Veja nesse artigo como realizar a separação de um domínio de uma conta cPanel para uma nova conta cPanel pelo WHM!

Em períodos de migração de domínios, é comum ter de ser realizado a separação de um domínio de sua conta cPanel. Nesse artigo irei abordar como utilizar a ferramenta do WHM “Converter domínio de complementos em conta” onde é possível realizar esse procedimento de forma simples e rápida. Vale frisar que o método só funciona Vamos lá?

Requisitos

  • Possuir uma VPS ou Servidor Dedicado. Esse procedimento não é possível de ser realizado em uma revenda.
  • Ter um backup da conta cPanel cujo domínio você deseja separar dessa conta. Isso vai garantir que caso algo dê errado, você consiga restaurar as coisas como eram.

Convertendo um domínio adicional em uma conta cPanel

Nota: Lembre-se de realizar um backup da conta cPanel

1. Acesse o WHM como root, e em seguida pesquise por Converter domínio de complementos em conta.

2. Nessa página estará listado todos os domínios adicionais de todas as contas cPanel desse servidor, localize o domínio que você deseja transformar em uma conta cPanel e clique em Converter.

3. Nessa tela, informe algumas informações da conta desse domínio.

  • Nome de usuário: informe o nome de usuário da nova conta cPanel
  • E-mail de contato: Insira e-mail para receber notificações desta nova conta cPanel
  • Pacote: Informe o nome do pacote que essa nova conta utilizará
  • Preservar propriedade da conta: caso a conta cPanel original tiver um revendedor como dono, ao realizar a conversão do domínio adicional para uma nova conta cPanel, a nova conta também terá como dono o mesmo revendedor

4. Logo abaixo tem outras configurações que você pode configurar para realizar o procedimento, lembre-se de configurar a migração do banco de dados do seu domínio também (se tiver um). Por fim clique em Iniciar Conversão.

5. Pronto, agora basta aguardar a migração, o tempo vai variar dependendo da quantidade de arquivos que esse domínio possuía. Basta aguardar o status do procedimento ficar como Concluído.

Considerações Finais

O procedimento é basicamente esse, é bem mais prático que realizar a migração manualmente, mas reitero novamente, faça a utilização de um backup para evitar perder algum conteúdo do seu domínio. Se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão de algo não mencionado, deixe aí nos comentários que futuramente podemos trazer uma atualização ao artigo. Também deixo como indicação esses outros artigos:

Até a próxima! :^)