Aprenda como criar uma identidade visual profissional e destaque sua empresa no mercado com uma marca forte e consistente.
A identidade visual é responsável por transmitir a essência, o posicionamento e os valores de uma empresa. Além disso, ela também é utilizada como uma forma de se diferenciar da concorrência e de atrair e fidelizar clientes.
Grandes empresas, como Starbucks, Coca-Cola e Adidas, são conhecidas por cores, tipografias e elementos gráficos e que se comunicam diretamente com os anseios e expectativas dos seus clientes.
Contudo, não são somente as grandes corporações que podem se beneficiar disso. Pequenos e médios negócios também conseguem obter muitos benefícios ao usar essa estratégia da maneira correta. Sendo assim, continue a leitura para saber como criar uma identidade visual para a sua marca.

O que é identidade visual?
A identidade visual é um conjunto de elementos gráficos e visuais que têm como objetivo representar a essência, personalidade e os valores de uma marca de uma forma visualmente agradável e em conformidade com os objetivos da organização.
Para compor essa imagem, é imprescindível levar em consideração os valores e objetivos do negócio, além das preferências do público-alvo. Dessa forma, será possível criar um visual forte e coeso capaz de comunicar aquilo que a marca deseja e de atrair leads qualificados.
Um exemplo marcante é o da Apple. A identidade visual da Apple é tão forte e consistente que a sua maçã mordida é associada à inovação, elegância e simplicidade, aspectos diretamente relacionados ao posicionamento da companhia. Isso mostra como um conjunto de elementos gráficos bem construído pode gerar reconhecimento e confiança no mercado.

A Apple tem uma história marcante de identidade visual. Imagem: TW Design
Qual é a importância da identidade visual?
Planejar a imagem da empresa de maneira estratégica é fundamental para conferir mais credibilidade e profissionalismo para o negócio. Isso porque esses elementos ajudam a passar a impressão de que o seu empreendimento é sério, organizado e se preocupa em atender bem o seu público.
Por exemplo, imagine que você esteja procurando uma corretora de investimentos para investir o seu dinheiro. Se ao abrir o site dessa empresa ou receber um material promocional dela você se deparar com uma tipografia e elementos gráficos infantis, provavelmente não vai se sentir confiante de abrir uma conta nela.
No entanto, se você acessar um site que tenha um visual limpo, com o uso de cores sóbrias e com um design e tipografia elegantes, você provavelmente vai se sentir mais seguro de investir por meio dessa plataforma, já que a imagem dela transmite mais seriedade, profissionalismo e conhecimento, algo essencial nesse mercado.
Um exemplo desse tipo é a imagem usada pelo banco BTG Pactual, que tem um design limpo, usa uma tipografia simples e elegante e utiliza a cor azul, que ajuda a transmitir confiança.

Investir em uma representação estratégica também é essencial para se diferenciar da concorrência e se posicionar no mercado. Dessa forma, sempre que alguém vir o logo ou qualquer elemento estático da sua marca, ele vai se lembrar da sua empresa e dos seus produtos ou serviços.
Quais são os elementos que compõem a identidade visual?
Para criar uma imagem profissional estratégica, é preciso saber quais são os elementos que compõem uma identidade visual e como utilizá-los para criar uma para a sua marca.
Nome
O nome não tem apenas a função de identificar a empresa, mas também tem o intuito de comunicar a personalidade e os objetivos da marca. Para ilustrar essa ideia basta pensar na Amazon.
Esse nome foi inspirado no Rio Amazonas, que é o maior do mundo, e o desejo de Jeff Bezos, fundador da companhia, ao lançar o seu empreendimento, era que ele fosse a maior livraria do planeta.

Slogan
O slogan é uma frase curta que visa gerar uma associação automática a uma marca ou produto. Ele ajuda a representar o posicionamento e os objetivos da empresa, além de poder incentivar o público a tomar uma ação desejada pela companhia.
Um exemplo é o slogan do celular Galaxy A 36 da Samsung: “Inteligência Absurda”, que comunica inovação tecnológica, algo alinhado ao posicionamento da marca.

Cores
As cores são capazes de transmitir ideias, emoções e sensações. Por isso, é preciso procurar entender a psicologia das cores para escolher as tonalidades que mais combinem com o estilo e com o público do seu negócio.
A cor preta, por exemplo, está relacionada a aspectos como sofisticação, formalidade e autoridade. Isso faz com que ela seja uma das principais escolhas das marcas de luxo, como a Chanel. Confira a seguir o que algumas das cores mais utilizadas pelas empresas representa:
- Branco: comunica pureza, paz, inocência e renovação;
- Vermelho: transmite paixão e também pode ser usada para gerar sensações de fome e de urgência;
- Amarelo: está ligado a alegria e criatividade;
- Azul: representa calma, tranquilidade e confiança;
- Verde: transmite harmonia, saúde e também está relacionada com a natureza;
- Rosa: comunica feminilidade e delicadeza.
Tipografia
O tipo de fonte utilizado também pode transmitir muitos aspectos sobre uma marca, como modernidade, confiança ou delicadeza. Por isso, é preciso escolher esse elemento com cuidado.
Em alguns casos, é possível reconhecer a empresa apenas olhando a tipografia que ela utiliza, como é o caso da Coca-Cola, que possui uma fonte própria que reflete a essência da companhia e ainda reflete aspectos como criatividade e autenticidade.

Logotipo
O logotipo é o símbolo visual distintivo da marca. Ele deve ser único, simples e facilmente reconhecível. Além disso, é importante que ele esteja aliado aos valores, missão e personalidade da companhia.
Grandes marcas como McDonald’s, Burger King e KFC são conhecidas por terem logotipos icônicos que são reconhecidos em todo o mundo.

Ícones
Os ícones são utilizados para representar conceitos ou valores de forma visual, eles costumam ser uma boa opção para quando é preciso reforçar uma mensagem ou emoção. Esses elementos podem contribuir para estabelecer uma conexão duradoura com os clientes e ajudar a diferenciar as marcas em um mercado competitivo.
Para ilustrar o uso desses recursos, vamos mostrar o exemplo da WWF, que utiliza o ícone do panda para fortalecer a ideia de conservação ambiental e proteção da vida selvagem.

Como criar a identidade visual da sua marca
Quer criar uma imagem estratégica para a sua marca? Então veja agora como criar uma identidade visual adequada para os objetivos do seu empreendimento.
Defina o objetivo da marca
O primeiro passo é definir os objetivos da sua empresa. Como ela quer ser vista no mercado? Que imagem ela quer passar? Quais sensações deseja transmitir?
Após responder essas questões, será possível escolher de uma forma mais consciente e estratégica os elementos que vão fazer parte da identidade visual da organização.
Faça pesquisa de público-alvo
Um dos intuitos desta estratégia é justamente fazer com que a sua empresa se comunique melhor com os consumidores e desperte emoções positivas nessas pessoas. Por isso, antes de escolher os elementos para compor a imagem, é necessário analisar bem o público-alvo da marca.
Público-alvo é um conceito que engloba pessoas com características em comum, como:
- Renda;
- Escolaridade;
- Gênero;
- Idade;
- Localização geográfica;
- Preferencias de estilo;
- Hábitos.
Ao identificar as características do seu público, será possível criar um visual que agrade e atraia essas pessoas, e que faça com que elas retornem a sua empresa para comprar mais produtos ou contratar outros serviços.
Por exemplo, quem tem crianças como público-alvo, deve optar por usar cores alegres e que remetem à criatividade e à diversão, como o amarelo. Nesse caso, também vale a pena investir em elementos gráficos lúdicos e em uma tipografia que tenha sido inspirada nas fontes usadas em desenhos animados.
Faça uma pesquisa de mercado
Também é importante fazer uma pesquisa de mercado e analisar a identidade visual dos seus concorrentes. Dessa forma, será possível identificar os pontos fortes e fracos das estratégias deles e criar uma imagem mais eficaz para a sua marca.
Escolha um tom de voz
Essa é a forma como a companhia escolhe se comunicar com o público. Conheça agora alguns exemplos de tom de voz:
- Sério;
- Amigável;
- Engraçado;
- Informal.
A escolha do tom de voz deve ser feita com base nos seguintes aspectos do seu negócio:
- Valores;
- Objetivos;
- Nicho;
- Público-alvo.
Use a tecnologia para auxiliar nesse processo
A criação da identidade visual da sua marca pode ficar muito mais simples com o uso do HG Studio, uma ferramenta da HostGator criada para quem deseja criar uma imagem forte e estratégica.
Esse recurso utiliza a inteligência artificial para gerar todos os elementos relacionados à sua marca. O HG Studio conta com as seguintes funcionalidades:
- Gerador de paleta de cores;
- Gerador de logotipo;
- Criador de banners.
Para usar essa ferramenta, basta inserir algumas informações sobre a sua empresa e deixar a inteligência artificial fazer o trabalho dela. Assim, a sua marca terá uma representação forte e vai se destacar no mercado.
Crie um manual de identidade visual
A identidade visual não pode ficar restrita apenas ao site ou as redes sociais do empreendimento. Ela precisa estar presente em todas as representações da marca. Assim, todas as plataformas da empresa terão um visual coeso e o público vai identificar a organização logo que vir as cores, o logo e a tipografia escolhida pela companhia.
Esse manual precisa conter os seguintes itens:
- Paleta de cores;
- Tipografia;
- Elementos gráficos utilizados;
- Estilo das fotografias utilizadas;
- Logotipo;
- Tom de voz.
Principais erros ao criar uma identidade visual
Além de saber como criar uma identidade visual, é fundamental saber quais são os erros mais comuns que as empresas cometem nesse processo, para que você possa evitá-los.
Ignorar o público-alvo
Um dos erros mais graves e comuns é ignorar o público-alvo. Isso pode gerar uma desconexão entre a sua marca e as pessoas que ela deseja atrair, o que vai impactar diretamente na capacidade do negócio atrair e fidelizar clientes. Portanto, leve em consideração os interesses e as características do seu público nesse desenvolvimento.
Uso exagerado de cores e elementos
Usar muitas cores pode confundir e sobrecarregar a comunicação visual da sua marca. O ideal é escolher uma paleta de cores equilibrada, com 2 a 4 cores principais, que transmitam os valores e a essência do negócio.
Tipografia inadequada
Escolher fontes difíceis de ler ou que não combinam com a personalidade da marca pode afastar os consumidores. Portanto, opte por tipografias que reflitam o estilo do seu negócio e sejam legíveis em diferentes formatos.
Falta de consistência
Alterar constantemente elementos como logotipo, fontes e cores pode enfraquecer a identidade visual e dificultar o reconhecimento da marca. Sendo assim, tente manter um padrão claro em todos os materiais e canais, para possibilitar que a sua empresa seja sempre reconhecida.
Qual é a diferença entre identidade visual e branding?
Muitas pessoas confundem esses conceitos, contudo, apesar de estarem relacionados, esses termos não representam a mesma coisa.
O branding é um processo relacionado a todo o desenvolvimento e gestão do posicionamento da empresa, que vai determinar como ela se relaciona com o mercado, com os clientes e com os stakeholders.
A identidade visual deverá ser direcionada pelo branding, já que ela tem como intuito representar o posicionamento, a personalidade e os valores do negócio.
Conclusão
A identidade visual é um fator essencial para as marcas que desejam se destacar no mercado, que querem atrair um público qualificado e que almejam ser reconhecidas por um grande número de pessoas.
Por isso, se você tem um negócio, independentemente de qual seja o porte dele, vale a pena investir em uma diferenciação visual para se diferenciar dos concorrentes, atrair leads e fidelizar consumidores.
Se você deseja aprender mais sobre esse assunto, continue acompanhando o blog da Hostgator, confira alguns artigos interessantes que vão contribuir para o fortalecimento da sua marca: