Como criar e publicar seu site com a HostGator

Parabéns, você adquiriu um plano de hospedagem de sites da HostGator.

Este guia vai ajudar você a começar e se familiarizar com o ambiente de sua hospedagem, além de informar os canais para que você possa realizar todas as configurações.

Primeiros passos

Se você está começando um novo site ou já tem um site e está migrando ele para a HostGator, as etapas a seguir vão auxilia-lo nas configurações iniciais, orientando também sobre o uso do cPanel.

  • Determine suas necessidades

    Gerenciar um plano de hospedagem de sites não é complicado. O primeiro passo é determinar o que você precisa fazer. Por exemplo: você já tem um site ou está começando do zero?

  • Altere os DNS

    Nesta etapa você deve realizar a alteração dos DNS do seu domínio. É uma tarefa fácil, mas é importante seguir os passos abaixo para começar.

     

    Importante: após as alterações de DNS, seu domínio deve levar entre 24h (domínios nacionais) e 48h (domínios internacionais) para propagar, e começar a responder aos servidores da HostGator.

  • Faça upload do seu site

    Você pode fazer o upload dos arquivos do seu site para sua conta utilizando o Gerenciador de Arquivos do cPanel ou um Cliente FTP. Abaixo, algumas orientações sobre os dois procedimentos:

    • 3.1 Vou utilizar o Gerenciador de Arquivos do cPanel

    • Se você quer utilizar uma ferramenta que já está instalada e configurada, o cPanel oferece um gerenciador de arquivos que permite que você envie o conteúdo.

      Para realizar o upload dos arquivos, siga os passos do tutorial abaixo:

    • 3.2 Vou utilizar um Cliente FTP

    • Se você estiver usando um cliente de FTP, coloque o endereço IP do seu site no campo Endereço de FTP. Use o nome de usuário e senha que foi enviado para você no e-mail de Boas-vindas. Lembre-se: o FTP sempre é executado na porta 21.

      Com o Cliente FTP conectado, vá para a pasta “public_html” e comece o upload do seu site. Para substituir a página padrão, você deve enviar um index.html em todas as letras minúsculas ou excluir a página e substituí-lo com sua própria página de índice.

      Abaixo você pode conferir os vídeos tutoriais de como fazer a transferência de arquivos em alguns dos principais clientes FTP:

       

      Importante: note que, por padrão, você não tem uma conta de e-mail configurada com a HostGator. Para configurar uma conta no cPanel, siga os passos disponíveis no tutorial: Como criar contas de e-mail

  • Como visualizar seu domínio antes e depois da propagação

    Como você viu no Passo 2, durante o processo de propagação, é possível que seu domínio não aponte corretamente para os nossos servidores de hospedagem.

    Para que você possa realizar as configurações e visualizar determinadas partes de sua conta antes da propagação, você pode utilizar URLs temporárias – que em vez de utilizar o nome do domínio, utilizam o IP do servidor. Utilize da seguinte forma:

    • Antes da propagação: no período entre seu registro conosco, até a conclusão da propagação do seu domínio (geralmente, entre 24h e 48h).
    • Depois da propagação: quando seu site já estiver apontado, e funcionando normalmente.
    • Durante a propagação: utilize o formato “Antes da propagação”.
    LugarAntes de propagaçãoDepois de propagação
    cPanelhttp://12.23.345.67/cpanelhttp://seudominio.com/cpanel
    Webmailhttp://12.23.345.67/webmailhttp://seudominio.com/webmail
    Web Sitehttp://12.23.345.67/~usernamehttp://seudominio.com

     

    Lembre-se de substituir as informações em vermelho pelos dados que foram enviados no seu e-mail de Boas-Vindas.

    Importante: a propagação do seu domínio pode levar entre 24h (domínios nacionais) e 48h (domínios internacionais).

  • Dicas e opções para você criar seu site

    Agora que você já tem uma conta de hospedagem de sites com a HostGator, você tem uma série de opções para criar o site dos seus sonhos.

    Abaixo, algumas das ferramentas que oferecemos para facilitar a construção do seu site

    • 5.1 Instalação de um CMS via Instalador Automático QuickInstall

    • Outro método popular para construir um site é utilizando um CMS, como WordPress, Magento, Drupal, Joomla, e uma série de outras opções. Os servidores da HostGator são compatíveis com uma ampla variedade de CMSs, e a maioria está disponível para instalação via QuickInstall – instalador automático da HostGator disponível na aba Softwares/Serviços, no cPanel.
      Para informações sobre a instalação, confira este link da nossa FAQ

    • 5.2 Criador de Site Weebly (para os planos P, M, Business e Plus)

    • Para clientes dos planos compartilhados de Hospedagem de Sites e plano Empresarial Plus, a HostGator oferece gratuitamente o Construtor de Sites Weebly. Saiba mais sobre o Criador de Sites Weebly neste link da nossa FAQ. O acesso à ferramenta está disponível na aba Softwares/Serviços, no cPanel.

    • 5.3 JumpStart

    • Para clientes que preferem contar com a ajuda de um especialista, a HostGator oferece o JumpStart – serviço que oferece atendimento personalizado para a rápida publicação de um site, blog ou e-commerce em WordPress.

  • Saiba como encontrar informações e/ou pedir ajuda

    Sempre que precisar, você pode contar com nosso apoio e suporte. O atendimento da HostGator está disponível 24h por dia, 7 dias por semana. Confira nossos Canais de Suporte, e descubra qual o ideal para cada situação:

    • Atendimento via chat: é o canal perfeito se você busca respostas rápidas para questões mais simples. Nossos técnicos estão à disposição para ajudá-lo com dúvidas ou dificuldades relativas a e-mails, painel de controle, FTP etc. Também podemos auxiliá-lo com dúvidas sobre questões financeiras, políticas e procedimentos da HostGator. O atendimento via chat está disponível 24h, 7 dias por semana.
    • Atendimento via ticket (e-mail): quando sua dificuldade é mais complicada ou mais técnica, sugerimos que você utilize este canal de atendimento. Assim que enviar sua solicitação, você receberá um e-mail confirmando que recebemos seu e-mail, e que ele foi adicionado à fila de suporte. O atendimento via ticket está disponível 24h, 7 dias por semana.

    Também contamos com um extenso material para que você possa encontrar as respostas para suas dúvidas. Confira os Canais de Ajuda:

    • FAQ: com ampla base de conhecimento sobre todos os aspectos da sua hospedagem
    • Fórum: se você tem alguma dúvida, e quer o apoio de outros clientes/usuários para trocar experiências
    • Vídeos Tutoriais: que mostram passo a passo como realizar várias configurações

  • Área do Cliente e outras informações para gerenciar sua conta

    Além do cPanel (que você vai utilizar para administrar sua hospedagem), você conta com outras áreas importantes para administrar sua conta:

    • Área do Cliente: permite gerenciar sua conta, além de alterar e/ou atualizar informações de contato e pagamento. Nesta área você acompanha o status de sua fatura, além de adquirir novos produtos e/ou serviços. Nela você também pode alterar DNS e fazer alterações de senhas, por exemplo. Para acessar esta área você deve ter em mãos login e senha (enviados para você quando sua conta foi criada).
    • Formulários: nesta área você tem acesso aos formulários para solicitar upgrade/downgrade, realizar uma migração, solicitar cancelamento, transferir domínio, solicitar backup, adquirir um Certificado SSL, além de uma série de outras opções.
    • Segunda Via do Boleto: útil para quem utiliza boleto como forma de pagamento. Nesta área você pode emitir a 2ª via do seu boleto, imprimir e/ou conferir o status da sua fatura.