Aprenda nesse artigo como realizar a migração da sua conta cPanel para um Servidor Dedicado Linux ou uma VPS!

Migrar uma conta cPanel para um Servidor é uma tarefa complicada, com riscos, por isso, deve ser feita com cautela. Nesse artigo explico o passo a passo de como realizar a migração de uma conta cPanel utilizando o backup dessa conta e importando ela para o servidor de destino através do protocolo SFTP. Fica tranquilo que o processo ta bem ilustrado e simplificado. Vamos lá?!

Requisitos

Os requisitos para realizar esse procedimento são os seguintes:

  • Possuir um backup já salvo da sua conta cPanel. Se ainda não tiver, veja nesse guia como realizar um backup da sua hospedagem.
  • Ter acesso root a VPS/Servidor Dedicado de destino. Acesso root é o acesso máximo, que somente o dono do servidor tem.

Tutorial em vídeo

Confira o passo a passo desse procedimento em vídeo:

Migrando uma conta cPanel para uma VPS/Servidor Dedicado

1. A primeira coisa que precisa ser feita é a realização do download do arquivo de backup para sua máquina local. Para isso vamos partir da conta cPanel que você deseja migrar para o servidor de destino. Acesse o Gerenciador de arquivos.

2. Em seguida, localize o backup do seu cPanel, se você não configurou uma pasta específica para ele ser armazenado, significa que ele deve estar na pasta principal, ele terá a extensão .tar.gz. Quando localizar, clique com o botão direito em cima e depois em Download.

Nota: Se o tamanho do arquivo for superior a 500MB, você precisará fazer o download usando FTP. Veja nesse guia como utilizar o Filezilla para se conectar na sua hospedagem por FTP.

Nota 2: Se você fez um backup de um plano que não estava na HostGator, a extensão do backup precisa ser obrigatoriamente uma dessas três: .zip ; .tar ; .tar,gz.

3. Após o download ser concluído. Acesse o WHM do Servidor de destino. E vá em Listar contas.

4. Nesse passo é importante ressaltar o seguinte. Você precisa garantir que não exista nenhum domínio na conta cPanel que você está migrando para esse servidor e já esteja nesse servidor, ou seja, quando for migrado o backup para esse servidor, não pode haver nenhum domínio “repetido”, por isso, confira na lista de contas se algum domínio aqui você já está migrando, se for o caso remova ele antes.

Também confira em cada conta do seu servidor se tem algum domínio adicional em alguma conta que já esteja na conta que você está trazendo. É importante que não tenha nenhum domínio duplicado.

5. Nessa situação, estou migrando o conteúdo da conta cPanel que tem o hgtutoriais.com, e no meu servidor de destino, o mesmo domínio já está adicionado. Nesse método vou ensinar como remover por completo essa conta cPanel, lembre-se de fazer backup do conteúdo dessa conta se tiver algo nela que você deseja manter. Para remover essa conta cPanel, acesse o Terminal pelo WHM.

6. Vamos fazer a remoção da conta de cPanel cujo domínio principal é o hgtutoriais.com. No Terminal, rode o seguinte comando:

/scripts/removeacct USUARIO

Substitua o termo USUARIO, pelo nome de usuário da conta em questão. Após rodar o comando, aparecerá uma mensagem perguntando se você deseja excluir as zonas de DNS’s dos domínios que estavam nessa conta, insira a letra y e de enter, para confirmar.

7. Pronto, agora que a conta foi removida, precisamos transferir o arquivo de backup que você baixou no passo 2 para o servidor. Para isso utilizaremos uma conexão SFTP, veja como fazer uma conexão SFTP.

8. Após acessar por SFTP, retorne ao diretório raiz do seu servidor clicando no diretório / na coluna de arquivos da direita, que representa os arquivos do Servidor.

9. Agora localize no seu servidor o diretório home e acesse ele.

9. Em seguida, localize no seu computador o arquivo de backup que você baixou, os seus arquivos vão estar na coluna a esquerda.

10. Arraste o arquivo para a coluna da direita que representa o diretório home do seu servidor, isso irá começar a importação do arquivo para seu servidor. Aguarde o tempo de transferência e eventualmente o arquivo já estará importado no seu servidor.

11. Retorne ao Terminal do WHM, e digite o seguinte comando:

cd /home

Esse comando vai mover você para o diretório /home. Em seguida, rode esse outro comando:

ls -la

Esse comando vai listar os arquivos do diretório atual, confira se o arquivo de backup está de fato no diretório /home.

12. Se o arquivo estiver listado nesse diretório, prossiga rodando o seguinte comando:

/scripts/restorepkg NOME-DO-ARQUIVO-DE-BACKUP

Substitua o NOME-DO-ARQUIVO-DE-BACKUP pelo nome de arquivo do seu backup.

Dica: ao digitar as primeiras letras do nome do arquivo, clique a tecla tab, que o terminal vai autocompletar o nome do arquivo com o arquivo correspondente a ele.

13. Pronto! Deve levar alguns segundos para o backup ser restaurado, mas quando finalizar, o conteúdo terá sido inteiramente migrado.


Considerações Finais

O processo de migração de uma conta cPanel é algo muito delicado e deve ser feito com muito cuidado, leia atentamente cada passo a passo, também recomendo fortemente que seja realizado um backup do servidor antes de começar o procedimento, para garantir que caso algum erro ocorra nada seja perdido. Se você sentiu dúvidas ou tem alguma sugestão, deixe aí nos comentários que futuramente posso trazer uma atualização a este artigo. Também deixo como indicação esses outros artigos:

Até a próxima! :^)