve se adaptar tanto ao mobile quanto à tela do computador.

Insira produtos em estoque

A vitrine é uma ótima saída para quem tem produtos estocados e estão parados há muito tempo.

Para isso é necessário ter um banner oferecendo a promoção para estes produtos parados.

Estratégias para vitrines virtuais

Estas estratégias dependem da sua necessidade e dos seus objetivos de vendas, além de variarem de acordo com cada produto.

Aqui estão algumas estratégias que você pode usar:

1. Promoções

Dar destaque às promoções e descontos para que o usuário veja assim que entrar no e-commerce. Faça uma comunicação visual para cada faixa de desconto, e isso é bastante atrativo para datas comemorativas.

2. Ofertas

Selecione uma categoria específica e deixe claro que está oferecendo a um valor abaixo do que o normal.

3. Lançamentos

Todo lançamento merece destaque na vitrine virtual para gerar um maior engajamento.

4. Novidades

As novidades têm como finalidade destacar um novo produto e suas características diferenciadas.

5. Mais vendidos

É feito através da prova social.

A prova social é um gatilho mental que atrai mais confiança por parte dos consumidores. Ter alguém elogiando ou recomendando o produto através de um depoimento é a forma mais usual de apresentar a prova.Deixe em destaque na sua vitrine quais são os seus diferenciais em relação a produtos e marcas e saia na frente da concorrência.

Crie vantagens competitivas e ofereça opções de compra diferentes para seus clientes, como um provador virtual ou uma tabela de medidas se preciso. Isso ajudará a se destacar entre os demais.

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  • Como criar uma vitrine virtual?

    • Tenha um bom design

    • Aposte em boas fotos

    • Otimização para carregamento

    • Insira produtos em estoque

  • Estratégias para vitrines virtuais

    • 1. Promoções

    • 2. Ofertas

    • 3. Lançamentos

    • 4. Novidades

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Danielle Vieira

Empreendedora e especialista em Marketing, com experiência em mais de dez anos atuando com projetos digitais, de inovação e startups. Ajuda novos negócios com estratégias Go-To-Market e Growth. Fundadora do Startup Sorocaba (comunidade de startups de Sorocaba&Região), Sócia da 4 Legacy Ventures, da Be Exponential, SEO Strategist na startup bxblue (fintech acelerada pela YC em 2017) e Growth Marketing na Goomer.

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