Como criar um site do seu evento e vender mais

Como criar um site do seu evento e vender mais

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30 de novembro de 2017 | Comentários

Criar um site pode ser muito fácil, afinal, com o grande número de ferramentas disponíveis on-line, é possível obter uma presença na internet em apenas um dia. No entanto, para criar um site de eventos, uma série de fatores importantes precisam ser considerados para que ele seja efetivo. Na verdade, simplesmente possuir ferramentas não é o suficiente. É preciso saber como usá-las de maneira eficaz.

Antes de continuar a leitura desse artigo, é importante que você tenha em mente que o site do seu evento é o principal ponto de contato com os participantes e é a sua ferramenta de marketing para divulgar e vender ingressos. Ou seja, se você se preocupa em vender mais ingressos e atrair ainda mais participantes para o seu evento, é necessário que o seu site esteja preparado para isso.

Nesse artigo daremos dicas do que é necessário para criar um bom site de eventos e, principalmente, como divulgar o seu evento de forma assertiva para os seus participantes e vender mais. Continue a leitura! 🙂

Hospede seu site em um servidor de confiança

Para que o site do seu evento seja encontrado e acessado pelos usuários, é preciso que ele esteja disponível em um servidor de hospedagem. O servidor é o local onde ficam armazenados todos os dados e conteúdo do seu site, permitindo que ele seja disponibilizado na internet e possa ser acessado pelos usuários.
Se você está procurando o parceiro ideal para hospedar o site do seu evento, a HostGator oferece planos de hospedagem compartilhada para quem está iniciando na internet com um blog, site ou loja online, ou até grandes projetos online, através de servidores dedicados, VPS e revenda de hospedagem.

Comunique-se claramente com seus participantes

Até o dia em que o seu evento realmente acontece, seu site é o ponto de contato com seus participantes e é o principal canal onde a maioria das pessoas irá buscar por informações.
Ou seja, é bom passar uma ótima primeira impressão. Por isso, compreenda o que o seu potencial participante procura e certifique-se de passar todas as informações necessárias a ele.
Além disso, não esqueça de comunicar-se claramente com o usuário que acessar o seu site. É incrível como as pessoas podem interpretar as mesmas informações de forma diferentes, então evite mal-entendidos.

Pense como seu público

Qual a primeira informação que você procura quando acessa o site de um evento? O que deseja saber? Qual a data e o local? Como adquirir ingressos? Qual o valor? Para quem o evento é destinado? Para entender de verdade o que o seu público procura, você deve saber quem é a persona do seu evento e como ela pensa.

Persona

Você já deve ter ouvido falar sobre buyer personas, não é mesmo? A criação de personas é um método muito utilizado no marketing para direcionar seus esforços e estratégias em pontos relevantes e que façam sentido para o seu público. Quando o assunto é organização de eventos, não é diferente.
Sabemos que entregar a experiência que os participantes esperam do seu site é importante para o sucesso de um evento, mas para isso, segmentar é fundamental. O papel das buyer personas é te ajudar nesse processo, facilitando a comunicação ao criar a representação ideal do seu participante, personalizando seu comportamento e as principais características.
Embora seja uma etapa extremamente importante antes de iniciar qualquer evento, muitas vezes, ela é deixada de lado por muitos organizadores.

Diferença entre público-alvo e persona

Confundir os conceitos de público-alvo com personas é mais comum do que podemos imaginar. Embora sejam diferentes, as duas abordagens podem ser muito parecidas:

  • Público-alvo – trata o participante de forma mais ampla e abrangente, sendo considerada uma parcela da população que terá interesse em seu evento;
  • Persona – é uma pessoa específica desse recorte, permitindo que a estratégia do seu evento seja personalizada e de nindo o participante ideal, com detalhes sobre seus hábitos, desejos, dores e anseios.

Se quiser saber mais sobre personas em eventos, confira esse material completo que preparamos para você. Nele, mostramos como encontrar a persona ideal e como lidar com ela corretamente, potencializando o relacionamento com os participantes e tomando as decisões adequadas ao perfil da persona do seu evento. Além disso, ele vem com um template gratuito!

Aprenda com cada evento

Ao organizar e planejar um evento, use seu histórico de eventos anteriores. Isso implica no tempo de reflexão e análise de métricas para que você possa fazer anotações sobre o que funcionou ou não, certificando-se de novos insights e ideias para melhorar os próximos eventos.
Mesmo parecendo trabalhoso, é fundamental que você conheça esses números e utilize-os a seu favor. Para assegurar isso, é fundamental que o seu site apresente relatórios e métricas, auxiliando na tomada de decisões.

Separamos algumas métricas que você deve ficar de olho no site do seu evento:

  • Número de sessões – O número total de acessos individuais no seu site.
  • Visitantes únicos – O mesmo visitante pode acessar o site várias vezes, isso vai contar como diversas sessões mas apenas um visitante único.
  • Duração da sessão – O tempo que o visitante ficou nas páginas do seu site.
  • Referência (Referral) – Os sites que tem link apontando para suas páginas por onde chegaram alguns visitantes
  • Taxa de rejeição – A porcentagem de usuários que chegaram no seu site e não interagiram (clicaram) em nada.

Como organizador de eventos, se você sempre está na correria e não tem muito tempo para ficar debruçado sobre números, nada melhor do que contar com as ferramentas certas para analisar o site do seu evento.

Isso é importante principalmente para melhorar as suas estratégias de divulgação do seu evento na web e otimizar o desempenho de SEO, além de claro, melhorar taxa de conversão de inscritos.

Se você não está convencido de que o seu evento precisa de um site, confira esse artigo e descubra por que o seu evento precisa de um bom site!

Gostou das nossas dicas? Dá uma passada lá no blog da mobLee e fique por dentro das novidades do mercado de eventos.

 

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