Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Caso tenha vontade de criar sites de notícias para a sua empresa, veja aqui algumas dicas para ajudar em seus primeiros passos.

Você já parou para pensar em como as pessoas estão consumindo cada vez mais conteúdo e menos propaganda? Pensando nessa tendência, muitas empresas estão investindo em criar sites de notícias próprios, visando atrair mais pessoas por meio de publicações sobre novidades e temas interessantes. 

Um site de notícias pode ser uma ótima forma de chamar a atenção de pessoas que ainda não conhecem a sua empresa e os seus serviços. Caso esteja interessado em aprender a criar sites de notícias, confira o conteúdo a seguir e comece agora mesmo a implementar essa estratégia!

O que é um site de notícias?

Um site de notícias é um portal online onde é possível publicar notícias e acontecimentos sobre diversos temas. Você com certeza deve conhecer sites de notícias famosos, de grandes empresas de imprensa e mídia. Porém, uma tendência que vem crescendo são os sites de notícias de empresas de nichos específicos, como moda, tecnologia, saúde, setor industrial e muitos outros. 

Nesses sites, as empresas podem publicar notícias sobre o mercado onde atuam, para que seus possíveis clientes se mantenham mais informados e interessados nas novidades referentes ao setor de atuação da companhia. Um site de notícias pode ser uma página de blog dentro do site da sua organização, ou um site totalmente separado.

Vantagens de um site de notícias

Mas afinal, por que criar um site de notícias? Algumas das principais vantagens para criar um site como esse são:

  • Educar seus clientes: Em um site de notícias, seus possíveis clientes podem aprender mais sobre os produtos ou serviços do setor de atuação da empresa. Também podem conhecer as tendências do setor, e assim sentirem a necessidade de comprar o que a sua companhia está oferecendo;
  • Atrair pessoas novas: Pessoas que ainda não conhecem o nome da sua marca e o que ela faz podem se interessar por conteúdos que estão no seu site de notícias e, dessa forma, passar a ter contato pela primeira vez com a sua empresa.
  • Melhorar o rankeamento do site da sua empresa nos mecanismos de busca: Sites de notícia podem ser um ótimo caminho para melhorar os índices de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização Para Mecanismos de Busca). Esses índices são os elementos que mecanismos como o Google avaliam na hora de posicionar o seu site nas páginas de busca quando as pessoas procuram por palavras relacionadas ao seu site. Com um portal de notícias, sua empresa pode criar muitos conteúdos que atendam a esses elementos e, portanto, melhorar o posicionamento para SEO;
  • Aumentar a reputação e a autoridade da marca: Uma marca que possui um site de notícias se torna mais conhecida e, portanto, mais confiável, pois as pessoas vão passar a enxergar a sua empresa como uma fonte de informações seguras. Dessa forma, você aumenta a autoridade da sua marca no mercado, fazendo com que as pessoas se sintam mais à vontade para confiar e consumir sua marca. 

Como criar sites de notícias?

Se você quer ter o seu site de notícias e não sabe por onde começar, confira esse passo a passo!

  1. Escolha o nicho das suas notícias: Antes de criar seu site, procure planejar quais temas você vai publicar nele. Podem ser notícias sobre o mercado e segmento da sua empresa, sobre produtos, artigos e entrevistas com especialistas da sua área, entre muitos outros. Definir os temas é fundamental para você não se perder na hora de começar o site.
  1. Crie um calendário editorial: Sabendo quais temas serão publicados, elabore um calendário de conteúdos para otimizar seu trabalho na hora de administrar o site. Se você vai publicar conteúdos todos os dias ou várias vezes por semana, uma dica é se organizar com antecedência e deixar os conteúdos prontos alguns dias antes de começar.
  1. Avalie se você irá precisar contratar alguém para cuidar do site de notícias: Um site de notícias demanda tempo e esforço, além de conhecimentos em comunicação e escrita. Muitas vezes, a melhor solução é contratar alguém para ser produtor de conteúdo, como um jornalista ou redator. Dessa maneira, você garante que suas notícias sejam da melhor qualidade possível. 
  1. Escolha uma plataforma para criar seu site de notícias: Com todo planejamento feito, é hora de escolher a plataforma para criar seu site. Você pode criar a página de notícias dentro do site da sua empresa, ou começar um site novo.

Elementos necessários em um site de notícias

Um site de notícias precisa ter alguns elementos básicos para funcionar bem e ter sucesso na audiência online. Um dos principais elementos é ter um bom CMS (Content System Management, ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdos). 

Um CMS é o local onde você vai administrar todo o seu site, por isso usar um bom sistema evita que você tenha problemas como carregamento lento das páginas, por exemplo. Além disso, é importante que no seu site de notícias você sempre verifique se as informações que estão ali são verdadeiras e retiradas de fontes confiáveis, pois notícias falsas podem trazer um grande prejuízo para a reputação da sua marca. 

Outro elemento importante é garantir que o seu site tenha uma boa navegabilidade para os usuários. Ou seja, que ele seja fácil e intuitivo de acessar. Sites complexos podem levar os leitores a abandonar a interação com a sua empresa. Também é fundamental fazer com que o seu site seja responsivo. Isso significa: que ele funcione bem tanto em desktops quanto em dispositivos móveis. 

Dicas para sucesso ao criar sites de notícias

Ter um site de notícias de sucesso significa que você deve se destacar da concorrência e entregar para o seu público conteúdos diferenciados. Veja como você pode aumentar ainda mais o sucesso do seu site de notícias:

  • Diversifique o formato dos conteúdos das notícias: além de textos, invista também em vídeos, infográficos e podcasts;
  • Conecte seu site de notícias às redes sociais: divulgue seu site nas redes sociais da sua empresa, e garanta que ele tenha botões de compartilhamento para que as pessoas publiquem os conteúdos em seus perfis;
  • Não imite a concorrência: busque sempre fazer algo novo e diferente do que já está sendo feito;
  • Faça parcerias para divulgar seu site: você pode fazer parcerias com influenciadores e outras páginas para que eles aumentem a divulgação das suas notícias;
  • Não tenha medo de fazer testes: a comunicação digital está sempre mudando e se adaptando, por isso faça testes constantes para entender o que funciona melhor para a audiência do seu site.

Conclusão

Gostou de saber mais sobre como ter um site de notícias? Esse tipo de página pode trazer muitos benefícios para a sua empresa e aumentar a reputação da sua marca. Além disso, seus clientes se tornam muito mais informados sobre as tendências e o mercado do segmento em que você atua. 

Vale lembrar que criar o seu site pode ser fácil e simples: conte com as soluções da HostGator para começar sua página de notícias e garanta o sucesso da sua marca agora mesmo!

Navegue por tópicos

  • Índice

  • O que é um site de notícias?

  • Vantagens de um site de notícias

  • Como criar sites de notícias?

  • Elementos necessários em um site de notícias

  • Dicas para sucesso ao criar sites de notícias

  • Conclusão

Tags:

  • Domínios

Gabriela Bratfisch

Jornalista, pós-graduanda em marketing e apaixonada por criar conteúdo, contar boas histórias e conectar pessoas. Já atuou em áreas de marketing e comunicação no Brasil e na Alemanha e hoje tem como foco o trabalho com marketing digital e comunicação corporativa.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários