Saiba como fazer backup em nuvem e entenda como esse procedimento pode promover muito mais segurança para o seu site. Confira nosso artigo!

O que você faria se perdesse todos os seus arquivos mais importantes? Então, imagine se isso acontecesse com todos os arquivos do seu site. Para evitar o problema, a solução é muito simples: você precisa de um backup em nuvem. Melhor ainda se for um backup on-line do seu site.

Manter uma rotina de backup é necessário na vida de qualquer empreendedor. Então, se você se preocupa com a segurança do seu site, não deixe para pensar nela apenas quando algum imprevisto acontecer. Veja a seguir como fazer backup em nuvem e entenda mais.

O que é backup?

Para entender o que é backup, é preciso saber que o termo em inglês significa a cópia de segurança dos seus arquivos e serve para restaurar esses arquivos para o sistema. Ou seja, se você tiver qualquer problema com seu site, é possível recuperar seus documentos e arquivos de uma fonte segura.

A prevenção é o melhor caminho sempre. Isso porque, infelizmente, não existe um “Ctrl Z” quando um arquivo malicioso se instala ou quando seu site é hackeado. Portanto, é fundamental incluir uma rotina de backup no processo de manutenção para manter seu site seguro.

Quando devo fazer o backup?

A periodicidade de criação dos backups depende do seu tipo de trabalho, ou seja, se você tiver uma empresa de maior porte, é interessante fazer os backups diariamente, pois os dados são adicionados e modificados com mais frequência.

Assim, tudo vai depender de quantas atualizações você faz nos seus arquivos. Aliás, é necessário que você, como dono do seu próprio negócio, avalie o tempo ideal para atualizar suas informações. Por isso, é importante conhecer todos os tipos de backup disponíveis.

Aqui, na HostGator, mantemos uma rotina semanal — especificamente aos fins de semana — de backup de sites hospedados em planos compartilhados (P, M, Turbo, Plus e Revendas). Entram nessa rotina contas de até 20GB de dados e que possuam até 100 mil inodes (pastas, e-mails, arquivos, etc.).

CodeGuard: a forma fácil de fazer Backup Online

Agora que você já sabe o que é um backup e a sua real necessidade, apresentamos o CodeGuard, o sistema de backup on-line que oferecemos na HostGator. O Codeguard dá mais proteção aos dados, já que permite que estes sejam recuperados com facilidade em poucos cliques. Além disso, conta com outras funcionalidades, entre elas:

  • Realiza backups automáticos de banco de dados e arquivos;
  • Possui uma central de monitoramento que avisa quando mudanças não autorizadas são realizadas no site;
  • Funciona como uma proteção extra com a ferramenta MalwareGone,
  • Faz agendamento de opções de monitoramento e notificações no painel.

Conheça as principais vantagens do CodeGuard

Confira abaixo as principais vantagens de contratar essa solução para o backup em nuvem para empresas:

Backups automáticos diários

Use o CodeGuard para fazer o backup automático na nuvem. Assim, você ganha tempo para se dedicar ao desenvolvimento de outros sites e projetos ou até mesmo investir em melhorias e na otimização do código. 

O CodeGuard segue os principais protocolos de segurança para a proteção de dados. Todos os backups e senhas são criptografados, e as conexões são seguras por SSL, SSH e SFTP.

Monitoramento constante

Além de criar e armazenar backups, o CodeGuard faz o monitoramento constante de sites. Ou seja, ele pode identificar alterações em tempo real e até notificá-lo. Quando você começa a usar o CodeGuard é feito um primeiro backup nuvem.

A cada novo monitoramento, é usado o comando “Is-list”, que examina os metadados de cada arquivo, como: nome, tamanho, timestamp, tipo de arquivo, permissões e a última data de modificação. Sempre que houver divergência entre os arquivos ou algo novo for adicionado, uma nova cópia será transferida para a nuvem.

Painel de controle acessível

O CodeGuard tem um painel de controle fácil de usar e gerenciar. Você pode agendar o monitoramento e administrar as notificações. Além disso, é importante ressaltar que você pode usar essa solução de backup em nuvem para vários sites. 

O plano básico da HostGator comporta até cinco sites, mas também há opções para até 10, 25 ou 100 sites, todos com banco de dados ilimitados. Confira as especificidades de cada plano e veja qual se encaixa mais em suas necessidades de armazenamento, backup e restauração.

Notificações de alterações

Outra facilidade oferecida pelo CodeGuard são as notificações de alteração. Como os provedores de hospedagem fazem manutenção nos servidores e os próprios desenvolvedores modificam credenciais de login de FTP, é natural que algumas configurações de IP sejam alteradas e a conexão com o banco de dados mude. 

Porém, o CodeGuard busca o motivo principal das alterações, e, sempre que houver alguma modificação fora do padrão ou não autorizada, é enviado um e-mail ao cliente para conhecimento e providências. Com isso, a solução de eventuais problemas se torna mais ágil e eficaz.

Restauração do site

Sempre que ocorrer algum imprevisto, você poderá restaurar seu site ou arquivos específicos de forma rápida e fácil. Talvez essa seja uma das principais vantagens de ter o backup em nuvem. 

Essa solução verifica o conteúdo do site, identifica as diferenças entre o backup e a versão modificada e pode facilmente substituir o arquivo corrompido pela cópia anterior que estava salva, afinal, os arquivos ficam sempre à disposição para casos de restauração. Para entender melhor como isso funciona, assista ao vídeo em inglês.

Se você se interessa pelo assunto de segurança na web, confira nosso outro artigo sobre segurança da informação e sua importância.