Bootstrap para designers: como criar layouts com o framework

Bootstrap para designers: como criar layouts com o framework

Escrito por

sexta-feira, 11 de Maio de 2018 | Comentários

Você já pensou em usar Bootstrap para desenvolver seus sites, mas não sabe por onde começar? Saiba que até alguns profissionais de front-end também já tiveram essa dúvida. E, para orientar os seus primeiros passos no framework reunimos neste post algumas dicas sobre Bootstrap para designers. Você vai perceber que é fácil aprender e o mais importante: a ferramenta não limitará a sua criatividade.

O que é Bootstrap?

O Bootstrap é um framework muito popular, voltado para a criação de sites responsivos. Se o conceito de framework ainda está confuso para você, eu te explico, ele é um conjunto de códigos que se relacionam entre si para entregar funcionalidades específicas.

O Bootstrap possui uma grade de 12 colunas que se adaptam aos diferentes tamanhos de tela e que podem ser ajustadas de acordo com a necessidade do layout. A ferramenta oferece diversos componentes e recursos que podem acelerar o processo de desenvolvimento web.

Esclarecer as vantagens do Bootstrap para designers é importante pois, o framework é muito usado por desenvolvedores, e quanto mais fácil for a comunicação entre profissionais de design e front-end, mais simples será entender os conceitos usados para desenvolver um projeto web.

Por que usar o Bootstrap?

A maioria dos designers é um pouco resistente ao uso de frameworks prontos. Um dos principais argumentos é o receio de que a ferramenta possa limitar o processo de criação, pois é necessário utilizar um grid pronto. No entanto, o desenvolvimento front-end envolve códigos que alguns designers podem não estar acostumados ou não ter um conhecimento muito aprofundado sobre esse linguagens de programação. Portanto, o uso do Bootstrap é uma alternativa para que designer e desenvolvedor falem a mesma língua.

Quem trabalha com o desenvolvimento de projetos web sabe que criar um layout responsivo do zero não é uma tarefa tão simples quanto parece. Afinal, você terá que fazer muitos testes até chegar no tamanho ideal do layout que atenda aos mais variadas resoluções de tela. Já o framework permite criar variações de layout já com padrões de tamanho específicos e,portanto, com as quebras para as versões mobile, tablet e desktop automáticas. Por isso, outra principal utilidade do Bootstrap para designers é a agilidade na criação de novos projetos.

5 vantagens do Bootstrap para designers

Mas se você ainda tem dúvidas sobre os benefícios do Bootstrap para designer, confira abaixo algumas das principais vantagens de usar o framework:

1. É um framework gratuito

O Bootstrap possui código aberto, foi desenvolvido com Jekyll e está hospedado no Github, portanto o seu uso é gratuito. Além disso, existe uma comunidade que está sempre discutindo as atualizações e recursos disponíveis.

2. Facilita a criação de layouts responsivos

Outra vantagem do Bootstrap para designers é que ele prioriza o mobile first. Portanto, prioriza a otimização do código primeiro para dispositivos móveis e depois amplia para os demais componentes.

3. Acelera o desenvolvimento de projetos web

No Bootstrap você não precisa criar os layouts do zero, pois o framework já tem colunas e quebras que são reduzidas automaticamente para se adaptar ao mobile. Portanto, tudo é feito numa grade de 12 colunas e isso acelera significativamente a atividade dos designers.

4. Oferece modelos e estilos editáveis

Esse é outro benefício do Bootstrap para designers: componentes gratuitos. O framework possui diversos componentes gratuitos, que pode usar para simplificar o processo de criação e acelerar o desenvolvimento, alguns deles são:

  • tipografia
  • botões
  • formulários
  • menu dropdown
  • tabelas

5. Possui diversos plugins integrados

O Bootstrap também simplifica a instalação de diversos plugins de JavaScrip, que podem ser facilmente adicionados ao design do site. Mais uma alternativa para descomplicar a criação do front-end.

Como começar a usar Bootstrap

Começar a usar Bootstrap para criar layouts não tem muito segredo, mas é preciso um pouco de dedicação. Afinal, como em qualquer outro assunto que você não domine, é preciso estudar e buscar conhecimento. Em paralelo a isso, você pode baixar o PSD do Bootstrap e começar a colocar em prática o que está aprendendo.

Procure entender como funciona tecnicamente o grid do Bootstrap, neste framework tudo é desenvolvido a partir da lógica da programação, então é natural que você tenha que se adaptar. Existem muitos conteúdos disponíveis na internet (a maioria em inglês) que explicam cada recurso do Bootstrap.

Para ajudar nos seus primeiros passos, listamos abaixo algumas dicas fundamentais para quem quer começar a usar o Bootstrap:

  • Estude o funcionamento do Bootstrap
  • Baixe o PSD do Bootstrap
  • Crie pensando no que aprendeu e seguindo o grid de 12 colunas

Se você ainda não se convenceu sobre as facilidades do Bootstrap para designers, deixe suas dúvidas nos comentários deste post. Podemos usá-las como tema para um próximo conteúdo sobre este assunto.

Tags:, , , , ,
Comentários
Pressione Enter para pesquisar ou ESC para fechar